terça-feira, 27 de julho de 2010

Bacalhau com grão… e não só!

Bacalhau com grão e não só...

Esta é daquelas coisas que não precisa de receita! Mas é apenas uma sugestão para uma refeição fresca de Verão, uma vez que a maior parte das pessoas associa o bacalhau com grão à época de Natal. Eu podia alimentar-me disto o ano inteiro. Qualquer prato com bacalhau faz as delícias do meu paladar, mas esta versão, para mim é mesmo excelente! Fica a sugestão…

1 Lata das grandes de grão-de-bico cozido
1 embalagem de migas de bacalhau (400g)
2 batatas médias
1 pacote de bróculos congelados
3 ovos

Para começar o bacalhau já deve estar demolhado. Desfiar o bacalhau em pedaços pequenos e colocar em água a ferver cerca de 5 minutos. Escorrer e reservar. Enquanto isso colocar as batatas partidas em cubos a cozer, juntamente com os ovos. Cozer também os brócolos (eu cozo separados), de forma a que fiquem durinhos. Escorrer o grão e passar por água. Escorrer novamente. Escorrer as batatas e os brócolos, descascar os ovos e cortar em rodelas. Numa taça grande colocar o grão, o bacalhau e as batatas. Envolver delicadamente. Por cima colocar os brócolos e as rodelas de ovo e regar com azeite.

Bom apetite!

Bacalhau com grão e não só...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Febras com caril e coentros

Febras com caril e coentros

Ás vezes gosto de folhear as minhas revistas e livros de culinária, para ir tirando ideias daqui e dali, de forma a ir variando a cozinha rápida de dia-a-dia, sem ter grande trabalho, mas que possibilite de alguma forma sair da rotina. A receita que trago hoje foi adaptada de uma Tele-culinária deste ano. Aqui fica:

700g de febras de porco (depende do n.º de pessoas)
6 colheres de sopa de azeite
2 dl de vinho branco
1 colher de chá de caril
Raminhos de coentros frescos
Sal q.b.
4 dentes de alho

Temperar as febras com sal e os dentes de alho picados. Reservar. Colocar num tacho largo o azeite e levar ao lume para aquecer. Quando o azeite estiver bem quente, começar a fritar as febras dos dois lados, até estarem cozinhadas. Quando estiverem todas as febras fritas, salpicar com o caril em pó e regar com o vinho branco. Envolver bem e deixar levantar fervura. Juntar os raminhos de coentros, a gosto, e deixar tomar sabor. Fica pronto a servir. Acompanhei com arroz branco.

Bom apetite!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Biscoitos de aveia – receita Bimby

Biscoitos de aveia

Aqui fica mais uma sugestão de uns biscoitinhos à minha medida. È daqueles que se fazem num ápice e não é preciso esperar, nem estender massas nem nada. Eu tenho muito pouco tempo, e com duas ajudantes de mini-ajudantes de cozinha, fazer biscoitos com forminhas pode-se tornar uma verdadeira aventura! Estes são tão fáceis de fazer, que enquanto tomava o pequeno-almoço, arrumava a loiça da máquina e atendia a 50 chamadas de “mamãaaaa” ou “mãeiiiiii” saíram 3 tabuleiros do forno… isto num sábado, claro está! A receita vem da “Cozinha da Elsa”. Obrigada, mais uma vez! Rende cerca de 50 a 60 biscoitos, dependendo do tamanho. Aqui fica:

300g de flocos de aveia
200g de açúcar
200g de farinha
1 colher de chá de canela
200g de margarina
4 ovos
2 cascas de limão (só a parte amarela)

Pré-aquecer o forno a 200.ºC. Colocar no copo o açúcar e as cascas de limão e pulverizar 10 seg., vel. 8.

Juntar a margarina em pedaços pequenos e os ovos e bater 1 min., vel. 3,5.

Deitar a farinha e a canela e misturar 10 seg., vel. 4.

Juntar os flocos de aveia e misturar uns 10 seg. na vel. 3. Retirar para uma taça e acabar de envolver muito bem com uma colher. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal ou tapete de silicone e com uma colher de chá ou sobremesa, deitar montinhos de massa, deixando algum espaço entre eles. Levar ao forno, cerca de 12 minutos. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha. Guarde num local hermético.

Bom apetite!

Biscoitos de aveia

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pudim de côco

Pudim de côco

Penso que já tenho aqui pelo blog um ou até mesmo dois pudins de coco. Mas esta receita é diferente das anteriores, por isso aqui deixo a sugestão. É muito simples de fazer… só falhou uma coisa! Devia ter posto mais caramelo na forma… mas fica para a próxima!

6 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
200g de côco ralado
Caramelo líquido para untar a forma

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar no forno um recipiente com água a ferver (cerca de 2 a 3 cm de altura) onde caiba a forma onde vamos cozer o pudim.
Num recipiente grande, batemos os ovos com o açúcar (usei a batedeira), até ficar um creme homogéneo e claro. De seguida juntamos o leite condensado e voltamos a bater, tendo o cuidado para que não fique leite condensado no fundo da taça. Adicionamos o leite e batemos bem. Por fim, juntar o côco ralado e envolver.

Untar uma forma com o caramelo (usei de compra, mas pode-se fazer da maneira tradicional) e verter a mistura do pudim sobre o caramelo. Colocar no forno em banho-maria cerca de 40 a 50 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar.

Bom apetite!

Pudim de côco

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Frango salteado com legumes e amêndoas

Frango salteado com legumes e amêndoas

Mais uma receita de peitos de frango, que são mais ou menos como o bacalhau… podem ser feitos de 1001 maneiras diferentes! Desta vez saíram com o que precisava ser gasto do frigorífico e da despensa. Aqui fica:

2 peitos de frango
½ pimento vermelho
1 alho francês grande ou 2 pequenos
1 cebola média
1 mão cheia de amêndoas
Sumo de meio limão
2 colheres de sopa de molho de soja
½ cubo de caldo de galinha
Azeite e sal q.b.

Regar o fundo de um wok com um fio de azeite e juntar o ½ cubo de caldo de galinha. Cortar os peitos de frango em pedaços pequenos e colocar n wok. Temperar com um pouco de sal e regar com o sumo do meio limão. Enquanto o frango cozinha, partir o pimento e a cebola em cubos pequenos e o alho francês em fatias finas. Quando o frango começar a alourar, juntar os legumes preparados e as amêndoas. Salpicar com o molho de soja, envolver bem e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. Fica pronto a servir. Acompanhei com arroz branco.

Bom apetite!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pudim de chocolate – receita Bimby

Leite creme de chocolate

Aqui fica uma simples sugestão de um pudim de chocolate. Chamo-lhe pudim apesar de a receita original, do blog “A cozinha da Elsa” o chamar de leite-creme. Parece-me mais um pudim com consistência cremosa… Não sei, para mim leite-creme é amarelo, acho que foi só por isso! Obrigada pela receita de qualquer das formas. Eu dobrei a receita em relação à original porque era para 4 adultos e 4 crianças. Vou colocar a receita “dobrada”. Aqui fica:

50g de chocolate de culinária
50g de chocolate de leite
1l de leite
40g de açúcar
40g de amido de milho (farinha Maizena)
1 ovo (opcional, eu coloquei)

No copo da Bimby colocar os dois chocolates partidos em pedaços e picar 10 seg., vel. 4. Colocar a borboleta, juntar os restantes ingredientes e programar 10 minutos, temp. 100º, vel. 2-3.
Quando terminar colocar numa taça para servir ou em taças individuais.

Bom apetite!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pastéis de massa filo com doce de ovos e canela

Pastéis de massa filo com doce de ovos e canela

Uma sugestão bem fácil de preparar e que fez a delícia de todos. Apenas um contra… convém começar a preparar de véspera, uma vez que o doce de ovos tem de arrefecer por completo. Aqui fica:

1 embalagem de massa filo
225g de açúcar
4 gemas
1 chávena de chá de leite
Canela e açúcar em pó q.b.

Começar por preparar o doce de ovos. Bater muito bem as gemas com o açúcar, enquanto o leite aquece num tacho pequeno. Assim que o leite levantar fervura, adicionar as gemas com o açúcar, baixar o lume e mexer até o creme começar a engrossar. Quando isso acontecer, está pronto! Colocar num recipiente para arrefecer. (Eu levei ao frigorífico de um dia para o outro).

Separar as folhas de massa delicadamente. Cortar cada folha ao meio. No centro colocar duas colheres de doce de ovos e salpicar com canela em pó. Dobrar como os pastéis de Tentúgal. Colocar num tabuleiro de forno, forrado com tapete de silicone ou papel vegetal e levar a forno pré-aquecido cerca de 20 minutos (até a massa estar dourada). Retirar e deixar arrefecer completamente. Salpicar com açúcar em pó.

Esta quantidade de doce de ovos não foi suficiente para o pacote todo de massa filo. Usei um restinho de lemon curd que tinha e não gostei especialmente do resultado. Usei também creme de chocolate e avelãs, que, como é evidente foi a delícia da pequenota mais velha!

Bom apetite!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bolo de ananás e limão – receita Bimby

Bolo de ananás e limão

Esta receita é adaptada de uma receita da Gasparzinha, do blog “No soup for you”, que, como é evidente, dispensa apresentações para qualquer bimbólico da blogoesfera. Ficou muito bom, ao gosto da criançada, e ideal para bolinho caseiro, com aromas mais leves de tempo quente. A combinação da receita original, resultará provavelmente melhor, mas tive uma dose extra e súbita de ananás em calda e tinha que lhe dar vasão. Por isso, aqui fica:

250g de ananás de lata escorrido
4 ovos
110g de óleo de girassol
280g de açúcar
Raspa de 1 limão
220g de farinha
1 colher sobremesa de fermento em pó

Pré-aqueçer o forno a 180ºC. No copo seco da Bimby, colocar o açúcar e a casca fina do limão. Programar 15 seg, vel 9.

Juntar o ananás partido em pedaços e programar novamente15 seg., vel.9.

Adicionar os ovos e o óleo e programar 1 min., vel. 6.

Juntar a farinha e o fermento e envolver 15 seg, vel 3.

Levar ao forno numa forma de buraco, untada e polvilhada cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura com um palito. Retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Salada de Verão

Salada de Verão

Aqui fica mais uma sugestão fresquinha para o Verão. Muito simples e rápida de fazer na Bimby ou em robot de cozinha. As quantidades são para dois adultos. Aqui fica:

2 maçãs
Sumo de ½ limão
2 cenouras
10 azeitonas verdes
8 delícias do mar
1 lata de milho (das pequenas)

Descascar as maçãs e colocar em pedaços no copo da Bimby. Regar com o sumo de meio limão e triturar 5 a 10 seg. na vel. 4. Colocar numa taça onde se vai servir a salada.
Descascar as cenouras e proceder da mesma forma que com as maçãs.
Colocar agora as azeitonas no copo. Quando o barulho das lâminas mudar, significa que as azeitonas estão descaroçadas. Retirar os caroços com cuidado e juntar as azeitonas à taça.
Colocar as delícias do mar, descongeladas, no copo e programar também 5 a 10 seg., vel. 4, mas com colher inversa. As delícias ficam impecavelmente desfiadas e não desfeitas. Juntar à taça. Adicionar o milho escorrido. Regar com um fio de azeite aromatizado. Envolver bem todos os ingredientes e servir.

Bom apetite!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Creme de morango – receita Bimby

Creme de morangos

Esta receita veio de um blog que descobri muito recentemente. É fantástico e tem muitas receitas à minha medida. Não deixem de visitar o “Côco e baunilha”. Tenho que confessar que fiz esta receita, por ter uns morangos muito maduros a precisar de uso. Não é o meu tipo de sobremesas. Fica óptimo, mas prefiro uma bela tarte… Aqui fica:

750g de leite
4 ovos
150g de açúcar
90g de farinha
1 vagem de baunilha (não coloquei)
20g de rum branco (não coloquei por causa das miúdas)
250g de morangos

No copo da bimby, colocar todos os ingredientes. Programar 10 min., temp. 90.ºC, vel.4. Acrescentar os morangos e programar uns segundos na vel.5-7-9. Colocar de imediato na taça ou taças de servir. Levar ao frigorífico, decorar a gosto e servir bem fresquinho.

Bom apetite!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Massada de peito de frango grelhado... e não só!

Massada de peito de frango grelhado... e não só!

Aqui fica mais uma sugestão menos quente para estes dias de calor intenso. Não dá muito trabalho e sempre é mais leve… Aqui fica:

3 peitos de frango
½ chouriço de carne
Cogumelos frescos (ou 1 lata)
2 tomates pouco maduros
Azeitonas pretas descaroçadas q.b.
Massa q.b. (usei roscas, mas pode ser uma qualquer – cerca de 350g)

Colocar a massa a cozer num tacho com água a ferver e sal. Num grelhador colocar os peitos de frango abertos, para grelharem mais depressa e o chouriço, também aberto ao meio. Temperar o frango com sal e limão. Enquanto tudo cozinha, colocar numa taça grande (onde se irá servir) o tomate lavado e partido em pedaços e as azeitonas descaroçadas. Quando o frango estiver quase pronto, juntar os cogumelos à grelha. Escorrer a massa e passar por água fria, para arrefecer e travar o processo de cozedura. Deixar arrefecer mais um pouco, enquanto se desfia o frango e parte o chouriço em rodelas finas. Colocar a massa na taça, por cima o frango, o chouriço e os cogumelos e envolver bem, debaixo para cima, até ficar tudo bem misturado. Regar com um fio de azeite (de preferência daqueles aromatizados) e servir.

Bom apetite!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Folhados de lemon curd

Folhados de lemon curd

Aqui fica mais uma sugestão para usar o lemon curd. Em folhados. Ficam muito bons e frescos. Mais simples é impossível… Aqui fica:

1 placa de massa folhada (uso do Lidl. Para este tipo de folhados são as mais práticas)
Açúcar em pó q.b.
Lemon curd q.b.

Estender a massa folhada numa bancada e cortar em quadrados com um cortador de pizza. Colocar num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de 15 a 20 minutos. Desta vez não fiz, mas para a próxima vou cobrir com uma folha de papel vegetal o tabuleiro, para a massa não subir tanto. Retirar e deixar arrefecer por completo. Juntar os quadrados dois a dois e rechear com lemon curd. Polvilhar com açúcar em pó.

Bom apetite!

Folhados de lemon curd

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bolo de passas e nozes – receita Bimby

Pão/bolo de passas e nozes

Ora aqui está outra receita vinda de Espanha (Eu sei, eu sei, alguns estão zangados com eles! Mas foi só um jogo, ok?), do blog “Cocina de color Lilá”. É um bolinho fantástico, muito pouco doce e óptimo para o lanche acabadinho de sair do forno. Aqui fica:

350g de farinha
60g de margarina
1 ovo
250g de leite frio (1/4 de litro)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
3 colheres de sopa de azeite
100g de nozes partidas em pedaços
100g de passas corinto
100g de açúcar
Colocar a farinha e o fermento no copo e misturar 1 min., vel. 6. Retirar e reservar.

Colocar agora o açúcar, a manteiga e o ovo e programar 5 min., vel. 4.

Acrescentar o leite, o azeite e a mistura da farinha com o fermento. Colocar na vel. 5 até obter uma mistura cremosa e sem grumos.
Adicionar as nozes e as passas e colocar na vel. 3 até estar tudo bem misturado (cerca de 15 seg.).

Untar uma forma (usei de bolo inglês) com margarina e polvilhar com farinha. Levar a forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de 35-40 minutos.

Bom apetite!

Pão/bolo de passas e nozes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...