sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bolo de água

Bolo de água

O bolo de água é um daqueles bolos que me lembro de comer desde que existo! A minha avó materna, fazia e voltava a fazer vezes sem conta… esta semana apeteceu-me relembrar! É muito simples de fazer e fica tipo pão-de-ló. Hoje é o terceiro dia da sua existência, e como já sei que mais ninguém o vai comer, logo vai transformar-se num delicioso triffle de morango!!! Aqui fica:

6 ovos
8 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de azeite
380g de açúcar
250g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de chaminé com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.

Começar por separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme e reservar.

Noutra taça bater as gemas juntamente com a água. Adicionar o açúcar e o azeite e voltar a bater muito bem. Juntar a farinha juntamente com o fermento e envolver até estar bem misturado. Ir acrescentando colheradas das claras em castelo e mexer delicadamente de baixo para cima, sem bater. Quando a mistura estiver homogénea e fofa, colocar na forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar e desenformar.

Bom apetite!

17 comentários:

  1. gostei! e bela ideia de aproveitamento! ;)

    ResponderEliminar
  2. Um bolo simples e fácil de fazer e ficou lindo e acho que vai ter um fim não triste mas delicioso pois o teu triffle é de comer e chorar por mais,

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Tb tenho uma receita de bolo de água, mas que não leva azeite, e posso dizer que fica mesmo um bolo muito leve e delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ficou um bolo grande e que rico fim tu lhe vais dar!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ai o trifle, há tanto tempo que não faço um!!

    ResponderEliminar
  6. uma receita muito simples e por certo deve ficar um bolo delicioso.
    curiosamente acho que nunca comi este bolo, tenho mesmo que experimentar.

    ResponderEliminar
  7. Lindo bolo amiga simples mas bonito, como eu gosto

    ResponderEliminar
  8. Que belo bolinho.:)

    Minha irmã faz muitas vezes esse, mas sem azeite, e fica muito bom.

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  9. A aparência é tão convidativa que dá vontade de compartilhar esse pedacinho da sua infância. Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de bolo de água mas já estou a pensar no triffle eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ficou maravilhosa! Adorei a receita fácil, prática e tenho certeza que devia estar divino. Tenha um excelente fim de semana,. Um abraço, Marta.

    ResponderEliminar
  12. Bolo muito leve e gostoso, com um cafézinho...hummm adoro!
    Bom Final de Semana.
    Bjs
    Ivani

    ResponderEliminar
  13. um bolo grande e bem fofooooooooo

    gostei da sugestão..

    jinhos

    ResponderEliminar
  14. A receita desse bolo é ótima, fica uma massa bem fofinha!
    O seu bolo ficou bom d++!
    bjs,
    Andréa...

    ResponderEliminar
  15. Um bolo muito saboroso sem duvida alguma... Ficou lindo e pelo que vejo das fotos bem fofinho : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)