quarta-feira, 30 de Junho de 2010

Manteiga de amendoim – receita Bimby

Manteiga de amendoim

Esta receita foi-me dada por uma amiga que partilha o mesmo gosto que eu pela culinária. Muito simples e rápida de fazer. Aqui fica a receita de uma verdadeira bomba calórica, para os apreciadores de manteiga de amendoim. Pode também ser aproveitada para fazer biscoitos. Aqui fica:

260g de amendoim torrado com mel (daqueles sacos que se vendem nos supermercados)2 colheres de sopa de óleoColocar os amendoins no copo e tritura com 3 (4 ou 5 se não quiserem a manteiga tão “pesada”) toques de turbo. Juntar o óleo e triturar novamente, agora na vel. 9, até fazer uma pasta.

No caso de se utilizarem amendoins torrados normais, juntar 2 colheres de chá de açúcar ou mel e uma pitada de sal.

Colocar num frasco hermético e conservar no frigorífico.

Bom apetite!

segunda-feira, 28 de Junho de 2010

Pão com chouriço – receita Bimby

Pão com chouriço

Já fiz este várias vezes, pela sua simplicidade e rapidez de execução. Fica óptimo e os recheios podem ser os mais diversos. A receita vem de Espanha, mais uma vez, do blog “Comer guapamente”, fantástico, por sinal! Aqui fica:

Para a massa:
250g de leite
50g de manteiga (uso margarina)
50g de açúcar
20g de fermento fresco de padeiro
500g de farinha
1 colher de café de sal fino

Para o recheio (opcional, pode ser fiambre, queijo, chourição, atum…):
1 chouriço partido em pedaços e sem pele
2 linguiças partidas aos pedaços e sem pele
4 fatias de queijo flamengo
Margarina derretida (ou da líquida) para pincelar o interior da massa
1 ovo batido para pincelar a superfície da massa

Colocamos todos os ingredientes da massa no copo, com excepção do fermento e da farinha, e programamos 1 min., temp. 40, vel. 2.

Quando terminar o tempo, adicionar a farinha e o fermento desfeito com as mãos. Programar 20 seg., vel. 6 e de seguida 3 min., vel. Espiga.
Quando estiver pronta, deixa-se repousar enquanto se prepara as carnes para o recheio (cerca de 5 a 10 miutos). Ligar também o forno a 50.ºC.

Retirar a massa e estendê-la em forma de rectângulo (eu costumo estender apenas com as mãos em cima do tebuleiro do frono, uma vez que a massa tem a elasticidade da massa de pizza. É mesmo muito simples…). Pincelar a superfície da massa com margarina derretida.

Colocar o chouriço, a linguiça e o queijo no copo (não é preciso lavar) e picar. Isto fica ao critério e gosto de cada um. Eu acho que faço cerca de 2 vezes 10 seg., vel. 7-9, pondo os ingredientes para baixo com a espátula entre as duas vezes.

Colocar o recheio sobre a massa, deixando um ou dois dedos livres nas laterais, para a massa colar. Picelam-se as bordas com água (com excepção da que fica no interior) e enrola-se como se fosse uma torta, mas suavemente. Fecha-se a massa de forma que não fique recheio visível. A primeira vez que fiz coloquei o recheio só no centro, mas resulta francamente melhor espalhar o recheio por toda a massa.

Fazer uns cortes na massa e pincelar com o ovo batido. Desligar o forno e colocar a massa a levedar cerca de 30 minutos. Ligar novamente o forno a 180.ºC e deixar cozinhar outros 30 minutos, até a superfície estar bem douradinha.

Parece complicado, mas é bem simples! Bom Apetite!

Pão com chouriço

sexta-feira, 25 de Junho de 2010

Quiche de maçã

Quiche de maçã

Andava ao tempo para experimentar esta receita, retirada do blog “Trata de cocinar”. Não sei porquê, mas pareceu-me diferente da tarte de maçã comum. É de facto diferente…nem melhor, nem pior, apenas diferente. E o facto de se misturarem os ovos com as natas, faz lembrar a execução das quiches salgadas, daí, provavelmente a origem do nome. Aqui fica:

1 base de massa quebrada
5 maçãs (usei das vermelhas – a receita original levava 3)
Sumo de meio limão
50g de amêndoa em pó
150g de açúcar + 2 colheres de sopa (opção minha)
4 ovos grandes (usei 5 médios)
200 ml de natas (1 pacote dos pequenos)
Canela a gosto (fui eu que eacrescentei)
Compota de maçã (não tinha, usei de pêra)

Estender a massa numa tarteira de fundo amovível e picar o fundo com um garfo. Cobrir a base da tarte com a amêndoa em pó. Descascar as maçãs e partir em pedaços pequenos. Envolver no sumo de limão e colocar por cima da amêndoa. Polvilhar com as 2 colheres de sopa de açúcar e a canela.
Bater os ovos com o restante açúcar e as natas. Cobrir as maçãs. Levar a forno pré aquecido a 200.ºC por 30 minutos. Ao fim desse tempo, baixar para 180.ºC e calor só da parte de baixo do forno. Quando terminar, retirar do forno e pincelar a superfície com a compota. Levar novamente ao forno até a compota começar a ferver. Retirar. Fica a sugestão, para quem quiser comer a tarte morna, de acompanhar com uma bola de gelado.

Bom apetite!


Quiche de maçã

quarta-feira, 23 de Junho de 2010

Salada de massa de atum

Salada de massa com atum

Já disse por aí algumas vezes que para mim as refeições não têem estação. Apenas considero isso verdade quando falamos de algum tipo de alimento sazonal. De resto, se me apetece comer uma salada no Inverno como, ou se me apetecer comer uma feijoada no Verão, também como! Mas pronto, para inaugurar o tempo quente aqui trago uma sugestão de um pratinho mais fresco. Aqui fica:

3 latas de atum escorridas (eu uso natural)
½ embalagem de delícias do mar (colocar a descongelar quando se começam a preparar as coisas)
1/3 frasco azeitonas descaroçadas (corto-as em quatro partes)
1 tomate grande ou 2 pequenos
1 lata de milho de conserva
2/3 de um pacote de massa (cerca de 350g)
2 ovos cozidos.

Colocar dois tachos com água ao lume. Um para a massa, outro para os ovos. Colocar os ovos a cozer. Quando a água estiver a ferver pôr uma mão cheia de sal e juntar a massa. Deixar cozer, até ficar al dente. Enquanto isso, numa taça grande, colocar o atum , o tomate partido em pedaços pequenos, o milho (lavado e escorrido), as azeitonas e por último as delícias do mar, cortadas em rodelas pequenas. Quando a massa estiver cozida, escorrer para um passador e passá-la por água fria. Este processo pára a cozedura da massa e evita que as delícias do mar se desfaçam. Colocar na taça e envolver com o preparado anterior. Descascar os ovos e colocar por cima. Servir… ou pode esperar!

Bom apetite!

segunda-feira, 21 de Junho de 2010

Bolo rápido de iogurte – receita Bimby

Bolo rápido de iogurte

Esta receita é adaptada do livro base da Bimby. É de facto muito rápido e tem a versatilidade da mudança de sabores: iogurte de qualquer aroma, raspa de laranja ou limão, canela, erva doce, frutos secos… enfim, é uma questão de dar largas à imaginação. Desta vez, e em relação à receita original, acrescentei a raspa de laranja. Fica apenas a nota de que é um bolo pequeno, daqueles para ir comendo ao pequeno almoço, juntamente com o café, ou para os miúdos levarem na merenda da escola. Aqui fica:

3 ovos
200g de açúcar
100g de azeite ou óleo vegetal
1 iogurte natural
170g de farinha
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa de 1 laranja

Colocar no copo da Bimby os ovos e o açúcar e programar 2 min., temp. 37, vel. 3.
Juntar o óleo, o iogurte e a raspa de 1 laranja (esta parte podia ser feita logo no início com o açúcar, mas eu gosto de raspar acasca da laranja!) – 15 seg., vel. 3.
Juntar a farinha, o sal e o fermento – 12 seg., vel. 2 e ½
Colocar a massa numa forma untada de margarina e polvilhada de farinha e lavar a forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de 35 min.

Bom apetite!

quarta-feira, 16 de Junho de 2010

Queijada de leite – receita Bimby

Queijada de leite

Uma queijada de leite muito simples e rápida de fazer. A receita vem do blog espanhol “Cooking com pausan”. Acrescentei o açúcar e canela para polvilhar. Aqui fica:

440g. de leite
1 pau de canela
100g. de manteiga (usei margarina)
200g. açúcar
3 ovos
130g de farinha

No copo da Bimby colocar o leite, com o açúcar e o pau de canela. Programar 7 min., temp. 100, vel. 1.
Quando terminar esse tempo, remover o pau de canela (Cuidado com as queimaduras) e juntar os ovos de uma só vez. Programar 30 seg., vel. 5.
Adicionar a margarina e a farinha e programar 15 seg., vel. 5.
Colocar a massa numa forma untada com margarina e levar a forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de 30 minutos ou até a queijada estar douradinha. Retirar e deixar arrefecer. Desenformar depois de frio.

Bom apetite!

Queijada de leite

segunda-feira, 14 de Junho de 2010

Torta com recheio de lemon curd

Torta com recheio de lemon-curd

Nem sempre as tortas me saem bem. Mas esta receita dada pela minha amiga Cláudia, parece-me infalível. A massa não fica nada seca e é muito simples de trabalhar. Fica a receita da torta, como sugestão para utilizar o recheio de lemon curd. Mas o recheio pode ser outro qualquer a gosto. Aqui fica:

6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha (rasas)
1 pitada de sal fino
Lemon curd q.b. (usei meio frasco)

Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo com o sal, até ficarem firmes. Noutra taça, bater as gemas com o açúcar e a farinha, até ficar uma gemada consistente. Juntar as claras em castelo e envolver, sem bater, delicadamente. Untar um tabuleiro com margarina e polvilhar com farinha. Colocar a massa no tabuleiro e levar a forno pré-aquecido a 180.C 13 minutos (deve-se retirar quando a massa estiver lourinha e clarinha). Desenformar sobre um pano polvilhado com açúcar. Deixar arrefecer cerca de 5 a 10 minutos. Cobrir com o lemon curd e enrolar com a ajuda do pano. Colocar numa torteira e servir.

Bom apetite!

Torta com recheio de lemon-curd

quarta-feira, 9 de Junho de 2010

Búzios com atum gratinados no forno

Búzios com atum gratinados no forno

Esta receita é também muito rápida e prática para jantares de semana. Pena é que a minha miss younger não goste de atum… É sempre uma limitação e sei que terei uma cena daquelas assim que formos para a mesa. Uma beiça que chega ao chão, acompanhada de eu não gosto, eu não como e companhias! Ás vezes falta-me a paciência e tento evitar, mas outras vezes é a mim que me apetece atum… e já que sou eu que cozinho, também tenho direito à vida! Aqui fica:

4 latas de atum (uso natural)
1 lata de tomate pelado em cubos
1 lata de cogumelos laminados
2/3 de um pacote de massa búzios
2 ovos
Queijo mozarella ralado q.b.
½ cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite e sal q.b.

Colocar um tacho com água a ferver, suficiente para cozer a massa. Temperar com sal. Aproveitar e cozer os ovos em simultâneo. Noutro tacho colocar a cebola e os dentes de alho picados e regar com azeite. Levar a refogar. Quando a cebola estiver transparente, juntar os cogumelos, um pouco de sal, mexer e deixar fritar. Depois de alourarem os cogumelos, juntar a lata de tomate, envolver e deixar levantar fervura. Juntar o atum escorrido, rectificar temperos, mexer e retirar do lume. Escorrer a massa muito bem e passar por água fria. Num recipiente que possa ir ao forno, colocar a massa, depois o atum, por cima os ovos cozidos fatiados e por fim cobrir com o queijo mozarella. Levar a forno pré-aquecido para o queijo derreter e gratinar.

Bom Apetite!

Búzios com atum gratinados no forno

segunda-feira, 7 de Junho de 2010

Bolo de chocolate com natas e morangos

Bolo de chocolate com natas e morangos

A receita deste bolo de chocolate é de uma teleculinária de 1986. O bolo fica excelente, muito fofo e macio, apesar de pequeno. A cobertura é a gosto. Utilizei uma forma, que deve datar da mesma altura, que tem um buraco, sem ser buraco ao centro… Afunda, criando um local ideal para colocar cremes, frutas ou natas. Fantástica e perigosa, portanto! Aqui fica:

Para o bolo:
4 ovos
150g de açúcar
150g de chocolate de culinária
125g de manteiga (usei margarina)
1 colher de chá de fermento em pó
75g de farinha

Para a cobertura:
1 pacote de natas para bater (200ml)
3 colheres de sopa de açúcar
Morangos q.b.
50g de chocolate de culinária
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sobremesa de margarina

Para o bolo:
Partir o chocolate em pedaços pequenos, juntar a margarina e levar a derreter em banho-maria (derreti num tacho ao lume com cuidado para não queimar). Mexer até ficar em creme. Retirar do lume. Bater as gemas com o açúcar, até ficar uma gemada forte e misturar o chocolate (não vale a pena lavar o tacho, uma vez que se vai fazer a cobertura). Bater as claras em castelo e misturar ao creme anterior alternado com a farinha e o fermento (que já devem estar misturados). Envolver delicadamente e sem bater. Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Levar a forno pré-aquecido a 180.ºC cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar do forno e desenformar. Deixar arrefecer.

Para a cobertura:
No mesmo tachinho derreter o chocolate juntamente com a margarina e o leite com cuidado para não queimar. Mexer até ticar em creme. Deixar arrefecer.
Lavar e arranjar os morangos. Deixar escorrer e reservar.
Antes de servir, e depois do bolo estar frio, bater as natas com o açúcar, até ficarem bem firmes.
Cobrir o bolo com as natas, colocar os morangos por cima e regar com o chocolate.

Bom apetite!

Bolo de chocolate com natas e morangos

sexta-feira, 4 de Junho de 2010

Biscoitos de chocolate e avelã com Vinho do Porto – receita Bimby

Biscoitos de chocolate e avelã

Lá em casa todos gostamos da combinação de chocolate e avelã. Quando vi esta receita, achei que seria ideal para experimentar. Mas depois de a fazer, percebi que as miúdas não iam comer… é que também sabem a Vinho do Porto! Melhor… sobraram mais! A receita vem do blog da Luísa Alexandra, que como é evidente, dispensa apresentações. Aqui fica:

90g de avelãs
100g de açúcar
30g de cacau em pó (usei chocolate)
100g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
80g de margarina
1 colher de sopa de Vinho do Porto
1 pitada de sal fino

No copo da Bimby colocar as avelãs. Triturar 10 seg., vel. 5-7-10. Adicionar o açúcar e triturar novamente o mesmo tempo e velocidades. Juntar a farinha, o fermento e o chocolate. Misturar 10 seg., vel. 5. Adicionar a margarina, o vinho do Porto e o sal. Programar 10 seg., vel. 5. Depois 2 min., vel. espiga. Com as mãos fazem-se pequenas bolas (eu usei o método das areias) e colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Leva-se a forno pré-aquecido a 200º durante 10 minutos. Rende cerca de 25 unidades.

Bom apetite!

terça-feira, 1 de Junho de 2010

Lemon Curd – receita Bimby

Lemon curd

Andava ao tempo para experimentar fazer lemon curd. Na realidade, penso que nunca tinha provado. O resultado não podia ter sido melhor. Gostei bastante e a versatilidade é imensa. A receita que trago é do blog “Trata de cocinar”. Dá dois frascos bem cheios e pode ser conservado no frigorífico até um mês. A versatilidade é muita. Folhados, coberturas, recheios, bolachas… enfim! Gostei e voltarei a repetir! Aqui fica:

430 g de açúcar
200g de manteiga (usei margarina)
Rala da casca de 2 limões
300 ml de sumo de limão
6 ovos

Espremer os limões (cerca de 3 a 4) e coar o sumo. Reservar.
No copo da Bimby colocar o açúcar e pulverizar (vel. 5-7-9). Juntar as cascas do limão (tentar cortar só a parte amarela) e pulverizar novamente na vel. 5-7-9, cerca de 20 seg.
Juntar o sumo de limão, a manteiga e os ovos e mexer 30 seg., vel. 3.
De seguida, programar 10 min., vel. 2, temp. 80. Se ao fim desse tempo não estiver com a consistência desejada, colocar mais 3 minutos, na mesma velocidade e temperatura. Não esquecer, que tal como os doces, depois de frio, o creme solidifica bastante mais.
Colocar em frascos esterilizados. Fechar bem e colocar com a tampa para baixo até arrefecer. Colocar no frigorífico para conservar.

Bom apetite!

Lemon curd
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...