quinta-feira, 30 de abril de 2009

Carne picada com legumes

Carne picada com legumes

Ora aqui fica mais uma sugestão óptima para jantares de semana! Rápida de fazer (principalmente para quem tem o hábito de ter os legumes arranjados no frigorífico!) e bastante saborosa. Vou dar as linhas gerais, uma vez que pode haver inúmeras variantes! Aqui fica:

600 g de carne picada (usei de vaca)
1/2 couve coração cortada em tiras muito finas
2 cenouras raladas
1/2 cebola picada finamente
3 dentes de alho picados
azeite q.b.
fatias de queijo flamengo q.b.
2 colheres de molho de soja
sal q.b.
sumo de 1/2 limão

Numa frigideira alta ou num tacho colocar o azeite, a cebola e o alho. Deixar refogar e juntar a carne picada. Quando a carne começar a ganhar cor, juntar os restantes legumes e deixar cozinhar. Temperar com o molho de soja, o sumo de limão e acertar o sal. Quando os legumes começarem a ficar moles, retirar do lume e colocar num recipiente que possa ir ao forno. Cobrir com fatias de queijo flamengo e levar a gratinar. Acompanhei com arroz branco.

Bom apetite!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Empadão de bacalhau

Empadão de bacalhau

Mais uma longa ausência! Estas semanas têem andado caóticas e os próximos dois meses não serão muito diferentes! Espero que duante o Verão as coisas retomem a normalidade! Veremos... Hoje a sugestão é de um empadão de bacalhau. É muito simples de fazer e fica muito saboroso. Pelo menos cá por casa é um prato bastante apreciado. Aqui fica:

1 embalagem de migas de bacalhau demolhadas e arranjadas
1 pacote de puré de batata congelado
Leite q.b.
1 pitada de noz moscada
2 ovos + 1 gema
2 cebolas
3 dentes de alho
1 pimento vermelho
azeitonas a gosto

Pôr o puré de batata a cozinhar com o leite e uma pitada de noz moscada. Num tachinho cozer os dois ovos. Numa frigideira colocar as cebolas cortadas em rodelas finas, juntamente com o pimento cortado em tiras. Regar com azeite e deixar alourar. Quando estiver pronto, retirar do lume e colocar no fundo de um recipiente que possa ir ao forno. Na mesma frigideira acrescentar azeite e cortar os dentes de alho em rodelas finas. Levar o bacalhau a fritar. Depois de frito colocar sobre a mistura anterior. Cobrir com os ovos cozidos partidos ás rodelas e as azeitonas. Por cima distribuir o puré de batata. Pincelar com a gema de ovo e levar ao lume a gratinar!

Bom apetite!

Empadão de bacalhau

domingo, 12 de abril de 2009

Pão rápido de fiambre e queijo

Pão rápido de fiambre e queijo

Mais uma sugestão para jantares de fim de semana. Aqueles em que nos apetece um petisco diferente do habitual, mas sem dar muito trabalho. Esta receita veio direitinha de uma amiga virtual. A Bluejustin. Muito fácil e rápida de fazer, nem precisa de tempo para levedar nem nada. A única alteração que farei da próxima vez é nos molhos. Acho que abusei um bocadinho. Na próxima ou não ponho ou ponho muito menos. Usem a imaginação para mudar de recheio. Para a próxima também vou inovar! Aqui fica:

(Usei chávena de chá)
Para a massa:
3 ovos
400 ml de leite
meia chávena de azeite
2 chávenas de farinha
1 colher sopa de fermento
sal q.b.

Recheio:
fiambre em fatias q.b.
queijo em fatias q.b.
maionese q.b.
ketchup q.b.

Pão rápido de fiambre e queijo

No liquificador (eu usei a varinha mágica) colocar todos os ingredientes para a massa e bater durante 3 minutos. Convém dar uma ajudinha com a colher, porque às vezes a farinha fica agarrada ao jarro. Fica uma massa muito líquida. Num tabuleiro, pirex, algo que dê para ir ao forno, coloca-se uma camada de massa, queijo, fiambre, maionese, ketchup q.b., nova camada de massa, queijo, fiambre, maionese e ketchup, sempre assim. Deve terminar-se com uma camada de massa. Leva-se ao forno a 180º até ficar bem douradinha. Deve ser mais ou menos 45 minutos.

Bom apetite!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Filetes no forno com limão e mostarda

Filetes no forno com limão e mostarda

Mais uma sugestão de peixe. Um bocadinho mais trabalhosa, mas quanto a mim com excelente resultado. Aqui fica:

Filetes de peixe
3 pés de coentros
3 colheres de sopa de mostarda
sumo de 1 limão
sal q.b.
1 colher de sopa de farinha maizena
Queijo mozarella ou outro para gratinar

Pôr água a ferver num tacho, com sal, e escaldar os filetes. Retirar os filetes e colocá-los num recipiente que possa ir ao forno. Na água de escaldar os filetes (se for muita, retirar um pouco) misturar os coentros, a mostarda, o sumo de limão e deixar novamente levantar fervura. Misturar a maizena e mexer energicamente com uma vara de arames. Cobrir os filetes com este molho e polvilhar com o queijo ralado. Levar ao forno a gratinar. Acompanhamos com puré de batata.

Bom apetite!

domingo, 5 de abril de 2009

Queijadas de laranja

Queijadas de laranja

O prometido é devido e por isso cá vem a receitinha das queijadas de laranja. A receita foi retirada de uma teleculinária de há umas semanas atrás. Assim que a vi sabia que tinha que exprimentar... e na realidade gostei bastante do resultado! Dá o trabalho normal dos doces que têem que ser feitos em forminhas individuais, mas compensa e rende bastante - para cerca de 25 queijadas. Aqui fica:

500 g de açucar
180 g de farinha
80g de manteiga
8 dl de leite
6 ovos grandes
Raspa da casca de 2 laranjas
1 pau de canela
Margarina para untar

Untar as forminhas com margarina e ligar o forno a 180ºC. Num tacho juntar o leite, o pau de canela e a raspa das laranjas. Levar ao lume até levantar fervura. Noutra tigela misturar o açucar e a farinha. Adicionar os ovos e mexer muito bem. Retirar o pau de canela do tacho e juntar o leite a pouco e pouco, mexendo sempre. Adicionar a manteiga derretida e mexer até ficar uma mistura homogénea. Distribuir pelas forminhas.

Colocar um pano de cozinha no fundo de um tabuleiro e dispor as forminhas por cima do pano. Com cuidado, deitar água a ferver para cima do pano, de maneira a que chegue até metade da altura das forminhas. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até ficarem coradas. As minhas não coraram muito... mas ficaram muito boas na mesma! Desenformar com a ajuda de uma faquinha e coocar em forminhas.

Bom apetite!

Queijadas de laranja

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tarte crocante de maçã

Tarte crocante de maçã

Antes de mais, quero agradecer a todos/todas que me têem deixado comentários, sugestões ou questões, e a quem eu tão raramente dou resposta! Ás questões tento sempre responder, mas aos restantes comentários é muito difícil arranjar tempo para o fazer!! O meu muito obrigada... afinal é por vossa causa que continuo a "alimentar"este meu cantinho. Mas tenho tanta coisa para fazer, tantas ideias, tantas projectos, que algumas coisas vão mesmo ficando para trás... peço desculpa a todos aqueles que de alguma forma se sentiram mal pelo facto de eu não lhes ter respondido!!

Tarte crocante de maçã

Agora voltando ao tema inicial... Tartes, bolos, doces, compotas, folhados... enfim... tudo o que leve maçã para mim é uma tentação para experimentar. Sou fá incondicional de tartes de maçã e tento experimentar todas as receitas que me passam pelas mãos. A pedido de várias famílias "flickrianas" vou ter que passar esta receita à frente de outras que estão em lista de espera... é o caso das queijadas de laranja, que pelo que sei há uma menina que já pediu à mãe para as fazer só de ver a foto!! Prometo que durante o fim de semana vou arranjar 5 minutos para colocar a receita e fazer sorrir esta menina!!

Esta receita tirei de um blog descoberto há pouco tempo, mas que entrou logo para a minha listinha de preferidos: Receitas da Filipa. Não utilizei a parte da receita para a massa, porque tinha uma base de tarte em casa e resolvi aproveitá-la. Fiz ainda pequenas alterações à receita original... mas também quem é que não faz?! Aqui fica:

Recheio:
3 maçãs vermelhas
sumo de um limão pequeno
meia chávena de chá de açúcar amarelo
4 c. de sopa de farinha
¼ de colher de chá de sal

Cobertura:
meia chávena de chá de farinha
100g de manteiga
1 chávena de chá de açúcar amarelo
meia chávena de chá de flocos de aveia
1 c. de chá de canela em pó

1 base de massa quebrada para tarte

Colocar a massa na tarteira com o papel e picar o fundo com um garfo. Acender o forno a 180ºC.
Recheio: Descascar as maçãs e cortá-las em meias-luas. Numa tigela, misturar as maçãs, o sumo de limão, a farinha, o açúcar e o sal. Colocar dentro da massa que está na tarteira.
Cobertura: Numa tigela misturar a manteiga amolecida no micro-ondas, a farinha, os flocos de aveia, o açúcar e a canela. Colocar esta mistura por cima do preparado que está na tarteira cobrindo tudo. Levar a cozer em forno moderado durante aproximadamente 30 a 40 minutos ou até a massa estar cozida e corada e a cobertura seca e crocante.

Nós cá em casa comemos ainda morna... só tenho que não tinha gelado para acompanhar!

Bom apetite!

Tarte crocante de maçã
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...