segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tabuleiro de maçã com arandos

Tabuleiro de maçã com arandos

Um telefonema, um convite, uma sobremesa rápida para fazer. Abrir o frigorífico, olhar, tirar e preparar. Já está! Sim, é tão simples como isto a sugestão que hoje vos trago. Um tabuleiro de massa folhada com maçã e arandos… e mais umas coisitas apenas. Às vezes não é preciso muito para fazer uma boa sobremesa. Basta ir tendo por casa alguns ingredientes. Eu sou um “bocadinho” obcecada por ter sempre algumas coisas… a duplicar ou a triplicar, confesso! A minha dispensa com menos de dois quilos de farinha ou de açúcar já me deixa nervosa. Mas isso sou eu, que gosto de passar a vida na cozinha. Mas, seja como for, há coisas que é sempre bom ter à mão. As massas folhadas ou quebradas compradas, frutas, doces e compotas, frutos secos… enfim… coisas que nos permitem fabricar uma sobremesa em menos de nada, sem receitas nem explicações. Aqui deixo a sugestão:

1 placa de massa folhada (usei retangular, mas as circulares também serve)
4 maçãs de qualquer qualidade
2 colheres de sopa de doce de figo (usei este, mas pode ser outro!)
1 colher de sopa de arandos cortados em fatias
2 colheres de sopa de amêndoa em pedacinhos
1 colher de sopa de margarina líquida
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 colher de sobremesa de geleia de marmelo (opcional)

Tabuleiro de maçã com arandos

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar um tabuleiro com tapete antiaderente.

Estender a massa folhada e picar com um garfo. Dobrar a toda a volta cerca de 1cm das bordas para dentro, como se fossemos fazer uma bainha.

Descascar a maçã e partir em quadrados pequenos. Colocar numa taça e juntar o doce de figo. Envolver para que toda a maçã fica envolvida no doce.

Espalhar de forma uniforme a maçã, os arandos e a amêndoa. Salpicar tudo com o açúcar mascavado e “regar” com um fio de margarina líquida aleatoriamente.

Levar ao forno quente cerca de 25 a 30 minutos ou até a massa estar bem douradinha e a maçã cozinhada. Retirar do forno e ainda quente pincelar a massa com a geleia (se necessário aquecer uns segundos no micro-ondas). Está pronto!

Bom apetite!

Tabuleiro de maçã com arandos

5 comentários:

  1. Ai como eu te compreendo. Na minha dispensa é a farinha, as sementes e a aveia... ui, a aveia é para cima de 5kgs para eu estar confortável.
    Quanto à sobremesa... deliciosa!

    ResponderEliminar
  2. Pois eu sou exactamente como tu e por isso entendo perfeitamente o que escreves e a minha dispensa é um verdadeiro labirinto para se chegar a qualquer coisa...
    Fácil e de aspecto absolutamente magnífico e delicioso!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Ficou tão bonita!
    Sem dúvida que quanto mais simples melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Ai que tentação! :)

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Fiquei a babar!!!!
    Quanto à despensa, concordo plenamente contigo!

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)