terça-feira, 10 de maio de 2011

Arroz de bacalhau

Arroz de bacalhau

Arroz de bacalhau é um daqueles pratos que podia comer todos os dias que não me importava. Ao contrário dos miúdos do meu tempo, eu sempre adorei peixe e bacalhau. E quando era miúda um dos meus pratos de eleição era precisamente arroz de peixe. Depois conheci a versão bacalhau e ainda alimentei mais a minha paixão. Infelizmente hoje em dia, é um prato que faço muito raramente, porque o meu marido não aprecia especialmente. Além disso, como faço sempre as refeições a contar com o almoço do dia seguinte, é um prato que requentado não tem grande piada, por isso, quando sai é sempre à conta para a refeição e normalmente ao fim de semana. Mas é muito simples de fazer. Aqui fica:

400g de migas de bacalhau (já demolhadas e separadas em lascas pequenas)
Arroz suficiente para 4 pessoas
½ pimento vermelho
¼ de couve lombarda
3 colheres de sopa de polpa de tomate
½ cebola pequena
3 dentes de alho
4 ou 5 pézinhos de coentros
Azeite e sal q.b.

Começar por escaldar o bacalhau. Num tacho com água a ferver, colocar o bacalhau 3 a 4 minutos. Retirar o bacalhau e reservar a água.

Fazer o refogado com a cebola, os alhos, o pimento e a couve. Regar com azeite e deixar refogar até a cebola estar transparente. Colocar o arroz e deixar fritar 1 ou 2 minutos (lá em casa tem que ser assim, porque todos gostam do arroz bem rijinho… menos eu, que gosto de arroz carolino bem cozidinho! Mas faço-lhes a vontade!). Juntar a água do bacalhau (que deve estar bem quente/a ferver) e a polpa de tomate e esperar que levante novamente fervura. Quando o arroz estiver quase no ponto, juntar o bacalhau e envolver. Servir de imediato.

Bom apetite!

15 comentários:

  1. Ficou um arroz malandrinho!
    Está com um aspecto magnífico, e deve estar delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu tambem gosto muito de arroz de bacalhau, só falta um ovinho escalfado...

    bjo

    ResponderEliminar
  3. que delicia! ficou lindo e de certeza que bem saboroso!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom aspecto,mas não sei porquê, acho o bacalhau mal empregado para fazer com arroz, hehehehe, ideias.....................
    BJS

    ResponderEliminar
  5. este é mais uns dos pratinhos que me faz sonhar.

    Lindo e apetitoso, parabens

    ResponderEliminar
  6. Arroz de bacalhau também é um dos meus preferidos. Este ficou com um ar bem apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia arroz de bacalhau...mas parece ser bom!

    Bjins

    ResponderEliminar
  8. Já a bastante tempo que não como um belo pratinho de arroz de bacalhau...

    Adorei a tua sugestão...

    jinhos

    ResponderEliminar
  9. É um arroz que faço poucas vezes mas que os miudos até gostam...tenho de fazer um dia destes!!!

    Bjoka
    rita

    ResponderEliminar
  10. Está muito bonito este arroz de bacalhau, é um prato que eu também faço regularmente.

    Bjinhos

    http://culinariadalii.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. eu cá sou como tu, sempre gostei de arroz de peixe e bacalhau, e quando era criança até sopa eu adorava! ficou muito lindo este teu arroz, imagino que o sabor estivesse igualmente delicioso :) beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Galinha Maria,

    este teu arroz está 5 estrelas, soltinho e bem colorido.

    Beijo
    Maria José

    ResponderEliminar
  13. Deixa eu te contar , adoro arroz de bacalhou, lembra a minha infancia. A minha mãe fazia muito principalmento na epoca dos grelos. As minhas irmãs não gostavam, até hoje engelham o nariz quando alguem fala de arroz de bacalhou.

    Como falei eu adoro e o seu está com um aspecto muito bom.

    bjs

    ResponderEliminar
  14. Também adoro bacalhau. E arroz!
    Vou fazer essa receita para experimentar.
    Acho que você irá gostar da receita que postei recentemente no meu blog, o Bacalhau Espiritual! :)
    www.simplease.wordpress.com

    Beijos
    Ju

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)