sexta-feira, 29 de julho de 2011

Crepes "chineses" na Actifry

Crepes "chineses" na Actifry

Com uma massa filo a acabar a validade e uns resto de carne grelhada, resolvi preparar uns crespes rápidos para o jantar. Não sei porquê, mas nos crepes, as crianças (as minhas, claro!) comem os legumes sem sequer pestanejar. A grande vantagem é que não são fritos, uma vez que são feitos na Actifry. Aqui fica a sugestão.

Massa filo suficiente para 16 crepes pequenos
Restos de carne (o equivalente a duas febras)
½ couve chinesa pequena
1 cenoura média
½ cebola
1 dente de alho
3 cogumelos naturais
1 colher de sobremesa de molho de soja
Sal (atenção ao molho de soja!) e azeite

Começar por partir todos os ingredientes em pedaços muito pequenos. Pode utilizar a ajuda de um robot de cozinha. No fundo de uma frigideira colocar um fio de azeite e saltear todos os legumes (5 a 10 minutos, depende do gosto). No fim juntar a carne e o molho de soja e envolver. Rectificar o tempero e deixar arrefecer um pouco.

Sobrepor duas folhas e cortar a massa em rectângulos. No sentido do comprimento colocar o recheio. Dobrar a massa, primeiro no sentido do comprimento, depois no da largura, como se fosse um embrulho.

Untar ligeiramente o fundo da Actifry com azeite, retirar a pá e colocar os crepes. Programar 5 minutos. Ao fim desse tempo e com a ajuda de uma espátula, virar os crepes e programar mais 5 minutos. Pronto a servir!

Bom apetite!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bolo de maçã

Bolo de maçã

Ultimamente tenho reparado que os melhores bolos ou sobremesas que me podem dar são aqueles que vêm cheios de fruta, quanto mais não seja, cheios do seu aroma ou sabor. Ando viciada em doces com frutas. Acho que já ultrapassei a minha fase de chocólatra assumida e passei para outros paladares. No que toca a bolos de maçã não resisto a nenhum. Apesar de já ter encontrado o meu bolo ideal, gosto sempre de ir experimentando novas receitas. Aqui fica a sugestão:

2 maçãs grandes ou 3 médias
5 ovos
150g de margarina amolecida no microondas
250g açúcar
250g de farinha
1 colher de café de fermento
Sumo de 1/2 limão + 1 colher de sopa de açúcar
Canela em pó q.b.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Barrar uma forma baixa ou tarteira com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.

Descascar e partir as maçãs em fatias finas para uma taça. Regar com o sumo de limão e salpicar com a colher de sopa de açúcar. Reservar no frigorífico.

Numa taça, bater muito bem o açúcar juntamente com a margarina amolecida. Juntar os ovos inteiros e bater novamente. Por fim juntar a farinha e o fermento e envolver até a massa estar homogénea. Colocar a massa na forma reservada e colocar as fatias de maçã por cima, na vertical, de forma a entrarem bem na massa.

Levar ao forno cerca de 25-30 minutos. Testar a massa com um palito, retirar do forno e polvilhar, ainda quente, com canela.

Bom apetite!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Peitos de frango com farinheira

Peitos de frango com farinheira no forno

Hoje trago mais uma daquelas sugestões rápidas para fazer em jantar de dia de semana. Apesar de ficar um prato pesadote, fica com um sabor fantástico a farinheira, ideal para os verdadeiros apreciadores deste enchido. Aqui fica a sugestão:

3 peitos de frango
1 farinheira
100g de queijo mozarella (meio pacote)
6 cogumelos naturais
Sumo de meio limão
1 pitada de sal

Começar por aquecer o forno a 180.ºC. Lavar muito bem os cogumelos, secá-los com um papel de cozinha e cortá-los em fatias finas, distribuindo-os por um prato de ir ao forno.

Abrir os peitos de frango ao meio e coloca-los por cima dos cogumelos. Regar com o sumo de meio limão e temperar com uma pitada de sal (pouco, que a farinheira irá fazer todo o restante tempero).

Abrir uma farinheira, tirar a pele e cobrir os peitos de frango com todo o recheio. Por cima da farinheira colocar queijo mozarella de forma abundante e levar ao forno até ficar tostadinho (cerca de 25 minutos). Acompanhei com arroz branco.

Bom apetite!

Peitos de frango com farinheira no forno

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Tapa do mar – receita Bimby

Tapa do mar - receita da Fátima

Esta é uma receita do livro base da Bimby. Sinceramente ainda nunca a tinha feito, exactamente porque na foto parecia-me bastante “aguada”. Mas a minha amiga F. do blog “O bolinho de sábado” adaptou a receita e fica sensacional. Para os que não a viram lá na “casa” dela, aqui fica a sugestão:

250g de delícias do mar descongeladas
100g de pimento verde ás tiras
100g de pimento vermelho às tiras
3 rodelas de cebola
2 ovos cozidos
50g de azeite
30g de vinagre
20g de salsa
sal q.b.

Colocar no copo as delícias do mar partidas em pedaços e picar 4 seg, colher inversa, vel.4. Reservar.

Deitar no copo os restantes ingredientes e programar 3 seg., vel.5. Juntar as delícias do mar e envolver com a espátula ou uns segundos na vel. 3.

Levar ao frigorífico e servir fresco acompanhado de tostas.

Bom apetite!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Biscoitos de avelã com chocolate

Biscoitos de avelã com chocolate

Estes biscoitos, originalmente recheados com doce, são bastante simples de fazer, principalmente para quem tem Bimby. Adaptei a receita e recheei-os com creme de chocolate e avelã. A receita vem de um dos meus blogs de eleição, infelizmente inactivo e há imenso tempo, “O blog da Pantagruela”. Rende cerca de 60 biscoitos. Aqui fica:

Para a massa
200g de margarina
100g de açúcar
2 gemas de ovo
1 pitada de sal fino
300g de farinha
100g de avelãs raladas

Creme de chocolate e avelãs para o “recheio”
Açúcar em pó para polvilhar

Colocar todos os ingredientes da massa numa taça e amassar até estar uma mistura uniforme. Na Bimby – 30seg., vel. 6.

Embrulhar a massa em película aderente e levar ao frigorífico 2 a 3 horas. Passado esse tempo, retirar a massa e formar bolinhas com as mãos. Com o dedo ou com uma colher, fazer pressão no centro, de forma a criar um buraquinho. Com uma colher de café, encher os buraquinhos com o creme de chocolate e avelãs. Levar ao forno pré-aquecido a 200.ºC cerca de 15 minutos.

Retirar do forno, deixa arrefecer sobre uma grelha ou rede. Depois de frios, polvilhar com açúcar em pó. Guardar em caixa hermética.

Bom apetite!

Biscoitos de avelã com chocolate

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Torta… versão Bimby

Torta com recheio de doce da Clau

Fazer tortas era um drama para mim. Não o fazer em si, como é evidente, mas a parte do desenrolar e enrolar. Tinha um medo absoluto que a coisa corresse mal e não fazia. Até arriscar! Claro que há vezes em que corre melhor que outras, mas regra geral a torta até acaba por ficar bem direita. Aqui está a minha torta versão Bimby:

6 ovos
200g de açúcar
200g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal

Recheio: usei um doce de batata-doce delicioso que me ofereceu uma amiga. Pode-se usar um doce de fruta, chocolate, natas ou creme de ovos.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar a borboleta no copo. Juntar os ovos com o açúcar e programar 2 min., 37.ºC, vel.3.

Programar mais 2 min., vel. 3, mas sem temperatura, para ficar um creme fofo.

Incorporar a farinha, o fermento e o sal e envolver durante 15 seg., na vel.3. Colocar a massa no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal ligeiramente untado com margarina. Espalhar a massa de forma a cobrir todo o tabuleiro.

Levar ao forno cerca de 15 minutos.

Retirar do forno e desenformar para cima de um pano polvilhado com açúcar. Retirar o papel vegetal com cuidado e cobrir com o recheio seleccionado. Enrolar com a ajuda do pano e deixar arrefecer ainda com o pano enrolado. Depois de fria, passar com cuidado para uma torteira. Polvilhar com açúcar e servir.

Bom apetite!

Torta com recheio de doce da Clau

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Queques de limão com açúcar e canela

Queques de limão com açúcar e canela

Três crianças em casa para lanchar, a quarta a chegar ao fim do dia. Fazer uma coisa rápida, simples, e do gosto da pequenada. Abrir o “armazém” de receitas em lista de espera e… lá está! Directamente de Espanha do blog “Las comiditas de Cris” uns fantásticos queques com sabor a limão, adocicados com o açúcar e canela da cobertura. Rendeu 14 queques pequenos, que desapareceram no próprio dia. Melhor prova de que eram bons, é difícil! Aqui fica:

100g de margarina
120g de açúcar
2 ovos
100g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa de meio limão

Para a cobertura depois de cozidos
1 colher de sopa de manteiga (ou o suficiente para pincelar os queques)
Açúcar e canela q.b.

Pré-aquecer o forno a 220.ºC. Preparar as formas dos queques. No meu caso usei formas normais, sem untar, e coloquei as forminhas de papel lá dentro. Assim, é só encher.

Amolecer a margarina no micro-ondas. Bater os ovos, juntamente com o açúcar, até ficar uma mistura esbranquiçada e fofa. Juntar a farinha com o fermento e envolver. Por fim, juntar a raspa do limão, juntamente com a margarina e envolver novamente de forma homogénea. Encher as forminhas com a massa até 2/3 da sua capacidade. Colocar no forno e ao fim de 5 minutos, baixar a temperatura para 200.ºC. Deixar cozer mais 10 minutos.

Retirar do forno, e ainda quentes, pincelar os queques com manteiga (ou margarina) amolecida) e passar a cobertura pela mistura de açúcar e canela.

Acompanhar com um copo de leite.

Bom apetite!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bolo rápido com capinha de açúcar – receita Bimby

Bolo rápido com capinha de açúcar

Mais um bolinho rápido para fazer ao fim do dia, ideal para lanche e pequeno-almoço. Fica pequeno e desaparece num instante! A cobertura fica idêntica aos bolos de arroz. Aqui fica:

3 ovos
225g de açúcar
150g de margarina
200g de natas líquidas (um pacote dos pequenos)
300g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa da casca de 1 laranja (opcional)
Açúcar q.b. para cobrir

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda e pequena com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.

Colocar no copo os ovos, o açúcar e a raspa de laranja e programar temp. 37, vel. 4.

Juntar a manteiga e as natas e bater na vel. 5 durante 1 minuto.

Adicionar por fim a farinha e o fermento e misturar durante alguns segundos na vel. 3. Verificar se a massa está homogénea.

Deitar a massa na forma e polvilhar abundantemente com açúcar. Levar ao forno e deixar cozer cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno, aguardar uns minutos, e desenformar com cuidado para não quebrar muito a cobertura.

Bom apetite!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cheesecake de chocolate

Tarte cheesecake de chocolate

Já fiz esta tarte há tanto, mas tanto tempo, que honestamente não posso dizer ao certo qualfoi o resultado. Seja como for é muito simples de fazer, especialmente se usarmos como base massa quebrada de compra. A receita tirei do blog espanhol “Bocados de cielo”, um dos meus preferidos. Aqui fica:

Uma base de massa quebrada de compra
300g de queijo tipo Philadelphia
2 ovos
100g de açúcar
50g de cacau em pó
1 colher de café de aroma de baunilha (opcional)
50g de avelãs trituradas

Começar por aquecer o forno a 180.ºC. Preparar a tarteira estendo a massa (com o papel vegetal) e picando-a, para respirar durante a cozedura. Reservar.

Separar as gemas das claras. Bater muito bem as gemas com o açúcar. Acrescentar todos os restantes ingredientes, com excepção das claras, e voltar a bater. Reservar

Bater as claras em castelo firme e misturar no creme reservado, sem bater e envolvendo com uma colher delicadamente e debaixo para cima. Colocar o recheio sobre a massa quebrada e levar ao forno cerca de 35 minutos ou até estar cozida.

Retirar, desenformar e servir fria.

Bom apetite!

Tarte cheesecake de chocolate

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Montinhos de claras com doce de morango

Doce de claras com doce de morango

Ora aqui está mais uma excelente maneira de gastar as claras. Enquanto tinha um arroz doce a “bimbar” e preparava as gemas para acrescentar no fim, lá cheguei à conclusão que ficaria com mais uma caixinha de claras no congelador. Resolvi dar-lhes logo uso, uma vez que ía para um almoço de família, e mais um docinho é sempre bem-vindo! É muito simples e rápido de fazer. Aqui fica a sugestão:

4 claras
1 pitada de sal
6 colheres de sopa de açúcar
8 colheres de sopa de doce (neste caso usei morango)

Numa taça, colocar as claras, com uma pitada de sal fino e começar a bater. Ir juntando o açúcar progressivamente até ficarem bem firmes. Colocar as claras às colheradas num recipiente que possa ir ao microondas e cozer por 1 minuto (como nas farófias). Retirar e passar para um passador largo até arrefecerem. Quando estiverem frias, retirar novamente em colheradas irregulares para a taça de servir e cobri com doce de morango. Servir fresquinho.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...