sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pudim da taça

Pudim da taça

Esta é uma daquelas receitas que nunca falha. O meu marido andava de desejos de pudim já há uns tempos, e com um fornecimento extra de ovos lá por casa, resolvi tirar esta receita da gaveta e fazer a vontade ao homem! Este pudim pode ter o tamanho que quisermos, uma vez que a proporção é sempre a mesma, depende apenas do tamanho do recipiente que usarmos como medida. Aqui fica:

1 taça de ovos
1 taça de leite
1 cálice de Vinho do Porto
2/3 de taça de açúcar

Caramelo líquido para a forma

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com caramelo. Reservar.

Juntar todos os ingredientes numa taça ou robot de cozinha e bater durante alguns minutos. Colocar o líquido na forma e levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos (este pudim não é cozido em banho-Maria). Verificar a cozedura com um palito. Quando o palito sair limpo (tal como nos bolos) o pudim está cozido. Retirar do forno e deixar arrefecer. Levar ao frigorífico de um dia para o outro e só então desenformar.

Bom apetite!

Pudim da taça

10 comentários:

  1. Gostei do facto de ser cozido normalmente, sem ser preciso banho-maria!
    Tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo o teu pudim.
    Eu faço um com a mesma receita mas cozo na panela de pressão.

    ResponderEliminar
  3. O meu marido adora pudins quando faço se não tiro de perto dele ele é bem capaz de o comer todo.
    Esse ficou lindo,eu gosto destes pudins em que a medida são taças ou chávenas
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eita coisa boa, adorei e com um aspeto maravilhoso, bjokitas

    ResponderEliminar
  5. Que pudim lindo! Tenho de experimentar! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. gostava de saber valor aproximado da capacidade dessas taças usadas pra medir os ingredientes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse em cima, o tamanho da taça é indiferente, uma vez que a proporção é que é sempre a mesma. Pode usar desde uma chávena de chá a uma chávena almoçadeira... ou mais.

      Eliminar
  7. Em primeiro lugar gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu blog, o qual sigo religiosamente! Tem-me a ajudado a diversificar mais as ementas do dia-a-dia.
    Relativamente ao pudim da taça, gostaria que me indicasse, por favor, se este é cozido numa forma para bolos ou numa forma para pudins. Nunca fiz pudim caseiro, mas gostaria muito de experimentar esta receita. No entanto, antes de o fazer, precisava de saber em que tipo de forma deverá ser cozido, uma vez que não tenho forma para pudins, e, caso seja cozido neste tipo de forma, primeiro terei de adquirir uma forma para este tipo de produto. Agradeço, desde já, a sua atenção, e desejo as maiores felicidades para o seu blog. Com amizade, Catarina Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! Antes de mais agradeço também as suas simpáticas palavras.

      Em relação ao pudim, uma vez que não é cozido em banho-maria, pode ser usada uma forma normal de bolo, sem qualquer problema. Eu costumo usar forma de alumínio, com buraco no meio. Vai ver que sai bem. Obrigada!

      Eliminar
  8. Em primeiro lugar, gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu blog, o qual sigo religiosamente! Tem-me ajudado a diversificar mais as ementas do dia-a-dia.
    Relativamente, ao pudim da taça, gostaria que me indicasse, por favor, se este é cozido numa forma para bolos ou numa forma para pudins, uma vez que não é necessário utilizar o banho-maria. Agradeço, desde já, a sua atenção, e desejo as maiores felicidades para o seu blog. Com amizade, Catarina Torres

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)