quinta-feira, 27 de Setembro de 2012

Bolo de chocolate e avelãs


Hoje trago uma sugestão de um bolinho simples de fazer e ainda mais simples de desaparecer. Um dia e meio chegou para não haver mais bolo no prato! Aqui fica:

5 ovos
1 iogurte natural
½ copo de óleo vegetal
400g de açúcar
150g de farinha
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
80g de avelãs picadas grosseiramente
3 colheres de sopa de chocolate em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por partir as avelãs em pedaços (pode-se usar a ajuda de um robot de cozinha). Reservar.

Numa taça grande bater os ovos juntamente com o açúcar. De seguida, acrescentar o óleo vegetal, o iogurte e o mel e bater novamente até ficar um creme bem fofo.

Juntar a farinha, o fermento e o chocolate em pó. Bater novamente por pouco tempo. Apenas até estar tudo bem uniforme. Por fim, juntar as avelãs reservadas e envolver na massa com uma colher.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 45 minutos ou até estar cozido. Verificar a cozedura com um palito. Retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

quarta-feira, 26 de Setembro de 2012

Apenas um esclarecimento

Bom dia

Apenas para esclarecer que não estou, nem fiquei zangada e/ou magoada com ninguém nem nenhuma situação. Quis apenas chamar a atenção de uma situação recorrente em diversos blogues. Apenas para as pessoas perceberem, que se usam o trabalho dos outros, devem dar os devidos créditos. Não custa, é rápido e fácil.

Agradeço as vossas palavras, mas curiosamente, a pessoa em questão penso que nem nunca apareceu por aqui… A situação aconteceu num blog que sigo há bastante tempo, que respeito e continuarei a respeitar pelo excelente trabalho e qualidade. Não vou identificar, porque poderá ter acontecido apenas por lapso. Não foi minha intenção entrar em conflito direto com ninguém. Não gosto e não costumo “meter-me em confusões”. Como disse acima, foi um desabafo e um lembrete. Temos que respeitar se queremos ser respeitados.

Situações destas, de uso de texto e imagem são infelizmente frequentes. Ás vezes uma pessoa farta-se, por VÁRIAS vezes no espaço de uma semana se deparar com situações de cópia ou uso indevido da nossa propriedade.

Por mim, está assunto mais que encerrado.

Boas receitas para todos!

terça-feira, 25 de Setembro de 2012

Sem necessidade…

Hoje ao deambular por aí, e a percorrer um blog conhecido da “praça”, deparei-me com uma receita, que apesar de adaptada, e isso está indicado, o texto foi integralmente copiado de uma receita que coloquei aqui há tempos. Sabem quando estamos a ler uma receita e começamos a pensar: Isto é tão a minha cara! Então vamos ver os nossos arquivos e TCHARAN!

É sempre com alegria que vejo que as receitas que publico têm sucesso noutras casas. Para todos os efeitos é para isso que as partilho. Agora muito honestamente, penso que não custa nada colocar a referência ou a fonte de onde se retirou essa mesma receita.

Sempre que publico receitas retiradas de outro blog/site ou revista coloco a referência, com o link respetivo, sempre que este existe. Agradeço a partilha. Reescrevo o texto. É uma questão de princípio e de educação. Quem tem blogs sabe o trabalho e as horas que se passam para mantê-los “alimentados”.

Sempre que vejo blogs onde existem muito poucas referências a fontes, fico sempre de pulga atrás da orelha. É que isto de inventar a roda todos os dias não é tarefa fácil!

Por isso a humildade deve servir a todos, e se nos inspiramos ou usamos receitas retiradas de outros sítios, é bom dar os devidos créditos, quanto mais não seja como forma de agradecer o tempo que essa pessoa dedicou a um artigo do seu blog. Principalmente quando ainda por cima usamos o copy/paste como arma! Assim é fácil…

segunda-feira, 24 de Setembro de 2012

Bolo de maçã - outra receita

Bolo de maçã

Mais uma variante de receita de bolo de maçã. Sou viciada em bolos de maçã. Infelizmente lá em casa sou a única, o que faz com que o bolo de maçã seja muito poucas vezes eleito. Aqui fica mais uma versão, desta vez retirada do blog “Receitas para a felicidade”. Muito obrigada pela sugestão. Aqui fica:

(Usei uma chávena de 240ml de capacidade)
3 ou 4 maçãs cortadas aos bocadinhos
200g de açúcar amarelo
1 colher de sopa bem cheia de mel
Sumo de um limão
Canela a gosto (eu gosto muito!)
4 ovos
1/2 chávena de óleo
3 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Nozes a gosto partidas em pedaços

Começar por preparar as maçãs, cortando-as em cubos. Regar com o sumo de limão, polvilhar com a canela, juntar o açúcar e o mel e reservar por cerca de meia hora.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

De seguida bater os ovos juntamente com o óleo. Juntar esta mistura ás maçãs reservadas e de seguida adicionar a farinha e o fermento, envolvendo na mistura anterior com uma colher. Quando estiver uma mistura homogénea, adicionar as nozes e envolver novamente com a colher.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 50 a 55 minutos ou até estar cozido. Verificar a cozedura com um palito. Retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

quinta-feira, 20 de Setembro de 2012

Assim se faz um casamento

Há coisas que não se explicam, apenas acontecem… Um homem, uma mulher e um filho (ou três!). Uma ideia que nunca passou disso… até que surge um grupo de amigas doidas e marcam a data. Sem empresas de catering, sem quintas, sem investimentos desmesurados, sem organizadores especializados, sem gráficas, basicamente com amizade… e assim nasce um casamento!

Ingredientes:
8 amigas doidas
Boa vontade
Tempo (esta parte não foi fácil!)
180 ovos
Muitos quilos de açúcar
Patos e bacalhaus
Muita folha de papel crepe
Tecidos para os vestidos das meninas
Tecidos para as camisolas dos meninos
Tecidos para flores
Muito email trocado
Google docs muito organizados
Muitas loiças emprestadas
Muitas listas executadas
Muito talento!!!!!

Misturar tudo, levar ao local certo no dia certo e faz-se um casamento.

Apesar de apresentar o assunto em tom de brincadeira, e em forma de receita (para não destoar do blog!) foi mesmo isto que aconteceu. Um casamento para 80 pessoas, onde já estão incluídas as crianças (claro!) integralmente feito por “nós”.

Começou como uma ideia meio doida, mas foi amadurecendo e tomando forma. Fomos dividindo tarefas e separando departamentos e o resultado foi fantástico.

A cozinha ficou por conta de duas pessoas. Foi um trabalho titânico, mas eu e a minha amiga C. fizemos doces e salgados sem fim em dois dias intensos de cozinha.

E de resto foi tudo feito por uma equipa dedicada e talentosa: vestidos das meninas, t-shirts dos meninos, flores pregadeiras e ganchos, prendas para os adultos, prendas para as crianças, decoração integral do espaço, organização do espaço infantil (decoração e confeção de doces), bolo de noiva… enfim, um trabalho imenso, mas de resultado muito positivo. Fica aqui um cheirinho de um dia de sonho…

Nota: Faltam aqui as prendas dos adultos que não tirei foto! Infelizmente...

terça-feira, 18 de Setembro de 2012

Talharins com gambas e polvo

Ainda a lembrar as férias, agora que o Outono parece querer teimar em chegar, trago um prato simples, mas muito bom. Uns talharins com polvo e gambas, cheio de coentros… A vantagem é usar ingredientes já cozidos, para num instante ter um almoço delicioso na mesa. Aqui fica a sugestão:

350g de talharins
500g de polvo já cozido
200g de gambas já cozidas
1 molho de coentros
6 dentes de alho
1 cebola pequena
Sumo de meio limão
3 ovos cozidos
Azeitonas pretas

Colocar um tacho largo com água ao lume e temperada generosamente com sal. Quando ferver colocar os talharins partidos ao meio e deixar cozer a massa al dente. Retirar do lume e escorrer num passador, passando por água fria para parar a cozedura.

Numa frigideira larga colocar os dentes de alho e a cebola picada, regar generosamente com azeite e juntar uns quantos coentros picados. Quando começar a alourar, juntar o polvo e o camarão, ajustar o sal e regar com o sumo de limão. Acrescentar mais coentros picados e deixar apurar por 5 minutos. Retirar do lume.

Na taça onde se vai servir colocar a massa e juntar a mistura de polvo e gambas. Acrescentar as azeitonas a gosto, regar novamente com azeite e envolver bem. Por cima colocar os ovos cozidos picados grosseiramente e acrescentar novamente coentros picados. Servir e apreciar.

Bom apetite!

terça-feira, 11 de Setembro de 2012

Bolo de bolacha em bolinhas

Hoje trago um clássico, sem o ser. Trago o sabor do bolo de bolacha, mas em textura e forma diferente. Leva os mesmo ingredientes que o bolo de bolacha, só que é tudo moído no robot de cozinha. Deliciosas, simples e fáceis de fazer. Podem-se fazer com antecedência e congelar para futura utilização numa sobremesa ou numa festinha. A fonte foi o “Mundo de receitas Bimby”. Aqui fica a sugestão:

2 pacotes de bolacha Maria
200g de açúcar
100g de margarina derretida
1 ovo
1 café expresso

Começar por partir as bolachas em pedaços para dentro do copo da Bimby. Triturar uns segundos na vel. 9.

Juntar todos os ingredientes com exceção do ovo e programar 10 seg., na vel. 3.

Juntar agora o ovo e programar 1 min., vel. 4. No meu caso não foi necessário tanto tempo. A lâmina começou a mudar de barulho e nessa altura desliguei.

Retirar a massa para um prato e deixar arrefecer. Formar pequenas bolas e envolver em açúcar branco. Colocar em forminhas de papel e guardar no frigorífico até servir.

NOTA: Fazer com Bimby, no caso desta receita, é exatamente igual a fazer em qualquer robot de cozinha. Basta seguir a ordem dos ingredientes e ir verificando a consistência.

Bom apetite!

sexta-feira, 7 de Setembro de 2012

Doce de ameixa (de Moimenta da Beira) com mel e canela – receita Bimby

Doce de ameixas (de Moimenta da Beira) com mel e canela

Hoje trago mais uma sugestão de um docinho feito na Bimby. Para aproveitar uma oferta de ameixas deliciosas, mas sem conseguir comê-las todas sem se começarem a estragar, aproveitei o restante para fazer um docinho. Aqui fica a sugestão:

550g de ameixas com pele, mas descaroçadas
Sumo de ½ limão
1 colher de sobremesa de canela
2 colheres de sopa de mel
400 g de açúcar amarelo

Começar por lavar bem as ameixas e descaroça-las. Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes e mexer 10seg., vel. 3.

De seguida, retirar o copinho medida da tampa e colocar o cesto. Ajuda a evaporar mais depressa o líquido e evita os salpicos. Programar 20 min., temp. 100, vel. 2. Terminado esse tempo programar 15 min., temp. varoma, vel. 2.

No fim e dependendo da forma como gostamos do doce, programar 4 ou 5 segundos na vel.4.

Colocar de imediato o doce em frascos esterilizados e tapar. Voltar as tampas para baixo e deixar arrefecer nesta posição.

Bom apetite!

Doce de ameixas (de Moimenta da Beira) com mel e canela

quarta-feira, 5 de Setembro de 2012

Um lento recomeço

Fim do dia na varanda

É verdade! Estou de volta. As férias voaram a um ritmo alucinante. Confesso que pouco deu para carregar baterias. O ritmo foi acelerado, as crianças mais aceleradas ainda… mas deu para estar com a família, apanhar sol, dar uns belos mergulhos, estar horas sem fazer nada, dormir algumas sestas, fazer compras giras e comer bem. Isso já é tudo muito bom!

Seja como for o regresso ao blog será mais lento nestes dois meses que agora se seguem. A nível pessoal tenho algumas coisas para fazer que requerem muito tempo, empenho e planeamento… e não, não vou ter nenhum bebé! Seja como for, sempre que conseguir vou colocando as novidades que se cozinham no sítio do costume.

Hoje desejo-vos um bom ano. Para aqueles que me acompanham desde sempre, sabem que o meu ano começa agora em Setembro. As férias, o quebrar das rotinas, significa lá em casa o fim de um ciclo e o começo de outro. Por isso desejo agora a todos um bom ano.

Com ou sem austeridade, com ou sem troika, com ou sem crise, tentemos viver um dia de cada vez. Sejamos inteligentes e criativos para poupar. Sejamos capazes de dar a volta e ter momentos felizes.

Até já!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...