quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bolo escuro de claras

Bolo escuro de claras

Esta receita saiu numa Teleculinária quase tão velha como eu!! Andei a folhear umas que lá tinha em casa, que eram da minha mãe, e encontrei umas quantas receitas que quero experimentar. Esta receita é bem antiguinha e o mais engraçado é que o bolo faz mesmo lembrar sabores de outros tempos, bolos das nossas avós. Afinal até as receitas evoluem! Com várias claras congeladas, comecei por experimentar este bolinho. Aqui fica:

125g de margarina
300g de açúcar
2,5 dl de leite
2 colheres de chá de cacau
250g de farinha de trigo
120g de farinha maizena
2 colheres de chá de fermento em pó
6 claras
1 colher de sopa de açúcar
Umas gotas de sumo de limão

Numa taça, bater muito bem a margarina (amoleci no micro-ondas) com o açúcar. Adicionar o leite pouco a pouco e ligar muito bem. Adicionar o cacau, a farinha de trigo, a farinha maizena e o fermento em pó. Misturar muito bem. Noutra taça, bater as claras, juntamente com uma colher de sopa de açúcar. Quando já estiverem bem firmes, juntar umas gotas de limão. Juntar as claras à restante massa, envolvendo delicadamente de baixo para cima. Untar uma forma grande, de buraco, com margarina e polvilhar com farinha. Levar a forno pré-aquecido a 180.ºC, cerca de 40 minutos.

Bom apetite!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Biscoitos de coco, laranja e aveia

Bolachas de coco, aveia e laranja

Mais uma vez a receita vem do país vizinho, do blog “Todo caserito”. O resultado não podia ter sio melhor. O cheirinho destas bolachas no forno é fantástico, e o sabor não fica atrás. Vou colocar a receita original, mas adaptei-a à Bimby. Não vale a pena perguntarem-me como, uma vez que as coisas vão saindo… e como não tomo notas, não quero estar aqui a inventar. Por isso, aqui fica:

125g de margarina à temperatura ambiente
150g de açúcar amarelo
1 ovo grande ou 2 pequenos
Raspa da casca de 1 laranja
150g de farinha
1 colher de café de fermento em pó
135g de flocos de aveia
50g de coco ralado

Bater a manteiga com o açúcar até que esteja cremoso. Adicionar a raspa de laranja e o ovo. Mexer novamente. Juntar todos os ingredientes secos e misturar bem. Com uma colher de chá ou sobremesa, retirar pequenas porções e colocar num tabuleiro forrado com tapete de silicone ou papel vegetal (não é preciso untar). Levar a forno pré-aquecido a 180º.C até as pontas começarem a corar. Retirar do forno e colocar sobre uma rede para arrefecerem. Depois de frios, guardar num recipiente hermético. Rende cerca de 40 bolachas (depende do tamanho).

Bom apetite!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Empadão fofo de queijo e fiambre

Empadão fofo de queijo e fiambre

Bem, já quase me tinha esquecido desta receita, não fosse a educadora da filhota mais nova, perguntar por ela. Não que não fosse excelente, mas tenho tanta coisa por publicar, que ás vezes perco-me. Dantes fazia por ordem de antiguidade, agora vou publicando pela ordem de “pedidos”. A receita é do genial “Mesa para 4”. Mudei o atum da receita original, para queijo e fiambre, uma vez que a princesa esquisitinha lá de casa não toca em atum… infelizmente, porque é tão prático! Aqui fica:

1kg de batatas descascadas, lavadas e partidas aos pedaços
400g de leiteSal, pimente e noz moscada q.b.50g de margarina
4 Ovos
200g de fiambre
150g de queijo flamengo
Azeionas pretas (opcional)

Fazer o puré de batata na Bimby, com a receita tradicional do livro base. Quem não tiver Bimby, fazer o puré de batata da forma tradicional, suficiente para um empadão.
Partir o fiambre e o queijo em pedaços/tiras pequenos. Reservar.
Separar as gemas das claras, reservar as gemas e bater as claras em castelo, temperadas com sal. Reservar.
Quando o puré estiver pronto para passar, misturar a margarina e as gemas. Programar 1 min. vel. 3-4.
Deitar em tabuleiro untado com margarina, juntar o queijo e o fiambre e envolver.
Colocar por cima as claras batidas em castelo e envolver de baixo para cima com cuidado para não baixar muito as claras.
Pincelar com uma gema de ovo batida com um pouco de leite e decorar com azeitonas pretas. Levar ao forno pré-aquecido, cerca de 20 min. a 200ºC. Servir de imediato.

Bom apetite!

Empadão fofo de queijo e fiambre

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Muffins de chocolate - receita Bimby

Muffins de chocolate

Quando vi esta receita de muffins de chocolate no blog “Tentaciones” sabia que mais tarde ou mais cedo teria de experimentar. Foi mais tarde do que o previsto, mas com um resultado fantástico. Tenho que confessar que os meus foram feitos em formas de queques e ficaram mais baixinhos. Mas muito bons… com um pequeno defeito, quanto a mim, muito fortes para a criançada. São excelentes para adultos, portanto! Aqui fica:

50g de farinha maizena
3 colheres de sopa de cacau puro em pó
100g de açúcar amarelo
100g de açúcar branco
225g de água
75g de manteiga
75g de óleo vegetal (usei 50 e para a próxima ainda corto mais)
125g de chocolate negro
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 ovos
125g de farinha
1 colher de sobremesa mal cheia de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar no copo a maizena, o cacau em pó, os açúcares e a água. Programar 5 min., temp. 100, vel. 3 e ½. Tem que alcançar os 100.ºC, o que significa que pode demorar mais tempo, dependendo da temperatura da água.
Paramos, e sem temperatura, juntamos o chocolate e a manteiga em pedaços, na vel. 4 até que esteja uma mistura lisa e homogénea.
Juntar o óleo, a baunilha e um ovo e misturar na vel. 3. Quando estiver bem misturado (cerca de 30 seg.) adicionar o 2.º ovo, misturar mais 30seg. e parar a máquina.
Adicionar a farinha e o fermento e misturar 10 seg., vel. 3 e ½.
Colocar a massa em forminhas (usei de silicone) e levar ao forno cerca de 20 a 25 minutos. Depois de prontos, deixar arrefecer sobre uma grelha.

Bom apetite!

Muffins de chocolate

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bolo de côco tostadinho

Bolo de côco tostadinho

Como já deu para perceber, lá por casa todos gostamos de côco. Por isso receitas de bolo de coco são sempre para experimentar. Esta saíu de uma Teleculinária (n.º 1613). Ficou muito saboroso e é sem dúvida para repetir. Aqui fica:

Para o bolo:
360g de farinha
200g de açúcar
100g de margarina derretida
100g de coco ralado
3 ovos
2 dl de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
Margarina e farinha para polvilhar

Para a calda:
200g de açúcar
100g de côco ralado
2 dl de leite

Ligar o forno a 180.ºC. Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Numa tigela juntar o açúcar, os ovos, a margarina derretida, o leite, a farinha, o coco ralado e bater muito bem até ficar uma mistura lisa (usei a Bimby, mas na revista sugeria a utilização da varinha mágica). Adicionar o fermento e misturar bem. Deitar na forma e levar ao forno cerca de 40 minutos. Depois de cozido, retirar e desenformar para um prato que também possa ir ao forno. Preparar de imediato a calda, misturando muito bem o açúcar com o leite (usei leite morno). Picar o bolo com um palito ou um garfo e regá-lo, com a calda, ainda quente. Cobrir com o coco e levar novamente ao forno até o coco começar a tostar. Retirar e deixar arrefecer.

Bom apetite!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bolinho de limão

Bolinho de limão

Chamo-lhe bolinho, uma vez que é daqueles bolos pequenos, ideais para fazer durante a semana para acompanhar com o café do pequeno-almoço ou para as miúdas levarem para o lanche da escola. A receita é da revista Teleculinária n.º 1615 . Fica muito fofinho e saboroso. Aqui fica:

200g de farinha
200g de açúcar
150g de manteiga (usei margarina)
3 ovos
1 dl de leite
1 colher de sobremesa, bem cheia, de fermento
Raspa da casca de um limão pequeno
Margarina e açúcar para polvilhar

Untar uma forma com manteiga e polvilhar com açúcar. Ligar o forno a 180.ºC. Numa tigela, misturar o açúcar com a manteiga e bater muito bem. Juntar os ovos, o leite e a raspa de limão e bater novamente muito bem. Aos pouco, adicionar a farinha e o fermento, batendo sempre, até ficar uma mistura homogénea. Deitar na forma e levar a cozer cerca de 45 minutos.

Bom apetite!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pães doces de batata – receita Bimby

Pãezinhos doces de batata

Quando guardei esta receita, não sabia ao certo do que se tratava. Tirei-a de um blog espanhol, e por vezes há determinados termos que não percebo e não consigo arranjar tradução. Usam a palavra “coca” para várias coisas, por isso ainda não consegui perceber ao certo o seu significado. Se houver alguma alma caridosa que me saiba explicar, agradecia bastante. A receita original chama-se “Cocas de patata mallorquinas”, do blog “Bocados de cielo”. Resumindo, são pães doces e ficaram muito apetitosos. Aqui fica:

100g de manteiga (usei margarina)
200g de batata cozida (óptimo para aproveitar restos!)
200g de açúcar
3 ovos
50g de leite
30g de levedura fresca
500g de farinha (T65)
½ copinho de azeite

Colocar as batatas quentes (pode-se aquecer no micro-ondas) no copo, juntamente com a manteiga. Programar 20seg., vel.3.

Juntar o açúcar e os ovos. Programar 20seg., vel.4.

Adicionar a farinha. Programar 30seg., vel.7.

Após terminar, programar 3min., vel.espiga.

Antes de terminar (por volta dos 2 min. e meio) juntar o azeite em fio. Deixar a levedar no copo, até a massa dobrar de volume (eu tive que sair, por isso levedou cerca de 3 horas).Untar as mãos e fazer pequenas bolas (tipo bolas de ténis). Colocar no tabuleiro do forno, polvilhado com farinha e deixar levedar novamente (aqui deixei cerca de 20 minutos). Colocar em frono pré-aquecido a 180.ºC e cozer cerca de 15-20 minutos. Parece complicado, mas é muito simples…

Bom apetite!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Medalhões de pescada com molho de azeite e alho

Medalhões de pescada com molho de azeite e alho

Lá vem mais uma versão dos famosos medalhões de pescada. Eu sei que posso parecer um pouco repetitiva, mas na realidade é um tipo de peixe que as crianças comem com bastante facilidade, por isso é bastante usado lá em casa, nas mais variadas versões. Aqui fica:

2 embalagens de medalhões de pescada (800g)
6 dentes de alho
1 cebola média
4 folhas de louro
½ chávena de leite
Sumo de ½ limão
Sal e azeite q.b.

Temperar os medalhões de pescada com sal e o sumo de limão. Deixar repousar cerca de meia hora. Entretanto esmagar os dentes de alho com casca, com uma colher de pau ou algo parecido. Descascar e cortar a cebola em fatias finas. Colocar a cebola num prato e cobrir com o leite para amolecer. Cobrir o fundo de uma frigideira com azeite, colocar em lume baixo, e juntar os alhos esmagados e o alho. Quando o azeite estiver quente, juntar os medalhões de pescada. Deixar fritar e alourar de ambos os lados. Ir verificando se é necessário acrescentar mais azeite. Quando estiverem prontos, retirar e reservar. Escorrer a cebola e colocar na frigideira. Deixar alourar a cebola e misturar bem com o alho e o azeite. Regar os medalhões com este molho. Acompanhei com batatas fritas em cubos.

Bom apetite!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pudim de Oreos – receita Bimby

'Pudim

Mais uma receitinha muito, muito simples que viajou de Espanha até à nossa mesa. Veio do blog “Bocados de cielo” carregadinho de boas sugestões. É um pudim pequeno, mas muito saboroso e faz as delícias da criançada. Aqui fica:

10 bolachas Oreo (ou equivalentes)
40g de açúcar
600g de leite
1 saqueta de cuajada
Caramelo líquido para a forma (Opcional. Usar apenas se se quiser desenformar o pudim)
Raspas de chocolate branco para a cobertura (opcional)

Colocar as bolachas no copo da Bimby e triturar uns segundos na vel.10. Deve ficar tipo farinha de chocolate.
Juntar o leite, o açúcar e a cuajada. Programar 8 min., temp. 90, vel.4.
Colocar numa taça pequena ou em taças individuais. Deixar arrefecer e polvilhar com raspas de chocolate branco. Servir.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Coelho assado no forno com legumes

Coelho assado com legumes

Este foi daqueles pratos feitos só para mim. Lá em casa ninguém aprecia coelho. Quanto a mim, não é das minhas carnes favoritas, mas gosto de comer de vez em quando. Para além disso, é uma carne bastante magra, ideal para comer em regimes de dieta alimentar. Quando compro um coelho, costumo congelá-lo dividido em várias partes. Esta foi uma das formas como o cozinhei.

¼ de coelho
1 cebola
½ courgette
3 dentes de alho
1 tomate
6 cogumelos frescos laminados
2 colheres de sopa de pão integral ralado
Salsa a gosto
Sal, pimentão-doce e azeite q.b.

Num recipiente pequeno, que possa ir ao forno, colocar a cebola e a courgette descascadas e cortadas em fatias finas. Colocar por cima os pedaços de coelho. Picar os dentes de alho para cima do coelho. Cortar o tomate em cubos grandes e fatiar os cogumelos. Colocar à volta do coelho. Temperar com sal e pimentão-doce e regar com um fio de azeite. Salpicar com pézinhos de salsa. Cobrir com o pão ralado e levar a forno pré-aquecido cerca de 30 minutos.

Bom apetite!

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)