sexta-feira, 29 de abril de 2011

Crumble de maçã e nêsperas - receita Bimby

Crumble de maçã e nêsperas

Um crumble é sempre um crumble, e sempre muito bem-vindo. Dispensa apresentações, apesar de ter formas diferentes de poder ser feito. Aqui fica esta versão de maçã e nêspera. A receita é de uma Teleculinária especial robot de cozinha. A introdução das nêsperas foi inovação minha. Aqui fica:

1000g de maçãs (pesadas ainda por descascar)
500g de nêsperas (pesadas inteiras)
100g de açúcar
1 colher de sopa de farinha maizena
1 colher de sopa de vinho do Porto
1 colher de sopa de canela
Papel de alumínio

Para a cobertura
200g de farinha
150g de açúcar
150 ge manteiga
100g de miolo de amêndoa
2 colheres de sopa de água

Começar por preparar a fruta. Cortar em cubos ou pedaços pequenos, sem caroços nem cascas. Espalhar num tabuleiro de ir ao forno e "temperar" com o açúcar, a farinha, a canela e o vinho do Porto. Envolver bem e levar ao forno pré-aquecido a 180.ºC, coberto com papel de alumínio, cerca de 25 minutos.

Enquanto isso, colocar a amêndoa no copo e programar 10 seg., na velocidade progressiva 6-7-8. Juntar os restantes ingredientes e programar mais 10 seg. na vel. 8.

Quando a fruta estiver cozida, retirar o tabuleiro do forno, dispensar o papel de alumínio, e cobrir o preparado da cobertura. Levar novamente ao forno, até a cobertura estar coradinha.

Retirar e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Crumble de maçã e nêsperas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Biscoitos de corn flakes

Biscoitos de corn flakes

Estes biscoitos são definitivamente dos que mais gostei nos últimos tempos. Super-hiper-mega simples de fazer e deliciosos. Ficam estaladiços mas suaves ao mesmo tempo. A repetir vezes e vezes sem fim. A receita vem do blog “Bem bons”e assim que a vi sabia que tinha que experimentar. Em relação à receita original, reduzi a quantidade de flocos para metade… se não a massa desaparecia. Deve ter sido gralha… Não deixem de fazer. Aqui fica:

85g de açúcar
115g de margarina
200g de farinha de trigo
1 colher de café mal cheia de fermento
1 ovo
140g de cornflakes

Pré aquecer o forno a 200.ºC.

Bater a manteiga e o açúcar até ficar em creme. Juntar o ovo e voltar a bater.
Adicionar a farinha e o fermento e envolver tudo muito bem. Juntar os flocos e envolver delicadamente com uma colher em meia dúzia de voltas.

Com uma colher de sobremesa retirar pequenas porções de massa e colocar ligeiramente afastadas num tabuleiro forrado com película anti-aderente. Levar ao forno cerca de 12-a5 minutos, até estarem douradinhos.

Retirar e deixar arrefecer numa grelha. Depois de frios guardar em recipiente hermético.

Bom apetite!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Doce de nêspera - receita Bimby

Doce de nêspera

Com uma dose inesperada de nêsperas muito maduras a aparecerem lá em casa, e sem capacidade de as comer todas, resolvi experimentar o doce de nêspera. Nunca tinha feito, e até penso que nunca tinha provado, mas gostei bastante do resultado. Aqui fica:

850g de nêsperas - com casca, mas sem caroço
200g de açúcar branco
250g de açúcar amarelo
Sumo de ½ limão
1 pau de canela

Começar por limpar e arranjar as nêsperas. Colocar no copo da Bimby, juntamente com os açúcares e o sumo de limão. Programar 30seg., vel. 5. Juntar o pau de canela e programar 30 min., temp. 100, vel. 2, retirando o copo e colocando o cesto sobre a tampa. Como ficou ainda bastante líquido, programei mais 15 min., temp. varoma... e ficou no ponto!

Bom apetite!

Doce de nêspera

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lulas com bacon e cogumelos

Lulas com bacon e cogumelos

Mais uma variante de cozinhar as lulas. Felizmente é uma daquelas coisas que todos gostamos lá em casa, o que me torna a vida bastante simplificada. Desta vez saíram com o que havia no frigorífico. Aqui fica:

1 kg de lulas limpas (usei daqueles sacos de lulas congeladas)
1/3 pimento vermelho
1 embalagem de cogumelos naturais
1/3 de pedaço de bacon
½ cebola pequena
3 dentes de alho
3 ou 4 pézinhos de salsa
½ copo de vinho branco
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 gema de ovo
1 colher de sopa de mostarda
Sal e azeite

Num tacho colocar a cebola e os alhos picados. Regar com um fio de azeite e colocar a refogar.

Quando a cebola começar a ficar translúcida acrescentar o bacon partido em cubos, os cogumelos bem lavados e laminados e o pimento cortado em tiras finas. Deixar cozinhar por uns minutos. Juntar por fim as lulas cortadas em rodelas, regar com o vinho branco e a polpa de tomate e temperar com sal. Deixar cozinhar em lume brando até as lulas estarem macias (cerca de 30 minutos).

Numa tigela bater a gema de ovo e juntar a mostarda. Quando as lulas estiverem prontas, juntar esta mistura em fio, envolvendo bem, e deixar engrossar o molho cerca de 3 minutos. Servir bem quentinho acompanhado de arroz branco.

Bom apetite!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Granola de chocolate e amêndoa – receita Bimby

Granola de chocolate e amêndoa

Nunca tinha feito granola em casa, porque sempre pensei que desse imenso trabalho, demorasse muito tempo… enfim, manias! Até que a folhear a revista do mês passado da Bimby, me cruzei com esta receita. É daquelas coisas… vocês percebem! Sabemos que temos que fazer dê lá por onde der. E surpresa das surpresas. É fácil, rende imenso, fica óptima e vou repetir sempre que se acabar, com as variações do que houver lá por casa. Fantástica! Aqui fica:

50g de chocolate de culinária partido em pedaços
150g de amêndoa sem pele
150g de doce de maçã (usei um que tinha de maçã com coco)
50g de mel
12g de óleo (de preferência de girassol)
100g de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de sal
400g de flocos de aveia
150g de sementes de girassol
50g de sementes de sésamo
Começar por aquecer o forno a 160.ºC.

Colocar o chocolate no copo e dar 3 ou 3 golpes de turbo. De seguida, pulverizar 15 seg. vel. 9. Retirar e reservar.

Colocar agora a amêndoa no copo e dar 2 a 3 golpes de turbo. Retirar e reservar.

Sem lavar o copo, colocar o doce de maçã, o mel, o óleo, o açúcar, a canela, o sal e o chocolate reservado. Programar 5 min., temp. 100., vel. 2.

Enquanto isso, numa taça grande, misturar os flocos de aveia, a amêndoa reservada e as sementes de sésamo e girassol.

Depois de terminado o tempo da Bimby, envolver a mistura do copo na mistura da taça com uma colher de pau. Envolver muito bem até estar bem uniforme. Espalhar esta mistura num tabuleiro (usei um anti-aderente) e levar ao forno pré-aquecido. De 10 em 10 minutos, retirar o tabuleiro e envolver a granola com uma espátula, para tostar uniformemente. A minha ficou pronta em cerca de 50 minutos, mas no fim, para “despachar” o processo, levantei a temperatura do forno para os 180.º. Tenho usado com iogurtes, mas tenho lá outras receitas para a gastar…

Bom apetite!

Granola de chocolate e amêndoa

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bolo prata

Bolo prata

Este é um daqueles bolinhos de receita tradicional das nossas avós. Muito simples e rápido de fazer, excelente para aproveitar claras e com cheirinho delicioso enquanto está no forno. Perfuma a casa de canela. Aqui fica:

250g de açúcar
250g de farinha
8 claras de ovo
1 pitada de sal fino
100g de margarina
Açúcar e canela para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.º C. Untar uma forma de chaminé com manteiga e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater as claras em castelo com a pitada de sal. Deixar bem firmes. Reservar.

Amolecer ligeiramente a manteiga no micro-ondas (não é necessário se estiver à temperatura ambiente) e bater juntamente com o açúcar até estar em creme. A esta mistura adicionar a farinha e as claras de forma intercalar e sem bater. Envolver bem, de baixo para cima, até a massa estar completamente homogénea e macia.

Colocar a massa na forma e polvilhar com açúcar branco e canela a gosto. Levar ao forno quente cerca de 25-30 minutos. Verificar a cozedura com um palito. Retirar, desenformar e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Bolo prata

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tarte pastel de nata – receita Bimby

Tarte pastel de nata

Esta receita é daquelas que não pode falhar em nenhum blog de culinária português. Penso que já coloquei uma tarte pastel de nata, mas esta versão Bimby, fica francamente boa e é muito, mas mesmo muito simples de fazer. Ela está espalhada por vários blogs, mas esta versão vem do blog “Os temperos da Argas”. Aconselho vivamente a quem não conhece a ir espreitar. Tem óptimas sugestões. Aqui fica:

1 base de massa folhada redonda
280g de açúcar
250g de água
500g de leite
70g de farinha
6 gemas
1 pau de canela
1 casca de limão

Começar por jJuntar todos os ingredientes, com excepção da canela e da casca de limão, no copo e misturar 40 seg., vel. 4.
Colocar de seguida a borboleta, juntando o pau de canela e a casca de limão e programar 18 min, temp. 90, vel. 1 1/2.
Ligar o forno a 200.ºC. Colocar a massa na tarteira (usei de fundo amovível) juntamente com o papel vegetal (se usar de compra!) e picar o fundo com um garfo.
Quando o creme estiver pronto deitar sobre a massa e levar ao forno cerca de 20-25 minutos. Ir verificando para não queimar. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Bom apetite!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Febras de cebolada

Febras de cebolada

Esta é daquelas receitas muito tradicionais, com sabor a cozinhados das avós. Na realidade é uma receita muito simples. Mas trago a sugestão, porque acredito, que muitas das pessoas que aqui passam, venham à procura da receita para o jantar, da receita simples e rápida, para quando chegam a casa já cansadas e sem tempo para nada, porem o jantar a “andar” e terem tempo para a restante imensidão de coisas que há sempre para fazer. Eu também, todos os dias, procuro inspiração e novas ideias para facilitar a minha vida. Aqui fica:

8 a 10 febras de porco cortadas finas
1 cebola grande
3 dentes de alho
3 pézinhos de salsa
Azeite e sal q.b.
½ lata de tomate triturado
1 copo de vinho branco

Num tacho com uma base larga colocar a cebola fatiada, os alhos picados e os pezinhos de salsa. Regar com um bom fio de azeite e levar ao lume. Quando o azeite começar a ferver, distribuir as febras sobre a cebola (não faz mal se algumas ficarem sobrepostas), temperar com sal, cobrir com o tomate e regar com o vinho. Tapar o tacho e deixar em lume brando. Ao fim de aproximadamente 10 minutos, destapar e envolver as febras no molho. Voltar a tapar e deixar cozinhar mais 10 a15 minutos. Não deixar secar o molho. Nos últimos 5 minutos, verificar se é necessário acrescentar um pouco de água ou vinho. Pronto a servir!

Bom apetite!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bolo com capinha de caju e coco

Bolo com crosta de cajú e coco

Hoje trago um bolinho muito simples, mas muito saboroso. Com uma dose extraordinária de caju para gastar, resolvi fazer um bolinho com uma crosta diferente. Fica com uma capinha “crunchy” e caramelizada que tornam o bolo diferente. Aqui fica:

Para a cobertura:
100g de açúcar
70g de caju
50g de pão ralado
30g de coco ralado
80g de margarina
Açúcar em pó para polvilhar

Para o bolo:
180g de margarina
180g de açúcar
250g de farinha
2 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó (rasa)
1 decilitro de leite

Começar por preparar a cobertura. Amolecer a manteiga no microondas e misturar juntamente com todos os restantes ingredientes da cobertura. Colocar na base de uma forma redonda e levar ao frigorífico enquanto se faz o bolo.

Pré aquecer o forno a 180.ºC. Começar por bater a margarina, juntamente com o açúcar, até conseguir um creme liso. Juntar depois os ovos e bater novamente até estar bem misturado. Por fim juntar a farinha com o fermento, intercalando com o leite. Bater bem até a massa estar cremosa e homogénea. Fica uma massa espessa. Verter a mistura sobre a base já preparada e levar ao forno cerca de 40 minutos. Verificar a cozedura com um palito retirar do forno e desenformar ainda quente. Depois de frio, polvilhar com açúcar em pó.

Bom apetite!

domingo, 10 de abril de 2011

Granola de nozes com sultanas e chocolate preto - receita Bimby

Granula... nova versão! A pedido...

Tal como tinha dito, fiquei viciada na facilidade com que se prepara quase um quilo de granola caseira. E repeti novamente, desta vez com algumas mudanças de ingredientes. Aqui fica mais uma versão:

110g de chocolate de culinária
100g de sultanas
80g de nozes
60g de sementes de sésamo
100g de sementes de girassol
450g de flocos de aveia
60g de mel
80g de açúcar amarelo
2 colheres de chá de canela
15g de óleo de girassol
140g de doce de maçã

Começar por picar o chocolate alguns segundos na vel.6. Reservar juntamente com as sultanas.

Picar as nozes grosseiramente e reservar.

Numa taça grande juntar as nozes, as sementes de sésamo, as sementes de girassol e os flocos de aveia. Envolver bem e misturar. Reservar.

No copo da Bimby colocar o mel, a canela, o açúcar, o óleo e o doce de maçã. Misturar bem, 30 seg., vel. 6. Juntar esta mistura à mistura de sementes, flocos e nozes. Envolver muito bem, até estar tudo homogéneo.

Levar ao forno pré-aquecido a 180.ºC, cerce de 45 minutos, mexendo de 10 em dez, para a granola tostar de maneira uniforme. Quando estiver no ponto, retirar do forno e deixar arrefecer no tabuleiro. Depois de frio, misturar o chocolate e as sultanas reservadas. Guardar em recipiente hermético.

Bom apetite!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Bolinhos de azeite

Biscoitos de azeite

Estes bolinhos não fui eu que os fiz. São já tradicionais da minha irmã, que os faz com alguma regularidade. Seja como for, são tão bons, que de certeza, merecem destaque aqui no blog. A receita que vou colocar é metade da original, e mesmo assim, rende uma caixa bem grande cheia de deliciosos bolinhos. Aqui fica:

2 chávenas de açúcar
1 chávena de azeite
4 ovos
Farinha de trigo q.b. (quase 1 kg)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
½ cálice de aguardente (opcional)
Raspa da casca de ½ limão
1 gema para pincelar

Numa taça grande colocar os ovos e o açúcar. Bater bem. Juntar o azeite, a raspa de limão, a canela e a aguardente. Bate-se novamente até a mistura estar homogénea. De seguida, juntar o fermento e adicionar aos poucos a farinha, até a massa estar consistente para moldar. Fazer pequenas bolas, pincelar com a gema de ovo e colocar num tabuleiro de ir ao forno untado com azeite. Levar a forno quente, 180.ºC, estarem douradinhos.

Bom apetite!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Gelado de filipinos – receita Bimby

Gelado de filipinos

Esta receita foi-me dada por amiga do Flickr, mas versão Oreos. Como há pouco tempo tinha usado os Oreos num bolo, resolvi fazer versão Filipinos, ou melhor, Filipinos do PD, passando a publicidade. Devo confessar, que apesar de ter a Bimby já há quase dois anos, ainda não tinha feito nenhum gelado. Foi desta. A receita pareceu-me ideal para os gulosos chocólatras lá de casa e comecei por este. O resultado foi fantástico e aprovado por unanimidade. Este Verão, não vão faltar gelados lá por casa. Aqui fica:

2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado
1 pacote de bolachas filipinos de chocolate preto
1 clara de ovo

Colocar por partir as bolachas em pedaços pequenos uns segundos na vel. 5. Retirar e reservar.
Colocar a borboleta no copo e começar por bater as natas 1 min. vel. 3 ½.
Juntar o leite condensado e envolver 10 seg. vel 2.
Juntar a clara de ovo e programar 6 seg. vel 2.
Adicionar as bolachas reservadas e programar 10 seg. vel 2.

Colocar numa caixa com tampa (para se poder guardar durante mais tempo) e levar ao congelador até ter a consistência de um gelado. Durante a congelação ir envolvendo de quando a quando o preparado. Se não tiver possibilidade para isso não é dramático, fica bom na mesma!

Bom apetite!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Frango com limão, hortelã e mostarda… no tacho

Frango com molho de limão e hortelã

Tinha tirado de manhã um frango do congelador para assar no forno, com limão e hortelã. Mas, claro está, que no meio do caos do fim de dia, com obras em casa para ajudar à festa, tempo foi coisa que não houve. E saiu o frango com o mesmo tempero, mas no tacho. Ficou muito saborosa, e é apenas mais uma versão de franguinho rápido para jantar de semana. Enquanto o frango cozinhava, as batatas iam fritando na Actifry. Uma daquelas refeições que se cozinha sozinha, se é que me entendem. Aqui fica a sugestão:

1 frango partido em pedaços pequenos
Raminhos de hortelã
Sumo de 1 limão pequeno
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de pimentão-doce
½ cebola
2 dentes de alho
Sal e azeite q.b.

Num tacho colocar a cebola e os alhos picados, juntamente com os raminhos de hortelã. Regar com azeite e colocar ao lume. Quando a cebola estiver a alourar, colocar os pedaços de frango por cima e deixar cozinhar 3 ou 4 minutos, até o frango começar a tomar cor. Temperar com o sal, o pimentão-doce e o sumo de limão. Tapar o tacho e deixar cozinhar por mais 10 a 12 minutos. Nessa altura, juntar o açúcar e a mostarda. Envolver bem o frango no molho e tapar novamente o tacho. Deixar apurar em lume mínimo mais 3 ou 4 minutos. Está pronto!

Bom apetite!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nuvens de maçã

Nuvens de maçã

Hoje trago uma receita retirada de um blog fabuloso, especializado em entradas (L’ Exquisit). Mas quando vi as fotos destas nuvens de maçã, sabia que tinha que as experimentar. A receita original dizia que rendia cerca de 22 bolinhos. A mim rendeu menos, pelo que posso concluir que os fiz demasiado grandes, o que fez com que talvez se tornassem mais “embuxativos”. Para além disso para a próxima (sim, que irá haver próxima!!!) penso colocar mais maçã. São pouco doces, ideais para um lanchinho. Aqui fica:

80g de açúcar
1/2 colher de café de essência de baunilha
2 ovos
100g de margarina à temperatura ambiente
260g de farinha
1 colher de café de fermento em pó
3 maçãs descascadas, sem caroço e cortadas em pedaços pequenos
Açúcar em pó e canela para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 200.ºC. Preparar um tabuleiro de ir ao forno com superfície anti-aderente.

Bater os ovos com o açúcar e a essência de baunilha até começar a ficar uma mistura esbranquiçada. Juntar a margarina e bater de novo. Juntar por fim a farinha e o fermento e envolver bem. Juntar por fim as maçãs e envolver de forma a distribuir uniformemente a maçã por toda a massa.

Com uma colher fazer pequenos montes separados 2 ou 3 cm no tabuleiro previamente preparado. Levar ao forno cerca de 10 minutos, tendo o cuidado de não deixar secar.

Depois de prontos, colocar a arrefecer sobre uma rede. Quando estiverem completamente frios, polvilhar abundantemente com açúcar em pó e canela.

Bom apetite!

Nuvens de maçã

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)