quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Salteado de bacalhau com feijão-verde

Salteado de bacalhau com feijão verde

Estas duas semanas temos tido alguns jantares a dois lá por casa. É a altura ideal para fazer alguns jantares mais verdes, ou totalmente verdes, sem guerras à mesa. A semana passada saiu um salteado de bacalhau com feijão-verde. Ficou delicioso e um bocadinho picante… haja só adultos à mesa e os milagres acontecem! E escusam de vir os mais fundamentalistas dizer que as crianças comem o que nós comemos, porque eu sei disso. Mas crianças são crianças e a guerra aos verdes está declarada. Se os comem? Claro que comem… que remédio! Mas é tão bom comer verdes, picantes e em sossego!

(Mas meninas, mesmo assim, nenhuma refeição sossegada compensa as saudades das beijocas de boa noite ou dos abraços quentinhos pela manhã! … )

1 posta de bacalhau (ou migas de bacalhau)
300g de feijão verde
100g de cogumelos frescos
1 pimento vermelho
4 dentes de alho
1 malagueta
1 pitada de sal
Azeite q.b.
Salsa fresca q.b.

Levar um tacho ao lume com água e uma pitada de sal. Quando a água estiver a ferver, juntar o feijão-verde já arranjado e deixar levantar fervura novamente. Deixar cozer por 3 ou 4 minutos. Retirar o feijão com a ajuda de uma escumadeira e reservar. Na mesma água, a ferver, colocar o bacalhau e deixar levantar novamente fervura. Assim que isso acontecer, retirar do lume e escorrer. Limpar o bacalhau de peles e espinhas e reservar.

Levar uma frigideira larga ao lume com azeite. Quando estiver quente, juntar os alhos picados, os cogumelos fatiados, a malagueta picada (lavem muito bem as mãos de seguida… cuidado com os olhos!) e os pimentos em tiras grossas. Deixar saltear durante uns minutos. Juntar o feijão-verde e o bacalhau reservados e envolver bem. Se necessário acrescentar mais azeite e acertar o tempero com sal e alho em pó. Deixar saltear por 5 minutos. Retirar para uma taça e polvilhar com salsa fresca.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Ficou uma refeição bem ao meu gosto.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pelo blog! Costumo vir cá todos os dias dar uma espreitadela!
    E esta receita parece ser divinal :)

    Eduarda Varzim - eatbioandbike.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)