sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bolinhos de limão – receita Bimby

Bolinhos de limão

Para mim doce com sabor a citrino tem à partida selo de qualidade. Esta receita não me correu especialmente bem, com muita pena minha, uma vez que tinha tudo para ser sucesso garantido. A receita original é do blog “Sabores de canela”. A minha Bimby zangou-se com o peso da farinha e só não saíu disparada da cozinha, porque eu a agarrei. Além disso não consegui trabalhar a massa com a manga de pasteleiro. Ficaram por isso mais feios… Depois, para agravar tirei-os do forno cedo demais. Há dias assim… Em termos de sabor ficaram óptimos, mas para os verem bonitos espreitem a receita original. Aqui fica:

250g açúcar
250g manteiga
300+300g de farinha
3 ovos
Casca de um limão

Pré-aquecer o forno a 200.ºC. No copo completamente seco, colocar a casca de limão. Programar 6 seg., vel.7.
De seguida colocar os restantes ingredientes, com excepção da farinha, que se colocam apenas 300g. 20 seg., vel. 6.
Adicionar a restante farinha (foi aqui que a Bimby não gostou!) e amassar 1 min. e ½, vel. espiga.
Com a ajuda de uma colher, colocar bolinhas no tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Levar ao forno até alourarem.

Bom apetite!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Febras com pickles

Febras com pickles

Não gosto de abusar nos fritos lá em casa, mas como já tínhamos comido carne grelhada nessa semana, resolvi fazer estas febras fritas com pickles. Muito ao estilo das costeletas à salsicheiro, mas sem as salsichas! São rápidas de fazer e ficam bastante saborosas, pelo menos para os apreciadores de piclkes. Aqui fica:

8 febras deporco
6 dentes de alho
½ frasco de pickles (ou a gosto)
Sal e margarina q.b.
½ caldo de carne
½ copo de leite

Bem, como é suposto ser mesmo rápido, as febras são temperadas já na frigideira. Para quem tiver tempo aconselho a temperar pelo menos com uma hora de antecedência, se bem que o sabor intenso dos pickles encobre perfeitamente esse problema.

Numa frigideira colocar um pedaço de margarina, com o ½ caldo de carne e 2 dentes de alho fatiados. Deixar derreter a margarina e colocar as febras. Temperar com um pouco de sal. Enquanto as febras fritam (ir verificando se é necessário acrescentar margarina), fatiar os restantes dentes de alho e partir os pickles e pedaços pequenos. Depois de todas as febras fritas, retirar colocar num recipiente de servir e reservar. No mesmo molho, colocar os pickles e os alhos e deixar fritar. Acrescentar o leite e deixar levantar fervura. Mexer, retirar do lume e cobrir as febras com o molho. Acompanhei com arroz branco.

Bom apetite!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pudim de farinha de arroz – receita Bimby

Pudim de farinha de arroz

Bem, este pudim já circulou por diversos blogs, mas com outro nome. Eu vi a receita pela primeira vez no blog “Sabor e Saberes” e sabia que tinha que experimentar. Obrigada pela receita! Não lhe chamei “Pudim de arroz doce”, porque sinceramente não me lembrou o sabor do arroz doce. Decidi chamar-lhe Pudim de farinha de arroz, um dos ingredientes. Nem mudando o nome, fica menos bom do que eu pensava! Achei muito simples e rápido de fazer, poupando o tempo de cozedura dos pudins “normais”. A textura é excelente e o sabor também. Aqui fica:

150g açúcar
100g arroz
raspa da casca de 1 limão
3 ovos
800g de leite

Deitar no copo o açúcar e a raspa da casa de limão e triturar 30 seg., vel. 10. Juntar o arroz e voltar a triturar outros 30 seg. em vel. 10. Juntar os ovos e o leite e programar 12 min., temp. 100, vel. 4. Caramelizar uma forma de pudim e deitar o creme obtido na forma por cima do caramelo, deixar arrefecer e levar ao frigorífico.

Bom apetite!

Pudim de farinha de arroz

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Pá de porco no forno com chouriço e cogumelos

Pá de porco no forno com cogumelos

Trago mais uma sugestão de pá de porco. Há sempre mil e uma maneiras de poder variar nestes pratos de forno. Desta vez utilizei uns cogumelos que estavam a querer ficar esquecidos na gaveta do frigorífico. Aqui fica:

1 pá de porco com osso
1 embalagem de cogumelos frescos
1/2 chouriço de carne
Sumo de 1 limão
1 cálice de vinho do Porto
Uns raminhos de coentros
Sal, azeite, pimentão doce q.b.
6 dentes de alho

De véspera ou umas horas antes temperar a pá de porco com o sal, o pimentão doce, o sumo de limão, os alho laminado, os coentros, o vinho do Porto e o azeite. Colocar tudo sobre a carne, já no recipiente de ir ao forno, e no fim envolver e esfregar com as mãos de forma a cobrir toda a superfície. Reservar pelo menos duas horas. Aquecer o forno a 180/200.ºC e colocar o tabuleiro. Deixar assar por 30 minutos. Retirar o tabuleiro, voltar a carne e regar com o molho. Levar novamente ao forno e deixar assar mais 20 minutos. Enquanto isso laminar os cogumelos (depois de muito bem lavados) e o chouriço. Retirar novamente o tabuleiro do forno, rodear a carne com os cogumelos e as rodelas de chouriço, envolver no molho e colocar novamente no forno até os cogumelos estarem cozinhados e o chouriço doradinho. Acompanhei com arroz branco e salada.

Bom apetite!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Fofos de queijo e frango - receita Bimby

Fofos de frango e queijo

Andava com esta receita na manga para experimentar há bastante tempo. Domingo, dia de petisco para o jantar e com um resto de frango assado no frigorífico, foi a altura ideal… e tinha razão. São muito simples, muito rápidas e muito saborosas. A receita veio do blog “Sítio do Sol”. Eu usei frango e queijo, a receita original usava carne picada. É uma das vantagens deste tipo de empadas. O recheio adapta-se ao que há no frigorífico. Aqui fica:

Para a massa:
250g de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 colher de café de sal fino (para a próxima uso mais um pouco… dependendo do recheio)
25g de margarina
50g de óleo
250g de leite
2 ovos

Para o recheio:
Restos de frango assado
3 fatias de queijo flamengo partidas em pedaços pequenos

Ligar o forno a 180.ºC. Preparar o recheio. No meu caso foi desossar e arranjar o frango e partir o queijo.

Para a massa:
Juntar todos os ingredientes no copo da Bimby e bater 2 min., vel. 3.
Se não usar formas de silicone, untar com um pouco de margarina e polvilhar com farinha as formas desejadas (a mim rendeu cerca de 12 fofos). Encher até um terço com a massa, colocar recheio e cobrir novamente com massa. Levar ao forno até ficarem douradinhos, cerca de 30 minutos.

Bom apetite!

Fofos de frango e queijo

terça-feira, 20 de abril de 2010

Bolo de chocolate simples– receita Bimby

Bolo de chocolate

Este bolinho de chocolate é muito simples de fazer e foi sucesso garantido lá em casa. Não é muito grande, o que o torna ideal para bolinho de semana, ou seja, daqueles bolos que vão sendo comidos ao pequeno-almoço, ou uma fatia para levar para a escola ou trabalho. A receita veio de Espanha, do blog “Cocina de color lila”. Não deixem de experimentar! Aqui fica:

4 ovos
200g de açúcar amarelo
150g de óleo vegetal (usei apenas 100g)
200g de chocolate em pó
200g de natas líquidas (1 pacote)
1 colher de café de açúcar baunilhado
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Com a mariposa no copo colocar o açúcar e os ovos. Programar 5 min., temp. 37º, vel. 3 ½.

Terminado o tempo, programar mais 3 min., vel 3 ½ sem temperatura.

Juntar o óleo e misturar 10 seg., vel. 3.

Adicionar o chocolate e as natas. Programar 15 seg., vel. 3.

Por fim, juntar o açúcar baunilhado, a farinha e o fermento em pó. Programar 15 seg., vel. 2 ½.

Retirar a mariposa e acabar de envolver com uma espátula.Colocar a massa numa forma untada e polvilhada com farinha (ou então de silicone) e levar ao forno cerca de 25/30minutos.

Bom apetite!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Salsichas frescas assadas no forno

Salsichas frescas assadas no forno

Com umas salsichas frescas para gastar e eu com pouco tempo para gastar com elas, saíram umas salsichas no forno. Muito rápido de preparar com um resultado do agrado de todos. Aqui fica:

15 salsichas frescas
2 cebolas médias
4 dentes de alho
4 folhas de louro
Sal, azeite e pimentão-doce q.b.
½ copo de vinho branco

Aquecer o forno a 180/190ºC. Num tabuleiro de ir ao forno colocar as cebolas descascadas e cortadas em fatias finas de forma a cobrir todo o fundo do tabuleiro. Descascar os dentes de alho e picar por cima das cebolas. Partir as folhas de louro em pedaços e distribuir pelo tabuleiro. Por cima colocar as salsichas de forma a que não fiquem umas por cima das outras. Temperar com um pouco de sal e pimentão-doce. Regar com um fio de azeite e o meio copo de vinho branco. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 30 minutos ou até as salsichas estarem tostadas. Acompanhei com arroz com couves.

Bom apetite!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Bifes de peru com natas... bomba!

Bifes de perú com natas

Esta é daquelas que para quem está a fazer dieta, tem problemas de peso, colestrol ou hipertensão é melhor nem olhar. É uma bomba de gordura… assim para um dia por ano! Mas nem sempre, nem nunca, por isso, aqui fica:

2/3 de pedaço de bacon
6 bifes de peru
1 pacote de natas (200ml)
1 lata de cogumelos laminados (prefiro os naturais, mas não tinha)
½ copo de leite
5 dentes de alho
Sumo de ½ limão
Margarina, sal e pimenta q.b.

Temperar os bifes com o sumo de limão, o alho laminado, o sal e um pouco de pimenta. Reservar. Colocar uma frigideira ao lume e deixar aquecer. Pôr o bacon cortado em tiras ou cubos pequenos na frigideira e deixar fritar, sem acrescentar gordura. Quando o bacon estiver estaladiço, retirar do lume e reservar. Na mesma frigideira, acrescentar margarina e fritar os bifes rapidamente de ambos os lados. Retirar os bifes e reservar. Colocar as natas na frigideira e deixar levantar fervura. Acrescentar o leite, mexer bem até levantar fervura novamente. Regar os bifes com o molho quente e colocar o bacon por cima. Acompanhei com arroz branco.

Bom apetite!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pêras caramelizadas

Pêras caramelizadas

Hoje trago uma sugestão de sobremesa com fruta. Sabe bem, não é tão doce como os doces e sempre serve para variar. Aqui fica:

5 peras Rocha
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de nozes partidas em pedaços pequenos
3 colheres de sopa de passas sem caroço
2 cálices de Vinho do Porto

Pêras caramelizadas

Começar por descascar as peras e cortá-las em quartos. Numa frigideira, derreter a manteiga em lume baixo e adicionar o mel. Juntar as peras, salpicar com o açúcar amarelo e envolver na manteiga e no mel. Manter o lume brando e deixar as peras cozinhar, virando de vez em quando. Deixar alourar ligeiramente. Ainda ao lume, misturar as nozes e as passas. Envolver. Regar com o vinho do Porto e retirar do lume. Colocar no recipiente de servir.

Bom apetite!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bolo Cuca de Fubá

Bolo Cuca de Fubá

Só pelo nome da receita, dá para perceber imediatamente que vem direitinha de um blog brasileiro. O blog é o “Chocolatria”… delicioso e inspirador! O resultado é excelente! Um bolo de fubá, ou farinha de milho, com cobertura crumble. Não fica nada seco e desapareceu em três tempos, o que significa que teve aprovação generalizada… coisa muito rara! Aqui fica:

40 ml de óleo de girassol
80 ml de azeite
2 ovos grandes
150g de açúcar
120ml de sumo de laranja (usei sumo de 2 laranjas)
145g de farinha de trigo
100g de fubá (farinha de milho)
2 colheres de chá de fermento em pó

Crumble de Bolacha:

5 colheres de sopa de farinha de trigo4 colheres de sopa de açúcar2 colheres sopa de margarina fria cortada em cubinhos7 bolachas do tipo “maria” esmigalhadas

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma forma (usei um tabuleiro, onde queria servir, uma vez que o crumble ao desenformar, pode desfazer-se todo) com margarina e polvilhar com farinha. Numa taça misturar o óleo, os ovos, o açúcar e o sumo de laranja. Adicionar as farinhas, o fermento e o sal. Bater, em velocidade média, até misturar todos os ingredientes. Colocar a massa na forma.

Para o crumble…
Misturar tudo com uma colher ou garfo, até obter uma massa areada. Colocar esta mistura sobre a massa crua do bolo. Levar ao forno cerca de 30 minutos. O bolo coze depressa, convém verificar a cozedura, uma vez que depende sempre dos fornos.

Bom apetite!

Bolo Cuca de Fubá

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bifes de frango panados no forno

Bifes de frango panados no forno

Os panados no forno são sempre uma opção mais saudável aos panados fritos em óleo. Mas nem sempre correm bem. Esta receitinha ficou muito saborosa e conseguiu andar muito perto do sabor dos panados fritos. Para a próxima faço a derradeira alteração. Em vez de colocar num tabuleiro forrado com papel de alumínio, vou colocá-los no tabuleiro/grelha do frono. Vou ver se resulta e se não ficam ligeiramente empapados por baixo, como no caso do tabuleiro normal. A receita veio do “Sítio do Sol”, blog que dispensa apresentações. Aqui fica:

6 bifes de frango
1 copo de buttermilk (ver nota)
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Pão ralado aromatizado com alho e coentros (fiz na Bimby)

Nota: buttermilk é muito utilizado em receitas de origem americana. Já o mencionei anteriormente na Tarte Tamale, mas aqui fica novamente a explicação de como se faz. Encher uma chávena de chá com leite e juntar uma colher de sopa de sumo de limão. Reservar cerca de 10 minutos. Misturar. Pronto!

Numa taça misturar o buttermilk, o sal e a pimenta. Juntar a carne, envolver e deixar repousar durante cerca de 15 minutos. Pré aquecer o forno a 250ºC. Misturar o queijo parmesão e o pão ralado. Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel de alumínio (ver introdução do tópico) e barrar com margarina. No fim dos 15 minutos, passar a carne pela mistura do pão ralado e dispôr no tabuleiro. Adicionar pequenas nozes de margarina em cima dos panados e levar ao forno durante cerca de 20 minutos (até os panados ficarem dourados). Acompanhei com arroz branco.

Bom apetite!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Bolo de bolacha e chocolate – receita Bimby

Bolo de bolacha e chocolate

Hoje trago uma receita que inundou a blogoesfera culinária espanhola. É um bolo muito simples de fazer e que resulta muitíssimo bem. Em relação à receita original, alterei o chocolate. Usei chocolate de leite em substituição do chocolate de culinária, por causa das miúdas. Para além disso acrescentei o creme de chocolate com avelãs. A receita veio do blog “Cocinando para Lola”, mas está em inúmeros outros. E antes que me perguntem se me esqueci, não, não esqueci… o bolo não leva farinha. Aqui fica:

150g de chocolate de leite
1 pacote de bolacha Maria (200g)
100g de manteiga/margarina
75g de açúcar
3 ovos
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sopa de creme de chocolate com avelãs, tipo Nutella (eu usei caseiro)

Colocamos o chocolate no copo e picamos 5 seg., vel. 5. Deve ficar em pedaços pequenos, mas não necessariamente uniformes. Reservar. Triturar as bolachas em velocidade progressiva 5-10, até ficarem em pó. Acrescentar todos os restantes ingredientes, com excepção do chocolate picado e programar 30 seg., vel. 7, ou até estar tudo bem misturado. Retirar a tampa e envolver o chocolate picado com a espátula. Colocar numa forma untada e polvilhada e levar a forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 35 minutos. Ir verificando a cozedura. A receita original dizia 20 minutos, o meu demorou quase o dobro.

Bom apetite!

Bolo de bolacha e chocolate

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)