sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Doce de uva – receita Bimby

Doce de uva

Nada como aproveitar as frutas da época para fazer docinhos para oferecer, para consumir e para guardar para o resto do ano. Desta vez saiu doce de uva. Muito saboroso, e um bocadinho mais trabalhoso que outros doces, mas o resultado compensa. Aqui fica:


500g de uvas – já sem pé e descaroçadas
150g de açúcar branco
150g de açúcar amarelo
Sumo de meio limão
1 Pau de canela

Começar por retirar os pés e os caroços das uvas. Colocar no copo da Bimby e acrescentar os açúcares. Picar a fruta uns segundos na vel.5.

Acrescentar o sumo de limão e juntar o pau de canela e programar 25 min., vel. 2, temp. 100. Como a uva tem bastante líqueido, programar mais 20 minutos, vel. 2, temp. varoma.

Para a qualidade de uva que utilizei, estes foram os tempos que precisei de usar. Verificar se o doce está na consistência desejada, não esquecendo que depois de arrefecer fica sempre mais sólido.

Retirar o pau de canela e colocar o doce em frascos esterilizados. Fechar de imediato e deixar arrefecer com a tampa voltada para baixo.

Bom apetite!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bolo de iogurte com sabor a limão - receita Bimby

Bolo de iogurte com sabor a limão

Um bolo de iogurte é sempre sucesso sucesso garantido, principalmente quando há crianças para os comer. Os miúdos gostam de coisas simples, e é muito mais fácil agradá-los quando optamos pelas receitas mais tradicionais. Desta vez saiu um agradável bolinho de iogurte com sabor a limão. Aqui fica a sugestão:

5 ovos
1 iougurte de sabor a limão
100g de óleo
380g de açúcar
150g de farinha
1 colher de chá, rasa, de fermento em pó
Raspa de 1 limão

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.

Colocar no copo da Bimby toda a casca de um limão, sem a parte branca. Polverizr durante 10 a 15 seg. na vel. 9.

Colocar no copo todos os restantes ingredientes, com excepção da farinha e do fermento e programar 5 min. na vel. 4.

Juntar por fim a farinha e o fermento e envolver 6 seg., na vel. 3. Se necessário acabar de envolver com a espátula. Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 45 minutos.

Verificar a cozedura com um palito, retirar e desenformar.

Bom apetite!

Bolo de iogurte com sabor a limão

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bolo para os lanches

Bolo com chocolate e nozes

Aqui fica um bolinho bem rápido de fazer. Este foi feito com o objectivo de servir as merendas das colónias das férias das miúdas. Só que entre casa e praias, demorou apenas 3 dias a ser "devorado". Já se sabe como é... Aqui fica a sugestão:

4 ovos
200g de açúcar
100g de margarina amolecida no micro-ondas
1 iogurte natural
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de chocolate granulado
1 mão cheia de nozes partidas em pedaços pequenos

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.

Bater os ovos juntamente com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e fofa.

Juntar a margarina e o iogurte e bater novamente.

Adicionar a farinha e o fermento e bater até estar a massa homogénea.

No fim juntar as nozes e o chocolate granulado e envolver com uma colher.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 50 minutos ou até estar cozido. Verificar com um palito, retirar e desenformar.

Bom apetite!

 Bolo com chocolate e nozes

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Tarte de coco e maçã

Tarte de coco e maçã

Sabem aquelas alturas em que temos listas (eu tenho sempre!) intermináveis de receitas que queremos experimentar, mas que por um ou outro motivo, não encontramos a receita ideal para aquele dia, ou para aquele grupo de pessoas? Ou então falta este ou aquele ingrediente mesmo essencial para a receita? Pois foi num desses dias que nasceu esta tarte. Sem qualquer tipo de inspiração e com a dispensa ainda mal cheia depois das férias, agarrei em 4 ou 5 coisas e fiz uma tarte. E não é que ficou boa? Para os apreciadores de coco, aqui fica mais uma:

Uma base de massa folhada de compra
3 maçãs médias
Sumo de 1/2 limão
200g de coco
6 ovos
200g de açúcar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Estender a massa na tarteira e picar o fundo com um garfo. Reservar.

Picar em maçã em quadrados pequenos (usei a Bimby) e regar com o sumo de limão. Reservar.

Bater os ovos com o açúcar. Juntar o coco e bater novamente. Juntar a maçã reservada e envolver bem. Colocar sobre a base de massa folhada e salpicar com uma mão bem cheia de açúcar.

Levar ao forno cerca de 35 min., ou até estar douradinha e cozida por dentro.

Bom apetite!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pudim de pão

Pudim de pão

A receita é de uma amiga virtual que foi mamã, mais uma vez, recentemente. Aqui fica novamente o meu desejo de muitas felicidades e um grande beijinho de parabéns.

A receita original, mandava usar carcaças (e essa que eu aqui transcrevo), mas ás vezes dá-me um pouco a mania das “espertidades” e resolvi aproveitar um resto de pão de centeio que tinha vindo de um fim-de-semana bem passado em terras beirãs. Claro está, que apesar de ficar com uma consistência excelente, o sabor do pão ficou muito intenso. Por isso, o ideal é mesmo usar pão branco. Aqui fica:

3 carcaças
300g de açúcar
6 ovos
500ml de leite
20g de margarina
1 pitada de sal
12 g de farinha (1 colher de sopa mal cheia)
Caramelo líquido para a forma

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar um recipiente com água a ferver, para receber a forma do pudim, que deverá cozer em banho-maria.

Começar por aquecer o leite. Quando levantar fervura, despejar sobre as carcaças partidas em pedaços pequenos. Colocar esta mistura num robot de cozinha (ou com varinha mágica, ou até mesmo a batedeira) e triturar por completo. Juntar a margarina, o açúcar, o sal, a farinha e por último os ovos, batendo novamente muito bem, até estar homogéneo.

Caramelizar uma forma e colocar a massa do pudim. Levar ao forno em banho-maria até estar cozido, cerca de 1h, 1:20h (verificar com um palito, tal como nos bolos). Retirar do forno e deixar arrefecer dentro da forma.

Depois de frio, levar ao frigorífico e desenformar na hora de servir.

Bom apetite!

Pudim de pão

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Doce de maçã com cenoura – receita Bimby

Doce de maçã e cenoura

Ora aqui está uma combinação que nunca tinha experimentado, mas que se revelou uma excelente surpresa. Nesta época do ano, em detrimento de frutas coloridas e apetitosas, as maçãs vão sempre sobrando na fruteira. E foi assim que nasceu este docinho. Muito saboroso e nutritivo. Aqui fica a sugestão:

2 cenouras médias
Maçãs até perfazer 700g juntamente com as cenouras
175g de açúcar branco
175g de açúcar amarelo
Sumo de ½ limão
1 pau de canela

Pelar as cenouras e cortar em pedaços. Descascar as maçãs e tirar o caroço. Partir em bocados e colocar, juntamente com as cenouras e o sumo de limão no copo da Bimby.

Triturar uns segundos na vel. 4-5, até ficar com a consistência desejada. Juntar os açúcares e misturar uns segundos na vel. 3. Acrescentar o pau de canela e programar 30 min., vel. 2, temp. 100.

Quando estiver pronto, colocar em frascos esterilizados, tapar e voltar com a tampa para baixo até arrefecerem.

Bom apetite!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Empadão de frango e alheira

Empadão de frango com alheira

Hoje trago uma sugestão simples e rápida de fazer, mesmo para jantares de semana. Para quem gosta do sabor de alheira, é um prato que fica muito saboroso. E como este Verão, de quente teve muito pouco, até soube bem, numa das noites mais frescas. Aqui fica a sugestão:

Puré de batata q.b. para a travessa que queremos usar
4 peitos de frango
Sumo de 1 limão
1 alheira
1 copo de azeitonas
1 cebola
3 dentes de alho
Azeite e sal q.b.
10-12 cogumelos frescos
1 gema de ovo com uma colher de sopa de leite

Começar por partir os peitos de frango em cubos pequenos e temperar com o sal, o sumo de limão e os dentes de alho fatiados. Reservar.

Preparar o puré de batata. (Usei uma receita de puré da Bimby)

Colocar uma frigideira grande a aquecer e regar com uma boa quantidade de azeite. Cortar a cebola e os cogumelos em fatias e deixar alourar no azeite. Juntar os peitos de frango e deixar fritar. Quando estiverem lourinhos, retirar do lume e reservar.

Na mesma frigideira, colocar a alheira, já sem pele e ir desfazendo com um garfo. Quando estiver o recheio alourado, juntar o frango reservado, juntamente com as azeitonas e envolver tudo muito bem. Acertar o tempero com um pouco de sal.

Colocar num tabuleiro que possa ir ao forno e cobrir com o puré de batata. Pincelar a superfície com a gema de ovo batida com uma colher de sopa de leite e levar ao forno até estar douradinho. Acompanhei com uma salada.

Bom apetite!

 Empadão de frango com alheira

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Crumble de pescada com azeitonas e alho francês

Crumble de pescada com azeitonas e alho francês

Trago hoje uma sugestão que pode ser uma boa solução para um jantar menos formal. É muito simples de fazer e fica com uma óptima apresentação. Agradou a todos, mesmo aos mais novos. Aqui fica:

6 filetes de pescada
1alho francês
1 frasco de azeitonas pretas descaroçadas (agora já há no Pingo Doce)
2 a 3 pães pequenos e duros
3 dentes de alho
Azeite, sumo de limão e sal q.b.

Começar por temperar os filetes de pescada com sumo de limão e uma pitada de sal. Deixar a tomar sabor cerca de uma hora (pode ser menos tempo, se não tivermos oportunidade).

Num robot de cozinha triturar, separadamente e de forma grosseira, o alho francês, o pão, e as azeitonas juntamente com os dentes de alho. Ir colocando numa taça grande e no fim regar generosamente com azeite, colocar uma pitada de sal e envolver todos os ingredientes, de forma uniforme.

Num tabuleiro de ir ao forno, colocar os filetes (passando-os por um toalhete de cozinha para irem mais sequinhos) de maneira a ficarem o menos sobrepostos possível.

Cobrir todo o tabuleiro com a mistura preparada e levar ao forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de 30 minutos ou até a cobertura estar douradinha. Acompanhamos com puré de batata.

Bom apetite!

Crumble de pescada com azeitonas e alho francês

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sericaia - receita Bimby

Sericaia

Hoje trago um doce típico alentejano. A receita é da Bimby, e é na realidade muito simples de fazer. Peço desde já desculpa aos alentejanos e apreciadores de sericaia, mas lá por casa, todos dispensamos a presença das ameixas de Elvas em calda. Por isso, saiu uma sericaia simples, mas nem por isso, menos deliciosa. Aqui fica:

6 ovos
750g de leite
90g de farinha
200g de açúcar
1 pau de canela
Casca de 1 limão

Colocar a borboleta na lâmina e bater as gemas com o açúcar e a casca do limão durante 5 min., na vel. 3.

A casca de limão, convém ir o mais inteira possível, ou em pedaços bem grandes, para se conseguir retirar no fim. Juntar o leite, o pau de canela e a farinha e programar 10 min., temp. 90, vel. 3. No fim deverá ter a consistência de um creme.

Quando estiver pronto, retirar a casca do limão e o pau de canela. Ligar o forno para ir aquecendo até aos 180.ºC.

Enquanto isso (e as claras, prefiro bater sempre com a minha velha amiga batedeira) bater numa taça as claras em castelo bem firme. Juntar as claras ao creme, delicadamente, sem bater e envolvendo de baixo para cima.

Colocar colheradas grandes da massa num tabuleiro de barro (pode ser usado um pirex) de forma irregular e desencontrada, a partir do centro para os bordos do prato, para abrir as famosas rachas enquanto coze no forno. Polvilhar com bastante canela.

Levar ao forno a 180.ºC. Quando as rachas começarem a surgir, baixar o forno para os 150.ºC até estar completamente cozido (cerca de mais 20 minutos). Retirar do forno e deixar arrefecer.

Bom apetite!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bolo de natas com nozes

Bolo de natas com nozes

Se havia coisa que eu não fazia, era alterar receitas de bolos. Hoje em dia já me dou a esse luxo, correndo sempre o risco de uma valente desilusão. Não foi o caso desta receita. Tira daqui, acrescenta dali, e muda do outro lado. O resultado foi excelente. Um bolo muito saboroso e fofo com aroma a laranja e o toque especial das nozes. Aqui fica a sugestão:

300g de farinha
300g de açúcar
4 ovos
200ml de natas (1 pacote)
Sumo e raspa de uma laranja
1 colher de chá de fermento
Uma mão cheia de nozes

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.

Partir para uma taça as nozes em pedaços não muito pequenos. Salpicá-las com farinha e envolver. Reservar.

Numa taça colocar o açúcar, os ovos e a raspa da casca da laranja. Bater com a batedeira até estar uma mistura cremosa. Juntar as natas e o sumo de laranja e bater novamente. Aos poucos ir juntando a farinha e o fermento, batendo, mas a uma velocidade mais baixa.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 40-50 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar e desenformar.

Bom apetite!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tomates recheados

Tomates recheados

Hoje trago uma sugestão com sabor a Verão. Muito simples e rápido de preparar, ideal para dias quentes e refeições leves. Esta dose serviu para uma pessoa, basta multiplicar pelo número de convivas desejados. Aqui fica:

Para uma pessoa:
2 tomates médios
1 lata de atum natural
3 delícias do mar
6 azeitonas
2 colheres de sopa de pickles
3 ramos de salsa
2 colheres de sopa de maionese
1 pitada de sal fino

Começar por lavar muito bem o tomate e limpar a água com um toalhete de cozinha. Retirar a rama e limpar o interior do tomate, com cuidado para não o romper. Reservar. Num robot de cozinha, picar todos os restantes ingredientes de forma grosseira (ou a gosto). Rechear os tomates com a mistura e servir com umas tostinhas.

Bom apetite!

sábado, 3 de setembro de 2011

Bolos de areia e novidades na caixa do correio

Bolos de areia

Bolos de areia foram os únicos feitos nestas últimas semanas. Quase três semanas recheadas de praia, bom tempo e águas quentes. Férias em família, este ano cá dentro, que a crise não dá para grandes aventuras. Foram dias de descanso bem merecidos, depois de um ano meio caótico, de umas férias alucinantes do ano passado, antecedidas por outro ano alucinante! Ou seja, um merecido descanso da família. Soube bem a todos. Deu para tudo.

Houve tempo para passear, para jogar, para comer, para brincar, para rever "velhos" amigos, para conhecer sítios novos e experimentar novas emoções. Foram boas. Agora há a angústia do regresso, da separação das minhoquinhas, da correria do dia a dia. Um novo ano começa (sim, que para mim o ano começa agora) com perspectivas muito cinzentas. As baterias estão carregadas, mas não sei se o suficiente para encarar o que aí vem! Seja como for, as decisões de "ano novo" foram tomadas em família e já estão no papel para serem relembradas sempre que preciso. Vamos ver...

Da minha parte, um óptimo ano para todos os meus leitores, recheado de momentos doces, e de dias bem temperados.


Mas no regresso havia novidades na caixa do correio. Uma oferta da Knorr, "Sabores no forno", para experimentar os seus novos temperos.

Recebido, para experimentar! :)

E uma oferta da Lusitana, com um vale no valor de 15€ para ser usado no novo site de venda on-line "e-mercearia". Já o usei e gostei da experiência. O site está limpo e de fácil navegação. O serviço é rápido e eficiente. Os produtos não são novidade para mim, porque já os consumia. As farinhas são as mais práticas de usar (já vêm em pacotes de 500g) e muito saborosas. O spray recomendo para untar as formas de queques. Não há nada mais prático!

Mais uma oferta Lusitana



Agradeço as ofertas que usarei com muito prazer!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...