quarta-feira, 30 de março de 2011

Bolo de claras e açúcar em pó

Bolo de claras com açúcar em pó

Hoje trago mais uma sugestão para o uso de claras. Não sei se o mesmo se passa nas vossas casas, mas lá por casa há sempre caixinhas com claras congeladas a empatar o congelador. Por isso, lá se tem que arranjar uma forma de as gastar, de preferência, sem ser sempre da mesma maneira. Este bolo vem do blog espanhol “Mis recetas favoritas”. Ao contrário dos bolos de claras mais comuns, este não fica leve e a desfazer-se. Fica um bolo bem maciço e delicioso. Aconselho a untar muito bem a forma, uma vez que é um bolo pesado e pode ter alguma dificuldade em desenformar. Aqui fica:

250g de farinha
250g de açúcar em pó
125g de manteiga (usei margarina)
6 claras de ovo
1 colher de chá de fermento em pó
Margarina e farinha para a forma
Açúcar em pó para decorar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar muito bem uma forma com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.
Bater as claras em castelo firme e reservar. Noutro recipiente bater a manteiga com o açúcar até ficar com aspecto cremoso.
Adicionar a pouco e pouco a farinha e o fermento e envolver até estar completamente misturado.
Juntar a este preparado uma ou duas colheres das claras batidas em castelo, para a massa ficar suave. Acrescentar as restantes claras, sem bater, envolvendo em movimentos circulares de baixo para cima.
Quando a mistura estiver homogénea, colocar na forma e levar ao forno cerca de 40 minutos. Fazer o teste do palito, retirar do forno e desenformar. Deixar arrefecer e depois de frio cobrir com açúcar em pó.

Bom apetite!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Mini-tortilhas com esparguete

Mini-tortilhas de esparguete

A crise está instalada e veio para ficar. E se dantes já me custava horrores desperdiçar “restos”, agora não me posso mesmo dar a esse luxo. Por isso, com duas crianças a precisar de jantar, com um marido que afinal não jantava e com restos de esparguete cozido no frigorífico, assim saíram estas mini-tortilhas de esparguete. É evidente que se fosse para nós crescidos, tinha acrescentado mais meia dúzia de coisas, mas para as miúdas foi o suficiente. E assim saiu um jantar rápido, prático e principalmente económico. Aqui fica a sugestão:

Esparguete cozido
2 ovos
2 fatias de fiambre
2 fatias de queijo
Sal e azeite q.b.

Começar por partir o esparguete em pedaços pequenos. Numa tigela bater os dois ovos. Juntar o esparguete e o queijo e fiambre partidos em pedaços pequenos. Temperar com sal. Envolver muito bem. Não deve ficar muito líquido. Colocar uma frigideira a aquecer com um fio de azeite. Quando estiver bem quente, colocar em colheradas afastadas a mistura dos ovos. Deixar cozinhar bem antes de virar. Com uma espátula voltar e deixar cozinhar até o ovo estar bem passado. Comer acabadinho de fazer.

Bom apetite!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Tarte de torrão – receita Bimby

Tarte de torrão

Andava com esta receita entalada para fazer há imenso tempo. É daquelas que sempre que lá passamos, sabemos que mais tarde ou mais cedo, vamos mesmo ter que experimentar. Até já tinha comprado a barra de torrão em Dezembro e andava lá em casa na prateleira a olhar para mim constantemente. E foi desta. E não desiludiu! Apesar de ser uma verdadeira bomba calórica, é bastante saborosa e fica com uma consistência fantástica. A esta nem eu resisti e tive mesmo que lhe dar uma trinca! Para além de tudo, tem a vantagem de ser muitíssimo fácil de fazer e nem precisar de forno. Deve ser feita de véspera. A receita vem de Espanha, como é normal tendo em conta o ingrediente principal, do blog “Tentaciones”. Aqui fica:

Base
1 pacote de bolacha Maria
55g de margarina
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de leite

Cobertura
500ml de leite (usei meio gordo)
500ml de natas para bater
300g de torrão macio (comprei no El Corte Inglés)
2 pacotinhos de cuajada (comprei no El Corte Inglés)
3 colheres de sopa de açúcar (não usei)

Tarte de torrão

Começar por preparar a base colocando as bolachas no copo da Bimby, partidas em pedaços. Picar na vel. 5 uns segundos, até ficar em farinha. Juntar a margarina à temperatura ambiente (ou amolecida no micro-ondas) e misturar na velocidade 4 mais uns segundos. Juntar o açúcar e cacau e dixar envolver, novamente na vel. 4. Pela tampa acrescentar o leite e verificar se está com a consistência desejada. Retirar e forrar o fundo de uma forma de aro amovível. Levar a o frigorífico.

Passar o copo por água e preparar a cobertura. Colocar todos os ingredientes e programar 10 min., temp. 90, vel. 4. Depois de pronta, colocar sobre a base e deixar arrefecer por completo antes de colocar no frigorífico.

Deixar de um dia para o outro. Na hora de servir, desenformar e decorar a gosto. Usei raspas de chocolate de culinária.

Bom apetite!

Tarte de torrão

terça-feira, 22 de março de 2011

Bolachas decoradas

E o resultado...

Hoje não trago nenhuma receita. Trago apenas a partilha de uma experiência, de um dia muito bem passado, na companhia de amigas, com muita comidinha boa, gargalhadas e sorrisos. Foi a minha primeira aventura com pasta portuguesa.

E o resultado...

Honestamente adorei a experiência. Não é o bicho de sete cabeças que eu pensava, mas exige ter bastante material. Valeu-nos a nossa amiga mestra destas artes, que tinha todos os utensílios e mais alguns, necessários para a nossa “brincadeira”.

E o resultado...

É um bocadinho voltar a ser criança. Brincar com as cores, por a imaginação a fervilhar, descontrair e fazer. Os resultados são fantásticos. Só é pena no fim não durar para sempre. Mais vale serem comidas, do que acabarem por se estragar. Mas vale a pena a expeiência. Muito obrigada a todas as minhas companheiras de “workshops” da amizade. Para breve há mais…

E o resultado...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bolo fofo de laranja

Bolo fofo de laranja

Mais uma receita que vem da escola da filhota mais nova. Um bolo grande, de tabuleiro, e fofo, com sabor a laranja. Vou colocar metade da receita, mas não se enganem! Esta metade serve um tabuleiro grande e cheio!!! Aqui fica:

2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de leite
Sumo de 1 laranja
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
Margarina e farinha para a forma

Pré-aquecer o forno a 180.º.C. Untar um tabuleiro com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme e reservar.
Numa taça, juntar o açúcar com as gemas e bater muito bem. Juntar o sumo de laranja e voltar a bater. Aos poucos ir alternado a farinha (onde se deve juntar o fermento) com o leite e bater bem, até estar tudo ligado. No fim, juntar as claras em castelo e envolver delicadamente, de baixo para cima, sem bater.
Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno cerca de 30-35 minutos. Fazer o teste do palito, retirar e deixar arrefecer. Cortar em pequenos rectângulos e polvilhar abundantemente com açúcar em pó.

Bom apetite!

Bolo fofo de laranja

sexta-feira, 18 de março de 2011

Carne de porco à portuguesa – Actifry

Carne de porco à portuguesa - Actifry

Hoje trago um prato da cozinha tradicional portuguesa, adaptado à Actifry. Não vos vou dizer que fica rigorosamente com o mesmo sabor, uma vez que leva seguramente um décimo da gordura, mas fica definitivamente mais saudável! Aqui fica:

700g de carne de porco (usei carne para guisar)
5 a 6 batatas cortadas em cubos pequenos
½ frasco de pickles
Azeitonas pretas
Salsa picada (não usei)
1 copo de vinho branco
1 colher de sobremesa de pimentão doce
1 colher de sobremesa de pasta de alho (opcional)
4 dentes de alho
Sal
2 folhas de louro
1 colher e meia de azeite (colher medida da Actifry)

Numa taça colocar a carne, cortada em cubos e limpa de gorduras. Juntar os alhos picados, o louro, sal, pimentão doce, pasta de alho, uma colher medida de azeite e regar com o vinho branco. Envolver a carne e deixar marinar pelo menos 30 minutos. Ir mexendo de vez em quando. Entretanto descascar as batatas e partir em cubos pequenos. Lavar e deixar a escorrer.

Quando a carne estiver apurada, colocar na cuba da Actifry, e regar com o restante molho da marinada. Programar 15 minutos.

Terminado esse tempo, juntar as batatas, acrescentar um pouco de sal e regar com meia colher medida de azeite. Programar 25 minutos.

Enquanto isso cortar os pickles em pedaços pequenos e escorrer as azeitonas.

Ao fim dos 25 minutos, verificar se as batatas estão bem cozinhadas. Se estiver a secar, acrescentar um pouco de vinho branco e azeite e deixar cozinhar mais 4 ou 5 minutos (não deve ser necessário). Quando estiver tudo douradinho, está pronto.

Colocar no prato de servir e cobrir com os pickles, as azeitonas e a salsa picada.

Bom apetite!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pastel de legumes e o passatempo Mycook - o seu segredo de Primavera

Pastel de legumes

Hoje trago um post no mínimo insólito. Trago uma receita que fiz na Bimby, mas para participar numa iniciativa Mycook. Estranho? Talvez não! Então é assim: como sabem a Mycook está neste momento a expandir-se em Portugal. É também um robot de cozinha, muito semelhante à Bimby, que permite cozinhar de forma mais rápida, saudável e prática. Seja como for, e uma vez que já tenho uma Bimby, não quis deixar de participar no desafio lançado no Facebook. Apresentar uma receita no blog, para poder ter a oportunidade de ter essa mesma receita publicada no próximo livro de receitas editado pela marca. Aqui ficam as regras para quem estiver interessado em participar: Passatempo Mycook – Facebook

E agora a receita! Este pastel de legumes é muito, mas mesmo muito simples e rápido de fazer. Serve como entrada ou acompanhamento. No caso de se juntar bacon, fiambre, salsichas, ou atum até pode servir como prato principal. É um prato leve mas muito saboroso. As variações podem ser imensas. A regra para o tamanho será 40g de farinha por cada ovo acrescentado. O resto fica ao vosso critério. Aqui fica:

¼ de pimento vermelho
¼ de pimento verde
1 courgette
1 cenoura
4 colheres de sopa de milho já cozido (usei de lata)
½ cebola
5 ovos
200g de farinha de trigo
100g de queijo emental
100g de queijo mozarella
70g de azeite
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
Sal e pimenta

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma com azeite e reservar.

Começar por picar os legumes dividindo-os em grupos semelhantes. Por exemplo, juntei os pimentos com a cebola e a cenoura com a courgette. Picar uns segundos na vel. 4.
Reservar todos os legumes numa taça comum, juntando também o milho.

Sem lavar o copo, colocar os ovos, o azeite, sal e uma pitada de pimenta. Programar 30 seg., vel. 4

Juntar a farinha, o fermento e o queijo emental e programar 20 seg., vel. 3.

Juntar por fim os legumes e envolver uns segundos na vel. 3. Acabar de envolver com a espátula.

Colocar a mistura na forma e cobrir com o queijo mozarella. Levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos. Quando estiver douradinho, está pronto! Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e desenformar.

Bom apetite!

Pastel de legumes

terça-feira, 15 de março de 2011

Para as meninas das dietas, uma sugestão de pequeno almoço

Breakfast

Pois é! Eu sei que estão por aí, e eu daqui cá vou continuando o meu esforço titânico para transformar a dieta numa coisa menos maçadora. Por isso hoje trago uma sugestão muito, muito simples para um pequeno almoço muito saudével e simples de preparar! Delicioso! Aqui fica:

1 fatia de pão integral
Agriões a gosto
Azeite q.b.
1 copo de leite magro

Aquecer o pão numa torradeira (neste caso prefiro, mesmo que seja fresco!). Cobrir com agriões e regar com um fio de azeite. Acompanhar com um copo de leite frio. Pode-se ainda juntar uma fatia de fiambre de perú.

Bom apetite!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pão com sabor a laranja

Pão doce com sabor a laranja

Não sei porquê, não sei se será de mim, se da minha máquina, se das farinhas que uso, o pão que faço nunca fica exactamente como eu gostava que ficasse. Os únicos que gosto são os que resultam de farinhas preparadas. E não todas. Passando a publicidade, só gosto das farinhas da Branca de Neve (que ainda por cima já estão em embalagens de 500g) e as da Nacional. O resto, passo ao lado. Este pão não ficou mal. Mas não ficou fantástico. Além disso ficou enorme, o que fez com que durasse mais tempo, logo virou croutons ao fim de três dias. Seja como for, aqui fica:

300ml de leite
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de mel
Raspa da casca de uma laranja
2 ovos
600g de farinha de trigo
1 pacote de fermento de padeiro

Colocam-se todos os ingredientes, pela ordem indicada, na cuba da máquina do pão. Usa-se o programa para Pão Doce, 900g, cor média.
Depois de pronto, deixar arrefecer por completo em cima de uma grelha.

Fonte: Blog “Come y disfruta

Bom apetite!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Patê de atum para dietas

Patê de atum para dietas

Quem me acompanha, especialmente do outro lado, sabe que vivo numa batalha constante com o peso. Apesar de colocar muitos doces e docinhos, bolos e bolinhos, carnes e peixes suculentos, a realidade é que como muito pouco do que aqui vou publicando. Com muita pena minha, como calculam. Hoje trago uma daquelas receitas bem ligeiras, ideais para regimes de emagrecimento. É um patê, que aviso à partida, não tem o sabor, nem a intensidade, dos patês com maionese. Mas é muito bom. E come-se sem pesar na balança nem na consciência. Se sobrar, experimentem rechear um tomate, ou juntar a uma salada. Aqui fica:

2 latas de atum natural
1 iogurte natural
1 colher de sopa de azeite
1 colher se sopa de mostarda
1 cenoura ralada

Começar por colocar a cenoura num robot de cozinha (usei a Bimby). Ralar miudinho. Juntar todos os restantes ingredientes (juntar um pouco de sal se necessário) e envolver até estar uma mistura homogénea.

Bom apetite!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Preparado para bolo de chocolate - Branca de neve

Preparado para bolo de chocolate (Branca de neve) com Oreos

Esta semana recebi de oferta das Farinhas Branca de Neve um preparado para bolo de chocolate. Esta oferta foi comum a todos os blogues que se encontram na lista dos melhores blogues de culinária portuguesa. Esta lista foi elaborada pela marca Lusitana, Espiga, Branca de Neve, de acordo com alguns critérios por eles seleccionados. Confesso que prefiro fazer um bolo de raiz. Não só pelo prazer que me dá fazê-lo, como pelo facto de saber exactamente o que ponho lá dentro. De qualquer das maneiras, o resultado é excelente. Principalmente ganha pela simplicidade de execução e garantia de bom resultado. Como não queria fazer um bolo simples, adicionei-lhe umas bolachas tipo Oreo, para carregar o sabor do chocolate. Para chocólatras assumidos. Aqui fica a minha sugestão para o uso deste preparado:

Recebido da Branca de Neve

1 embalagem para Bolo de Chocolate da Branca de Neve
4 ovos
125g de margarina amolecida
6 colheres de sopa de leite
12 bolachas tipo Oreo

Preparado para bolo de chocolate (Branca de neve) com Oreos

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de chaminé com margarina e polvilhar de farinha. Partir em pedaços grandes as bolachas. Reservar.
Noutra taça, colocar todos os restantes ingredientes (conforme instruções da embalagem) e bater até a mistura começar a fazer bolhas. Colocar a massa na forma e cobrir com os pedaços de bolacha. Levar ao forno cerca de 30 minutos.

Bom apetite!

Preparado para bolo de chocolate (Branca de neve) com Oreos

segunda-feira, 7 de março de 2011

Creme de couve-flor – receita Bimby

Creme de couve flor

Hoje trago uma sopa muito simples. Ou melhor, um creme. Gostei, mas confesso que dou preferência ás sopas com mais conteúdo. Faltava ali qualquer coisa… uns espinafres, uma couve, um feijão! Enfim, a minha costela transmontana a falar. Também já me sugeriram juntar uma boa quantidade de coentros picados. Deve ficar delicioso, de facto. Aqui fica:

2 cebolas médias
3 dentes de alho
1 couve flor média
1 colher de sobremesa de farinha (rasa)
1 pitada de piripiri
1 lata de milho de conserva
2 ovos
Sal e azeite q.b.

Colocar os ovos a cozer num tachinho ao lume (11 minutos a ferver). Escorrer o milho, passar por água num passador e reservar.

No copo da Bimby, colocar um pouco de água e a farinha. Misturar uns segundos na vel. 4 para dissolver a farinha. Colocar de seguida as cebolas partidas em pedaços, juntamente com os dentes de alho e a couve-flor, também partida em pedaços pequenos. Temperar com sal, piripiri e um fio de azeite. Programar uns segundos na vel. 4, para quebrar os legumes. Programar 22 min., vel. 1, temp. 100.ºC. No fim desse tempo, passar o creme em velocidade progressiva 5-7-10, durante um minuto.

Servir bem quente. Juntar uma colher bem cheia de milho e ovo cozido picado.

Bom apetite!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Bolinhos de farinha de milho

Biscoitos de milho

Hoje trago uma receita bem antiga, de uma Teleculinária. Adaptei-a à Bimby, por uma questão prática, mas são muito simples de fazer.

250g de açúcar
250g de farinha de milho
150g de farinha de trigo
125g de margarina
1 ovo
1 colher de chá de canela

Misturar muito bem o açúcar com a margarina. Acrescentar o ovo, previamente batido, e envolver. Por fim, juntar as farinhas e a canela e amassar. A massa deve ficar moldável. Se isso não acontecer, juntar mais um pouco de farinha e levar ao frigorífico cerca de 1 hora.

Se for na Bimby, juntar todos os ingredientes no copo e programar 30 seg., vel. 6.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Por fim, moldar pequenas bolas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete anti-aderente. Levar ao forno cerca de 20 minutos. Retirar, deixar arrefecer cerca de 5 minutos no tabuleiro do forno e por último passá-los para uma rede, onde devem arrefecer por completo antes de se guardarem.

Bom apetite!

Biscoitos de milho

quarta-feira, 2 de março de 2011

Bolo de coco e aveia

Bolo de coco e aveia

Hoje trago um bolinho muito, muito simples, mas de resultado muito bom! Faz-se em cinco minutos, não leva farinha, e é uma excelente solução para quando se quer uma sobremesa e não se tem muito tempo disponível. Ou então, para o lanchinho, acompanhado de uma bela chávena de chá ou de chocolate quente. Aqui fica:

1 lata de leite condensado
4 ovos
80g de flocos de aveia
50g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
Margarina e farinha para a forma
Açúcar em pó para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhar com farinha. Numa taça juntar o leite condensado com os ovos e bater bem. Juntar o coco ralado, os flocos de aveia, a canela, o fermento e misturar novamente. Colocar a massa na forma e levar a cozer cerca de 25-30 minutos. Verificar a cozedura com um palito. Retirar do forno, desenformar e depois de frio polvilhar com açúcar em pó.

Bom apetite!

Bolo de coco e aveia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...