sexta-feira, 29 de Junho de 2012

O fim de um ciclo

Mais um...

Faz este mês 10 anos que assisti pela primeira vez a uma festa no infantário das minhas filhas. E não foi de nenhuma delas. Foi da minha sobrinha. Mal tinha eu noção de que um ano depois, eu própria já teria embarcado na mais importante, emocionante e decisiva viagem da minha vida. Ser mãe.

E desde que entrei nesse outro planeta, o da maternidade, que conheço aquela escola, aquelas pessoas, aquela rotina. Foram 9 anos com o mesmo desvio de caminho antes de ir para casa. Resta-me a mais nova que hoje termina oficialmente o seu último ano de Jardim de Infância. Por lá passaram a minha sobrinha, a minha filha mais velha e o meu sobrinho. E tantos amigos… Os amigos deles, que se tornaram nossos também. As famílias dos outros, que ficaram um bocadinho nossas também. E toda a equipa. Toda uma GRANDE equipa que ajudou a formá-los enquanto pessoas. Que lhes deu a mão para auxiliar nos primeiros passos, que lhes trocou as fraldas, que lhes limpou as lágrimas, que lhes sorriu, que os abraçou na nossa ausência. A todos, todos mesmo, o meu (nosso!) mais sincero agradecimento! A todos os que estão, a todos os que já não estão, mas ficaram também no nosso coração.

Agradeço por tudo… por tudo mesmo! Por me ajudarem a crescer enquanto pessoa, enquanto mulher e enquanto mãe. Por me aturarem algumas crises de mau feitio. Por aturarem algumas das minhas críticas. Por me verem chorar tantas vezes de preocupação e de emoção. Por me ouvirem. Por me esclarecerem dúvidas. Por tantos, mas mesmo tantos, momentos agradáveis e inesquecíveis. Por cada dia de festa. Por cada lanche especial. Por cada passeio. Por cada fim de tarde com dois dedos de conversa. Por cada reunião. Por cada aula de música. Por cada fotografia. Por cada ida à praia. Por cada refeição preparada com carinho. Por cada sorriso dado ao portão. Por toda a eficiência administrativa. Por tudo… mas acima de tudo agradeço por tratarem de todos eles com carinho e dedicação.

Hoje é dia de festa. É oficialmente o fim de um ciclo, mas o começo de outro. Muitas lágrimas vão cair, mas muitos sorrisos e abraços também! Vamos aproveitar ao máximo…

Até já!

quinta-feira, 28 de Junho de 2012

Polvo com esparguete

Polvo com esparguete

Confesso que se lesse o título desta receita noutro lado qualquer era capaz de torcer o nariz. Provavelmente nem a iria ver. Até o meu marido quando viu o que estava ao lume fez uma cara de “que raio vou eu hoje almoçar hoje?”. Mas passando o título fica a combinação perfeita. Uma massinha muito simples de fazer, mas que fica deliciosa. Uso umas embalagens de polvo já cozido, que “descobri” em Espanha, e que algumas vezes por ano vão enchendo a minha arca. Aqui fica a sugestão:

500g de polvo já cozido e partido em pedaços pequenos
1 cebola pequena
5 dentes de alho
Sumo de 1 limão pequeno
Coentros picados q.b.
1 colher de café de pimentão doce
3 ovos
Azeitonas q.b.
Aeite q.b.
Esparguete (costumo cozer para 6 por causa dos almoços de trabalho)

Colocar ao lume um tacho com água abundante e sal. Quando levantar fervura colocar o esparguete e deixar cozer al dente. Quando estiver pronto escorrer e passar por água fria.

Noutro tacho pequeno colocar água e sal e levar os ovos a cozer.

Enquanto isso picar para uma frigideira larga a cebola e os alhos. Regar generosamente com azeite e levar ao lume. Quando começar a alourar, juntar o polvo e regar com o sumo de limão e salpicar com os coentros picados e o pimentão. Deixar apurar, mexendo de vez em quando.

Para uma taça larga (onde caiba tudo) picar os ovos já cozidos, e acrescentar as azeitonas. Juntar o esparguete e envolver. Por cima juntar o polvo acabado de sair da frigideira, regar com um pouco de azeite e envolver tudo na massa. Está pronto a comer.

Bom apetite!

terça-feira, 26 de Junho de 2012

Bolinhas de coco com cobertura de chocolate – receita Bimby

Bolinhas de coco com cobertura de chocolate

Hoje trago uma receita retirada do Forum Bimby. Uns deliciosos bombons (ou bolinhas) de coco e chocolate. Muito, mas mesmo muito simples de fazer. Aqui fica a sugestão:

Para o interior
200g de coco ralado
100g de açúcar em pó
½ colher de café de essência de baunilha
100g de manteiga

Colocar todos os ingredientes no copo e bater na vel.7, durante 1 min., parando a meio e baixando com a espátula a massa das paredes laterais. Retirar a massa do copo para um prato e fazer pequenas bolinhas. Colocar num recipiente que possa ir ao congelador. Colocar a massa no frio durante 1 hora. Se não formos trabalhar o chocolate no mesmo dia, colocar as bolinhas apenas no frigorífico.

Para a cobertura:
300g de chocolate de leite
100g de manteiga

Colocar o chocolate no copo e triturar durante 7 seg., vel.8. Adicionar a manteiga em pedaços e programar 3 min., temp.50 e vel.2/3.

Deixar arrefecer ligeiramente o chocolate. Retirar as bolinhas de massa do frio e ir passando pelo chocolate, ajudando com um garfo ou colher de forma a ficarem totalmente cobertas. Colocar as bolinhas a secarem (é muito rápido) numa superfície lisa, forrada com papel vegetal ou tapete de silicone. Depois de frias colocar em forminhas de papel… ou apenas comer!

Bom apetite!

quinta-feira, 14 de Junho de 2012

Lulas com molho de mostarda

Lulas com molho de mostarda

Aqui fica uma receita bem fácil de fazer e que tem sempre sucesso lá por casa. Por incrível que pareça as lulas são do agrado de todos, e esta é seguramente uma das maneiras preferidas de as comer. Aqui fica a sugestão:

1kg de lulas limpas
100g de bacon
1 cebola pequena
3 dentes de alho
200ml de natas (creme de leite)
4 colheres de sopa de mostarda
1 colher de sopa de polpa de tomate
Sal e azeite q.b.

Num tacho largo colocar a cebola e os alhos picados. Regar com um fio de azeite e levar ao lume a refogar. Quando começar a alourar juntar o bacon em tiras finas e deixar fritar um pouco. Juntar as lulas partidas em rodelas, temperar com um pouco de sal e acrescentar a mostarda e a polpa de tomate. Deixar cozinhar por 10 minutos.

Juntar o pacote de natas, envolver bem e deixar cozinhar mais 10 minutos. Está pronto! Acompanhamos com arroz branco.

Bom apetite!

sexta-feira, 8 de Junho de 2012

WS Decoração de Bolos - Iniciação

É com muito, mas mesmo muito orgulho, que coloco aqui o primeiro anúncio de um workshop dado por uma grande e talentosa amiga. Para qualquer pessoa que se queira iniciar nesta área, ou apenas participar numa nova experiência esta é uma grande oportunidade. Esta “fadinha” é amorosa e cheia de paciência e vontade de ensinar. Não percam!

ws_fada

quarta-feira, 6 de Junho de 2012

Bolo de coco e laranja

Bolo de coco e laranja

Este fim-de-semana saiu um bolinho. Já há algum tempo que não fazia nenhum e apeteceu-me. Usei uma receita base de bolo de iogurte e depois estiquei dali, encolhi daqui e acrescentei do outro lado. O resultado foi um bolo fresco, macio e muito aromático. Aqui fica a sugestão:

5 ovos
1 iogurte de aroma de coco
1 copo de iogurte de óleo vegetal
350g de açúcar
1 laranja - raspa e sumo
100g de coco ralado
180g de farinha
1 colher de chá de fermento

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma (usei de 24) de chaminé com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Numa taça colocar todos os ingredientes, com exceção da farinha e do fermento. Bater muito bem, até a massa estar homogénea, macia e fazer bolhas. Juntar depois a farinha e o fermento e bater, a baixa velocidade, apenas até estar tudo envolvido.

Colocar na forma e levar ao forno cerca de 45 minutos. Verificar a cozedura, retirar e desenformar.

Bom apetite!

Bolo de coco e laranja

segunda-feira, 4 de Junho de 2012

Almondegas com tempero da Horta na Actifry

Almondegas com Tempero da Horta na Actifry

Depois de receber esta simpática oferta da Compal, tinha que deitar mãos à obra para experimentar este novo tempero. Decidi experimentar fazer umas almondegas na Actifry. Confesso que estava com um certo receio que se desfizessem, e ainda ponderei retirar a pá. Mas não o fiz, e ainda bem. O resultado foi estupendo e lá saiu um jantar bem rápido e de trabalho mínimo. Aqui fica a sugestão:

12 almondegas (já as compro feitas, num talho de muita confiança)
1 cebola média
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de tempero da Horta Compal
Uma pitada de sal
Um fio de azeite
100g de mozarela ralada

Cortar uma cebola em fatias finas e picar os alhos para a Atifry. Regar com um fio de azeite e programar 3 minutos.

Acrescentar as almondegas, espalhadas pelo fundo, temperar com uma pitada de sal e cobrir com as colheres do molho de tempero da Horta. Programar 12 minutos. Acrescentar por fim o queijo e programar mais 3 minutos.

O resultado são umas almondegas bem fritas e bem saborosas, caramelizadas com o queijo e a cebola. Acompanahmos com esparguete.

Bom apetite!

sexta-feira, 1 de Junho de 2012

Tarte de amêndoa

Tarte de amêndoa

Hoje trago uma das sobremesas preferidas lá de casa. Tarte de amêndoa. Penso que até já tenho aqui perdida pelo blog alguma (ou será um picado de abelha?), mas não tive tempo de ir verificar. Esta é muito simples de fazer. É de um caderninho de família e sai sempre bem. Aqui fica:

Para a base:

200g de farinha
170g de açúcar
2 ovos
75 gr de margarina amolecida
Sumo de ½ limão

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma tarteira (usei de 25cm) com margarina ou forrar com papel vegetal.

Misturar todos os ingredientes até formar uma massa homogénea. Colocar a massa na tarteira e levar ao forno cerca de 15 minutos.

Para a cobertura:

150gr de açúcar
125g de amêndoas fatiadas ou laminadas
100g de margarina
1 dl de leite

Enquanto a base coze no forno, colocar todos os ingredientes da cobertura num tacho ou frigideira e levar a lume brando. Ir mexendo com alguma frequência. Quando começar a alourar (deve ganhar um tom acastanhado, mas claro) e a deixar “estrada” com a colher, está pronto!

Retirar a base do forno e cobrir com a cobertura de amêndoa. Levar ao forno mais 5 a 10 minutos, até ficar caramelizada. Não deixar secar demais.

Bom apetite!

Tarte de amêndoa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...