sexta-feira, 28 de Dezembro de 2012

Ferraduras – receita Bimby

Ferraduras

Hoje trago uma receita de ferraduras. Sei que já há muitas por aí, mas deixo aqui também a minha experiência. A receita original vem do blog “As coisas da mãe Sofia”, não é da Bimby, mas foi na Bimby que eu as fiz. E ficam deliciosas. Lá em casa gostamos muito de bolos “secos” e estes já forma feitos inúmeras vezes e desaparecem sempre num ápice. E rende bastante. Aqui fica a sugestão:

500g de farinha (usei mais um pouco para deixar a massa no ponto)
200g de açúcar amarelo
150g de manteiga
4 ovos
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva doce
1 gema de ovo para pincelar

Misturar todos os ingredientes, com exceção da farinha e do fermento durante 15 seg., vel. 4. Juntar então a farinha e o fermento e misturar 10 seg., vel. 4. Programar 3 min., vel. Espiga. Nesta fase ver se é necessário acrescentar um pouco mais de farinha, até a massa se despegar do copo.

Aquecer o frono a 180.ºC. Preparar dois tabuleiros com tapete antiaderente e retirar porções de massa, moldando-as em cilindro e dando depois a forma de ferradura. Colocar no tabuleiro, afastadas entre elas, uma vez que crescem com o fermento. Pincelar a superfície com um pouco de gema de ovo e levar ao forno entre 15 a 20 minutos. Quando começarem a dourar estão prontas. Retirar do tabuleiro com a ajuda de uma espátula e colocar sobre uma grelha ou rede para arrefecerem. Guardar em caixas herméticas ou em sacos bem fechados… se chegarem lá.

Bom apetite!

Ferraduras

sexta-feira, 21 de Dezembro de 2012

Parmalat, uma surpresa e uma receita

Kit oferta Parmalat

Hoje coloco um post de agradecimento à Parmalat pela simpática oferta de um kit composto por Nata para Culinária, Nata para Bater, Nata Levíssima, Nata com Cogumelos Porcini, Nata com 3 Queijos, Nata Carbonara e ainda Béchamel Parmalat e Béchamel Parmalat Levíssima 500ml e uma forma de bolo muito gira. Agradeço a simpatia e o respeito com que fui tratada, uma vez que em simultâneo me propuseram lançar um concurso aqui no blog, que por motivos estritamente pessoais não pude aceitar. Pode ser que em breve outras oportunidade possa surgir e todos desfrutemos dos produtos de qualidade distribuídos pela Parmalat. Seja como for, o concurso ir-se-á desenrolar noutros blogs, por isso não deixem de estar atentos!!! Obrigada à Parmalat e ás simpáticas pessoas que a representam!

Bifes de perú com natas com cogumelos Porcini

Por coincidência no dia em que recebi o kit tinha deixado a descongelar uns bifes de peru para o jantar. Com uma palete de cogumelos por abrir no frigorífico, foi a altura ideal para experimentar um dos deliciosos pacotes enviados. Nunca tinha experimentado e confesso que fiquei fã. Aqui fica a sugestão:

500g de bifes de peru
100g de cogumelos frescos
50g de margarina
5 dentes de alho
1 cálice de vinho do Porto
Sumo de ½ limão
1 pacote de Nata com Cogumelos Porcini

Começar por temperar os bifes com um pouco de sal, o sumo de limão e os dentes de alho fatiados. Deixar repousar por meia hora.

Levar uma frigideira ao lume, com a margarina e deixar aquecer. Fritar os bifes dos dois lados e ir retirando e reservando num prato de servir. Depois de ter os bifes todos fritos, colocar mais um pouco de margarina e os cogumelos bem lavados e laminados na frigideira. Deixar alourar. Quando estiverem cozinhados juntar o pacote de natas. Depois de levantar fervura juntar o cálice de vinho do Porto e deixar ferver novamente. Depois de pronto colocar sobre os bifes e servir de imediato.

Acompanhamos com esparguete.

Bom apetite e obrigada!

quarta-feira, 19 de Dezembro de 2012

Tarte de maçã com creme custard

Tarte de maçã com custard

Hoje trago uma receita que fez as delícias do homem lá de casa. Não gosta de bolos de maçã (com muita pena minha!) mas adora tartes de maça… vá-se lá entender isto! A receita vem da “Cozinha da Duxa”, um blog com sugestões fantásticas, muitas das quais em lista de espera para serem experimentadas na minha cozinha, tal como já tinha comentado esta semana no blog “O bolinho de sábado”, que também publicou uma receita da "Cozinha da Duxa". Retirei apenas o coco, que apesar de sermos grandes apreciadores lá por casa, não era do agrado de alguns dos outros convivas! Aqui fica a sugestão e obrigada pela partilha!

1 base de massa folhada
3 maçãs cortadas em fatias finas
1 mão cheia de amêndoas laminadas
Canela a gosto
Açúcar mascavado a gosto

Para o creme
500ml de leite
3 gemas de ovo
120g de açúcar
50g de margarina amolecida
50g de farinha custard

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar a tarteira com a massa, estendendo-a e picondo a base com um garfo. Reservar.

Fazer o creme para o recheio. (Usei a Bimby, no link da receita original podem ver como se faz da maneira tradicional). Colocar todos os ingredientes do creme no copo e bater uns segundos na vel. 4. De seguida programar 7 min., temp. 90, vel. 4.

Enquanto o creme faz, descascar as maçãs e colocar as fatias bem distribuídas sobre a massa folhada. Salpicar de forma generosa com canela. Colocar o creme do recheio sobre as maçãs e por cima distribuir as amêndoas laminadas, polvilhando com açúcar mascavado e canela. Levar ao forno por 25 minutos, até a massa estar douradinha. Retirar e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Tarte de maçã com custard

segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012

Perna de peru no forno com batata-doce frita

Perna de perú no forno com batata-doce frita

Almoço de fim de semana (não este, que foi caótico) permite sempre tempo para pratos mais demorados. Foi o caso desta perna de peru. O meu marido não gosta desta carne, por isso quando a faço tem que ser altamente disfarçada, para perder o sabor original e ficar bem apelativa. Aqui fica a sugestão:

1 perna de peru
3 batatas doce grandes

Para o tempero
½ cebola
6 dentes de alho
1 dl de azeite
Sumo de 1 limão médio/pequeno
5 pés de salsa
¼ de chouriço de carne
½ copo de vinho branco
1 colher de chá de pimentão doce
½ colher de café de piripiri
Sal q.b.

De véspera temperar a carne. Para fazer o tempero, basta juntar todos os ingredientes num copo ou num robot de cozinha e triturar com a varinha mágica ou no robot. Dar uns golpes fundos na perna de peru e colocar a dois terços da pasta do tempero sobre a carne, esfregando com as mãos, de forma a entranhar bem o molho em todas as partes. Reservar no frigorífico até ao dia seguinte, assim como o tempero que sobra, separadamente.

No dia seguinte, retirar do frio uma ou duas horas antes de cozinhar. Aquecer o forno a 200.ºC e colocar a carne lá dentro, virando de 20 em 20 minutos até estar bem cozinhada e tostada dos dois lados. Na última meia hora regar a carne com o restante tempero. Todo o processo demora cerca de uma hora e meia.

Quando a carne estiver quase pronta, fritar as batatas doce, depois de muito bem lavadas e cortadas em fatias relativamente finas.

Para fritar na Actifry: Colocar as batatas já arranjadas e programar 20 minutos, sem nada. Terminado esse tempo, juntar uma colher medida de azeite (eu faço sempre a olho) e temperar com sal eum pouco de pimentão doce.

Colocar as batatas junto à carne e servir bem quentinho.

Bom apetite!

Perna de perú no forno com batata-doce frita

sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012

Bolo de iogurte e coco

Bolo de iogurte com coco

Hoje trago o bolo feito lá em casa no fim-de-semana passado. Mais um bolo simples de iogurte natural, desta vez com coco adicionado. Sabe sempre bem aquecer o forno em dias frios, o que possibilita arranjar uma boa desculpa para fazer um bolo. Este ficou com uma crostinha mais rija, uma vez que o interior não “cresceu” muito devido ao peso do coco. Mas ficou bem bom. Fica a sugestão:

Nota: usei uma chávena de chá com capacidade para 240 ml

1 iogurte natural (usei cremoso açucarado)
3/4 de chávena de chá de óleo
3 ovos
2 chávenas de chá de farinha
2 chávenas de chá de açúcar
1 colher de sopa, mal cheia, de fermento em pó
1 chávena de chá de coco ralado

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Juntar o iogurte, o óleo, o açúcar e os ovos numa taça e bater muito bem até obter um creme fofo. Juntar o coco ralado e mexer novamente. Acrescentar a farinha e o fermento em simultâneo e envolver até estar homogéneo. Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Bolo de iogurte com coco

quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012

Queijo Grand Capitan

Gran Capitan... uma oferta testada e aprovada

Hoje trago apenas um apontamento de uma oferta que recebi a semana passada. Um queijo especial para tapas da marca Gran Capitan. Confesso que não o usamos especialmente em tapas, porque nesse domingo tivemos um lanche ajantarado daqueles em que se petisca daqui e dali… o queijo já vem cortado em fatias, o que facilitou bastante o seu rápido desaparecimento. A opinião geral foi de que o queijo era fantástico… por isso experimentem, que é bem bom!


quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012

Maçã assada com doce de ameixa

Maçã assada com doce

Hoje trago uma sugestão bem simples e simpática de fazer para aproveitar o calor do forno ligado. É uma forma de comer fruta, apesar de levar açúcar, mas sabe bem, quente ou fria, com gelado ou sem ele. Uma sobremesa boa de Outono, que nos deixa de consciência mais leve, e nos adoça a alma. Aqui fica:

6 maçãs reinetas (as minhas eram pequenas)
Sumo de ½ limão
1 cálice de vinho do Porto
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
3 colheres de sopa bem cheias de doce de ameixa
Nozes a gosto partidas com a mão

Pré-aquecer o forno a 180.ºC ou aproveitar o forno quente de um assado…

Basicamente só temos que descascar e descaroçar as maçãs, partidas em quartos e colocar num tabuleiro que possa ir ao forno. Por cima colocar todos os restantes ingredientes e envolver tudo com uma colher. Levar ao forno por cerca de 20 minutos ou até as maçãs estarem assadas. Depois de tirar do forno, envolver novamente as maçãs com o molho que se formou. Servir assim mesmo quente, ou frio…

Bom apetite!

Maçã assada com doce

segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Empadão de peixe

Empadão de peixe

Hoje trago um jantar quase feito pelas miúdas. Já percebi que quando as “envolvo” na confeção, a contestação é menor (principalmente da mais nova!) para comerem o peixe e os legumes. Depois de umas valentes “birras” de 6.ª feira ao fim do dia, causadas pelo stress da semana, e sem conseguirem ter a perceção perfeita que o dia seguinte é sábado, o castigo chegou e não há televisão para ninguém. Tudo para a cozinha fazer o jantar! O stress passou, a diversão foi total, e entre descascar batatas, descascar ovos, ir buscar os ingredientes, montar a travessa, algumas gargalhadas, muita colaboração (sim, que até quiseram por a mesa de livre de vontade!) ficou o jantar feito e a noite de sexta-feira perfeita. Aqui deixo a sugestão:

400g de filetes ou medalhões de pescada
3 ovos
400g de brócolos congelados (ou não!)
1 receita de puré de batata da Bimby(ou puré instantâneo)
Queijo mozarela
Azeite q.b.

Começar por fazer o puré de batata. Enquanto isso, cozer o peixe, os brócolos e os ovos. Depois de cozidos, escorrer muito bem o peixe e os brócolos. Cortar o peixe em pedaços pequenos e os ovos em rodelas finas.

Quando o puré estiver pronto, colocar metade da quantidade num recipiente que possa ir ao forno. Por cima colocar os brócolos, de seguida o peixe e por fim os ovos cozidos em rodelas. Regar generosamente com azeite, de preferência um azeite aromatizado com alho e ervas. Por cima cobrir com o restante puré e polvilhar com queijo mozarela. Levar ao forno apenas para gratinar.

Bom apetite!

Empadão de peixe

sexta-feira, 7 de Dezembro de 2012

Quadrados simples de tangerina

Quadrados simples de tangerina

Hoje trago uma receita de um bolo de tabuleiro simples de fazer. A receita foi adaptada de uma Teleculinária. Usei um tabuleiro um bocadinho maior do que devia, e o bolo ficou baixote, por isso aconselho a usar um tabuleiro quadrado, em vez de retangular. Aqui fica a sugestão:

225g de margarina
225g de açúcar
150g de farinha
4 ovos
2 tangerinas (raspa da casca e sumo)
1 colher de sobremesa de fermento em pó

 Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma quadrada com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por amolecer ligeiramente a margarina no micro-ondas. Numa taça bater muito bem a margarina com o açúcar até obter um creme liso. Juntar os ovos um a um e bater entre cada adição. Adicionar o sumo e a raspa das tangerinas e bater mais um pouco. Juntar por fim a farinha e o fermento batendo novamente até ficar uma massa homogénea.

Deitar a massa no tabuleiro reservado e levar ao forno por cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura, retirar e deixar arrefecer. Depois de frio cortar em quadrados e polvilhar de açúcar em pó.

Bom apetite!

quarta-feira, 5 de Dezembro de 2012

Fusilli com frango, presunto e croutons

Fusilli com frango e presunto

Hoje trago uma receita bem simples e rápida de fazer. Os peitos de frango, o atum e o bacalhau andam sempre de mãos dadas no que toca a solucionar jantares rápidas. Desta vez saiu o frango… aqui fica a sugestão:

300g de fusilli
2 peitos de frango
4 fatias de presunto
1 copo pequeno de croutons caseiros (ou não!)
Azeitonas pretas a gosto
½ cebola média ou 1 pequena
3 dentes de alho
Sumo de ½ limão
Azeite e sal q.b. (costumo usar azeites aromatizados em casa, evitando assim outros temperos)

Começar por cozer a massa em água abundante temperada com sal. Deixar al dente, escorrendo e passando por água fria mal termine o tempo de cozedura. Colocar numa taça de servir.

Enquanto isso, colocar um fio de azeite numa frigideira, picar a cebola e os alhos e levar a fogo baixo até alourar. Juntar os peitos de frango partidos em cubos pequenos e deixar alourar bem, ajustando o tempero com um pouco de sal e sumo de limão. Quando estiver cozinhado, juntar a carne à massa. Juntar parte das fatias de presunto cortados em pedaços grosseiros e espalhar os croutons. Envolver. Por cima colocar o restante presunto e croutons, espalhar algumas azeitonas e servir.

Bom apetite!

segunda-feira, 3 de Dezembro de 2012

Pastéis de bacalhau - receita Bimby

Pastéis de bacalhau

Hoje trago um dos meus salgadinhos preferidos. Uns pastelinhos de bacalhau ou bolinhos de bacalhau, para os meus leitores brasileiros. Versão Bimby, não integralmente, igualmente deliciosos e fáceis de fazer. Aqui fica a sugestão:

500g de bacalhau demolhado e desfiado
200g batatas
Salsa a gosto
2 ovos
75g cebola
3 dentes de alho
Sal q.b.

Começar por cozer as batatas, cortadas em cubos, num tacho com água temperada com sal. Depois de cozidas escorrer e reservar.

Colocar a salsa, a cebola e os alhos no copo e picar 8 seg., vel 5. Juntar o bacalhau, muito bem escorrido (costumo espreme-lo muito bem com um pano limpo) e triturar 6 seg., vel 4. Retirar e reservar.

Colocar as batatas no copo e programar 6 seg., vel 4. Juntar os 2 ovos, o bacalhau e a cebola, alhos e salsa reservados, acertar o tempero e misturar uns segundos na vel. 4 até estar tudo bem homogéneo.

Colocar a massa numa taça. Com a ajuda de duas colheres de sopa, dar forma aos pastéis e colocar a fritar em óleo quente e abundante. Quando estiverem douradinhos, colocar os pastéis em cima de papel absorvente para secarem um pouco.
Nota: Pode-se dar forma aos pastéis e acondicionar para congelar. Se for esse o caso, os pastéis devem ser fritos congelados.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...