quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quadrados de canela – receita Bimby

Quadrados de canela

Assim que vi esta receita no Forum Bimby, (autora Elsa Claro) fiquei logo com ela debaixo de olho. Não demorei muito até experimentar e não me arrependi mesmo nada. É um bolo muito simples e delicioso. Teve aprovação generalizada o que é sempre um alívio! E enche a casa a aroma de canela. Aqui fica:

7 ovos
200g de açúcar
150gs de farinha
2 colheres de sopa de canela em pó
Açúcar e canela q.b. para envolver o bolo

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro quadrado ou rectangular com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.

Colocar a borboleta na lâmina e pôr no copo os ovos e o açúcar. Programar 10 min., temp. 37, vel. 4.

Ao fim desse tempo, juntar a farinha e a canela e envolver 10 seg. na vel. 3.

Colocar a massa no tabuleiro preparado e levar ao forno cerca de 20 a 25 minutos.

Preparar um prato ou taça com açúcar e canela para envolver os pedaços de bolo.

Verificar a cozedura e retirar do forno. Ainda quente, cortar o bolo em quadrados pequenos e passá-los pelo preparado de açúcar e canela.

Bom apetite!

Quadrados de canela

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Brioches para o pequeno-almoço - receita Bimby

Brioches para o pequeno-almoço

Há dias em que me apetece preparar um pequeno-almoço diferente. Para isso preciso de tempo, vontade e principalmente de me levantar sem que mais ninguém acorde. Foi num desses dias que saíram estes brioches para o pequeno-almoço. Dias muito raros, mas delciosos de aroma a pão quente e doce logo pela manhã. A fonte é o novo livro de receitas base da Bimby. Aqui fica:

150g de leite
1 pitada de sal
50g de açúcar
50g de margarina
3 gemas de ovo
½ saqueta de fermento para pãp
400g de farinha
1 gema para pincelar

Colocar no copo o leite, o sal, o açúcar e a margarina e programar 1 min., 37ºC, vel. 2.

Juntar as gemas e o fermento e programar 10 seg. na vel. 2.

Adicionar a farinha e programar 1 min. na vel. espiga.

Fazer pequenas bolas com a massa e colocar no tabuleiro do forno polvilhado com um pouco de farinha. Pincelar a superfície com gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 50.ºC durante 20 minutos, para que dobre de volume. Aumentar depois a temperatura para 180.ºC cerca de 25 minutos. Servir ainda quentes com manteiga.

Bom apetite!

Brioches para o pequeno-almoço

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Argolas de limão

Argolas de limão...

A receita vem do blog “3 bichinhas na cozinha”. São umas deliciosas argolas de limão, que voltarei a repetir, mas tendo mais atenção ao tempo de forno que lhes dou. Foram feitas num dia de muita agitação e de produção em série de biscoitos, o que fez com que me distraísse e as deixasse tempo a mais no forno, o que fez com que ficassem um “bocadinho” mais duras do que era suposto. Mas de sabor são óptimas e tiveram a aprovação da família. Obrigada pela receita. Aqui fica:

100g de açúcar
50g de margarina amolecida no micro-ondas
Raspa da casca de 1 limão
5 colheres de sopa de leite (coloquei mais)
260g de farinha
1 ovo inteiro + 1 gema para pincelar
3 colheres de sopa de leite


Começar por bater a manteiga, juntamente com o açúcar e a raspa de limão. À parte bater o ovo com o leite e juntar à mistura anterior. Aos poucos, ir acrescentando a farinha e amassando até conseguir formar uma bola maleável. Enrolar em película aderente e levar ao frigorífico por meia hora.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC e preparar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal ou tapete anti-aderente. Reservar.

Passado o tempo, retirar a massa do frio, e fazer pequenos rolinhos que transformamos depois em argolas. Colocar no tabuleiro e pincelar com a gema misturada com as 3 colheres de sopa de leite. Levar ao forno até ficarem douradinhos.

Retirar e deixar arrefecer sobre uma rede. Guardar em caixa hermética.

Bom apetite!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bolo de noz – receita Bimby

Bolo de noz

Este bolo é bastante pesado. A fonte é o livro "Doces e Sobremesas" da Bimby. Basta olhar para a lista de ingredientes para perceber que este bolo é uma verdadeira bomba calórica. Por isso toca a cortar nos ingredientes mais pesados, coisa que aqui a maçarica achou por bem não fazer!!!!! Aqui fica a receita original:

7 ovos
350g de açúcar
350g de farinha
350g de manteiga (margarina)
2 colheres de chá de fermento em pó
100g de nozes em pedaços envolvidos em farinha

Colocar as nozes no copo e dar 2 toques de turbo. Retirar, envolver em farinha e reservar.

Sem lavar o copo, juntar a margarina, o açúcar e os ovos e bater 5 mi., temp. 37, vel. 3.

Juntar a farinha e o fermento e envolver 15 seg. na vel. 3. Juntar por fim as nozes e envolver com a espátula.

Colocar a massa numa forma de bolo inglês untada com margarina e polvilhada com farinha. Levar a forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de 45-50 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bolo de coco e maçã

Bolo de coco e maçã

Mais um bolinho muito simples e rápido de fazer. Não precisa de grandes apresentações. Fica com a textura de coco, a humidade de maçã e o aroma da laranja. Aqui fica:

4 ovos
200g de açúcar
100g de margarina amolecida
1 iogurte de coco
180g de farinha
50g de coco ralado
1 colher de chá de fermento em pó
1 maçã
1 laranja pequena

Começar por bater muito bem os ovos com o açúcar. Juntar de seguida a margarina e o iogurte e voltar a bater. Adicionar o coco, a maçã muito picadinha (ou cortada em cubos bem pequenos) e o sumo de laranja. Por fim, juntar a farinha e o fermento.

Levar a forno pré-aquecido a 180.ºC, em forma de buraco untada com margarina e polvilhada com farinha, por cerca de 40 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e desnformar.

Bom apetite!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pão com queijo quark e fiambre – receita Bimby

Pão com queijo quark e fiambre

Temos por hábito juntar a família muitas vezes (mesmo muitas!!!). Claro está, que encontros de família sem refeição, não são encontros, e é sempre um bom motivo para experimentar coisas novas. Desta vez o mote foi a caracolada. Mas como muitos não apreciam caracóis, tem que haver sempre alternativas. Decidi fazer este pão, que agrada a miúdos e graúdos. A receita é adaptada do antigo livro de massas da Bimby. Aqui fica:

Para a massa
1 ovo
1 colher de chá de sal
150g de óleo
200g de leite
20g de açúcar
600g de farinha
20g de fermento de padeiro fresco

Para o recheio
200g de fiambre
250g de queijo quark
1 colher de sopa de azeite
Orégãos q.b.

Para fazer a massa, colocar todos os ingredientes no copo e programar 1 min., vel. 6.
Colocar a massa numa superfície polvilhada de farinha. Retirar uma pequena porção (opcional) para fazer algumas decorações no fim. Esticar a massa com um rolo até ficar um rectângulo.

Por cima distribuir as fatias de fiambre, barrar o queijo quark, regar com azeite e polvilhar com orégãos. Fechar a massa (pode-se enrolar como uma torta) nas pontas e enrolar as laterais uma para cima da outra. Enfeitar com a massa reservada e deixar dobrar de volume, num local livre de ar fresco (costumo usar o próprio forno). Ao fim de uma hora (deve ser o suficiente para a massa levedar) ligar o forno a 180.ºC e deixar cozer cerca de 40 minutos. Retirar do forno e servir, quente ou frio.

Bom apetite!

Pão com queijo quark e fiambre

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pudim de claras com doce de ovos de canela

Pudim de claras com doce de ovos de canela

Ora aqui está uma sobremesa muito simples de fazer, mas deliciosa, no que diz respeito aos gostos lá de casa, claro está! O meu marido andava ao tempo a suspirar por doce de ovos, e com tantas claras para gastar, acabou por sair um simples e muito rápido pudim de claras coberto com doce de ovos com canela. Aqui fica a sugestão:

8 claras
16 colheres de sopa de açúcar

4 ovos
160g de açúcar
1 colher de chá de canela

Nozes q.b.

Para o pudim:
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma com margarina e reservar.
Numa taça colocar as claras e começar a bater com a batedeira. Quando se começarem a formar, adicionar a pouco e pouco as colheres de açúcar. Bater até ficar um merengue firme. Colocar na forma reservada e levar ao forno por 9 minutos. Ao fim desse tempo, desligar o forno e entreabrir a porta. Deixar arrefecer dentro do forno.

Para a cobertura:
Com uma vara de arames bater muito bem os 4 ovos inteiros (gemas e claras) juntamente com o açúcar. Levar ao lume muito brando e ir mexendo com bastante regularidade até começar a engrossar. Juntar a canela e continuar a mexer até a mistura estar espessa (quando arrefece ainda fica mais sólida). Retirar do lume e mudar para outro recipiente para arrefecer.

Quando as duas coisas estiverem frias, desenformar o pudim (é muito, muito simples) e cobrir com o doce de ovos. Polvilhar com pedacinhos de nozes.

Bom apetite!

Pudim de claras com doce de ovos de canela

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Massada de bacalhau com ovos escalfados

Massada de bacalhau com ovos escalfados

As massadas funcionam muito bem cá por casa. São rápidas e como é evidente permitem uma infinidade de variações. Desta vez saiu uma massada de bacalhau com ovos escalfados. Foi para variar! Aqui fica:

1 cebola pequena
3 dentes de alho
2 raminhos de salsa
1 lata de tomate pelado
1 embalagem de bacalhau congelado em lascas
250g de macarrão riscado (1/2 pacote)
4 ovos
Sal e azeite q.b.

Regar o fundo de um tacho com azeite. Picar a cebola e os dentes de alho, juntar a salsa e levar a lume brando a refogar. Quando começar a alourar, juntar o bacalhau ainda congelado, tapar o tacho e deixar cozinhar uns 5 minutos. Passado esse tempo, juntar o tomate e acrescentar a água suficiente para cozer a massa. Quando levantar fervura juntar o macarrão e acertar o sal. Quando a massa estiver a meio da cozedura (passados 4 ou 5 minutos) mexer e depois colocar por cima os ovos para escalfarem. Tapar o tacho e deixar cozinhar até os ovos estarem no ponto. Servir de imediato.

Bom apetite!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Biscoitos fofos de coco e aveia

Biscoitos fofos de coco e aveia

Tinha 3 claras para gastar e já não tinha mais caixas nem caixinhas para as congelar. Decidi aproveitar o forno que estava quente e saíram uns biscoitos fofos de coco e aveia, improvisados na hora, até a massa parecer consistente. Ainda rendeu um tabuleiro de forno cheio de bolinhos perfumados. Aqui fica:

3 claras
1 pitada de sal
150g de açúcar
100g de coco ralado
150g de aveia

Colocar as claras numa taça, juntar uma pitada de sal e bater até as claras ficarem bem firmes. Noutra taça, juntar o açúcar, o coco e a veia e misturar bem. Juntar as claras batidas em castelo e envolver delicadamente, de baixo para cima, até ficar uma mistura homogénea. Colocar colheradas (usei uma colher de sobremesa) da massa no tabuleiro do forno, forrado com tapete anti-aderente.

Deixar cozer cerca de 20 minutos. Retirar o tabuleiro e deixar os biscoitos repousar até estarem mornos. Retirar então para uma grelha e deixar arrefecer por completo antes de guardar numa caixa hermética.

Bom apetite!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Enxovalhada

Enxovalhada

Este doce estava-me debaixo de olho há já algum tempo. Vi a receita numa revista Teleculinária e achei que devia ser bastante saboroso, além de muito simples. Não me enganei. Faz-se em dois tempos, e fica de facto saboroso, mas muito, muito pesado. Fica com uma consistência de queijada maciça, e o toque final da canela, faz toda a diferença. Aqui fica a sugestão:

500g de farinha
350g de açúcar
100g de margarina
2 ovos
½ litro de leite
1 colher de sopa de banha
1 colher de café de fermento em pó
Raspa da casca de 1 limão
Margarina, açúcar em pó e canela q.b.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro de loiça ou pirex com margarina e reservar.

Numa taça, misturar muito bem os ovos, a margarina amolecida, a banha, o leite, o fermento e a raspa de limão. Quando estiver uma massa homogénea, começar a incorporar a farinha envolvendo delicadamente.

Deitar a massa no tabuleiro untado e levar ao forno cerca de 25-30 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer. Depois de frio, polvilhar abundantemente com canela e açúcar em pó.

Bom apetite!

Enxovalhada

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Salada de tomate e agrião com molho caseiro

Salada de tomate e agrião

Como é evidente esta salada não tem nada de muito original. Tomate e agrião, uma mistura de grande sucesso para mim. A única diferença foi o tempero. E fez mesmo toda a diferença…

Tomate q.b.
Agrião q.b.

Para o molho:
½ pacote de coentros (daqueles pacotinhos que se vendem nos supermercados)
6 dentes de alho
1 colher de café de sal
Azeite q.b.

Lavar muito bem o tomate e os agriões, e colocar numa taça. Num robot de cozinha (usei a Bimby) colocar os dentes de alho descascados, e os coentros partidos em pedaços pequenos. Adicionar o sal e cobrir com azeite. Picar até estar ao nosso gosto.

Temperar o tomate e o agrião e envolver bem. Colocar o restante molho num frasco com tampa hermética e guardar. Rende bastante e serve para inúmeras situações. Já usei para temperar saladas, sopas, carnes grelhadas, peixe cozido… Fica um sabor diferente e muito agradável!

Bom apetite!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bolo rápido de restos

Bolo rápido de restos

Mais um daqueles aproveitamentos meio inventados. Com 3 costeletas grelhadas no frigorífico e uma refeição leve para comer fora de casa a precisar de ser feita, saiu um bolinho salgado muito simples de fazer. Lá resultaram umas fatias todas catitas, acompanhadas com uma salada de tomate. Almoço feito e problema resolvido. Aqui fica:

3 costeletas grelhadas
1/3 de chouriço de carne
½ cebola
1 cenoura
1 dente de alho
5 ovos
200g de farinha
Sal
70g de azeite

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma com azeite e polvilhar com um pouco de farinha.

Arranjar as costeletas, limpando de todos os ossos e gorduras. Partir o chouriço em rodelas finas.

Num robot de cozinha picar a cebola, a cenoura e o alho.

Numa taça bater muito bem os ovos, temperados com sal, juntamente com o azeite. Envolver a farinha e quando a massa estiver homogénea, juntar os legumes e as carnes. Colocar na forma untada e levar ao forno quente cerce de 30-35 minutos. Verificar a cozedura e retirar do forno. Servir quente ou frio, acompanhado de uma salada.

Bom apetite!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O bolinho de sábado


Não, não é um bolinho que trago! É apenas uma apresentação de um novo blog das artes de cozinhar, de uma grande amiga minha. Já a vejo cozinhar há muito tempo, mas só agora se decidiu por “montar” um espaço para mostrar o seu enorme talento na área da cozinha.

Salgados, doces, decoração de bolos, qualquer coisa, ela faz!! E muito bem!!! Não deixem de espreitar “O bolinho de sábado”.

Beijinho F. e muito, muito sucesso!

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)