terça-feira, 31 de Março de 2009

Bacalhau Costa Brava

Bacalhau Costa Brava

Desafio de Março do "Cozinheiras desesperadas" inspirado no blog "A flosinha" - obrigada pela receita!! Muito bom e para repetir com certeza! Aqui fica:

2 boas postas de bacalhau - usei 2 embalagens de migas
1/2 Kg de batatas
2 gemas de ovos
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 raminho de salsa picada - usei coentros, porque gosto mais
Água de cozer o bacalhau q.b.
Queijo ralado, leite, sal e pimenta q.b.

Coze-se o bacalhau, desfaz-se em lascas. Reserva-se a água.Cozem-se as batatas, partem-se ás rodasLeva-se ao lume o azeite com a cebola para a amolecer, adiciona-se a farinha, que se deixa fritar um pouco, mexendo sempre, junta-se a água de cozer o bacalhau, em quantidade suficiente, até obter um creme abundante. Retira-se do lume, bate-se com as gemas desfeitas num pouco de leite frio e tempera-se com sal, pimenta e salsa picadinha. Envolvem-se neste molho as batatas e o bacalhau, vaza-se tudo num pirex, untado com margarina. Polvilha-se com queijo ralado e mete-se no forno para corar. Serve-se imediatamente.

domingo, 29 de Março de 2009

Pescada com cerveja

Pescada com cerveja

Chegar a casa, arrumar as coisas, dar banhos, fazer jantar, tratar das roupas... aquele sem fim de tarefas do dia a dia. Então há que poupar tempo em todas as frentes!! Fica aqui a sugestão de um jantar que se faz sózinho, enquanto damos o banhito à criançada...

4 postas de pescada
3 pés de salsa
2 cenouras
1 cebola
3 dentes de alho
1 cerveja pequena - mini

Num tacho colocar a cebola e os dentes de alho cortados em rodelas finas. Juntar a salsa e regar com azeite. Ligar o lume e refogar. Enquanto isso descascar as cenouras e fatiá-las para o tacho (usei o descascador que é muito mais rápido!). Colocar as postas por cima e temperar com sal e uma colher de sobremesa de polpa de tomate. Regar com a cerveja, tapar o tacho e virar costas!!!. Fica pronto em 20 minutos. Manter o lume baichinho depois de começar a ferver - para não ficar pronto antes do fim dos banhos!! Acompanhei com puré de batata, daquele que também se vai cozinhando sózinho.

Bom apetite!!

quinta-feira, 26 de Março de 2009

Pudim com natas

Para sobremesa rápida de domingo...

Há vários motivos para se gostar dos domingos... pelo menos até ás 6 da tarde, hora em que pensamos no dia seguinte... mas isso agora não vem para o caso!!! O domingo serve para tudo. Lá por casa os meus domingos começam muito cedo. A minha filha mais nova acorda sempre por volta das 6:30, o que me permite ter uma manhã longa e aproveitar bem o tempo enquanto o resto da família ainda vai dormitando. Uma das coisas fantásticas de domingo são os almoços. Sempre com tempo, mais elaborados com família alargada ou sem ela. E claro está que almoço elaborado não dispensa sobremesa. Abri os armários e sem grande imaginação lá saíu um daqueles docinhos tipo "doce da casa" que toda a gente faz para qualquer altura. Fica a sugestão...

1 pacote de palitos la reine (ou os suficientes para forrar o recipiente do doce)
2 dl + 1 l de leite
caramelo líquido
2 pudins boca doce de chocolate
12 colheres de sopa de açucar
2 pacotes de natas
2 quadrados de chocolate preto

Barra-se o fundo de um tabuleiro com caramelo líquido. Por cima colocam-se os palitos la reine passados pelo leite. Entretanto fazem-se os pudins de acordo com as instruções (é aqui que entra o litro de leite e as 8 colheres de sopa de açucar). Depois de pronto cobrir os palitos com o pudim. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico. Quando estiver bem fresco, bater as natas com colheres de açucar até ficarem sólidas. Cobrir o pudim com as natas. Por cima raspar os dois quadrados de chocolate preto.

Bom apetite!

segunda-feira, 23 de Março de 2009

Queques de bacon e fiambre

Queques de bacon e fiambre

Aqui fica uma excelente sugestão para o lanche da miúdagem. É fácil e muito rápido de fazer. A receita veio de uma teleculinária, mas fiz pequenas alterações. Deu mais queques dos que os que estão na foto! Aqui fica:

200 g de farinha
200 g de fiambre e bacon cortado em pedaços muito pequenos (para a próxima ponho mais!!)
50 g de margarina amolecida
2 ovos
1,5 dl de leite
1 coher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal

Untar forminhas (a quantidade depende do tamanho delas) com margarina e polvilhar com farinha. Reservar. Ligar o forno a 180ºC. Numa tigela, bater os ovos com o leite, a margarina amolecida e a pitada de sal. Juntar a farinha e o fermento e misturar bem. Misturar depois o fiambre e o bacon. Distribuir pelas forminhas e levar ao forno cerca de 25-30 minutos. Depois é só desenformar e servir!

Bom apetite!

quarta-feira, 18 de Março de 2009

Frango no saco

Frango no saco

A pedido de várias famílias do Flickr tenho que colocar esta receita. Não é nada de muito novo, mas há umas coxas de frango congeladas à espera para serem usadas!!! Aqui fica então...

1 saco de plátisco - como os da fruta do supermercado
2 ovos
1 frango partido em pedaços pequenos limpo de peles (ou as tais coxinhas)
200g de pão ralado
3 colheres de sopa de parmesão ralado
2 colheres de sopa de oregãos (dos secos)
1 colher de sopa de pimentão doce
azeite q.b.
sal q.b.

Bater os ovos num prato. Passar os pedaços de frango pelo ovo e reservar. No saco colocar todos os restantes ingredientes, com excepção do azeite, e misturar bem. Colocar um a um, ou dois a dois os pedaços de frango no saco, fechar e agitar bem até as peças estarem bem envolvidas na misturas. Regar um tabuleiro de ir ao forno com um fio de azeite e ir distribuindo os pedaços de frango. Levar a forno médio/quente, previamente aquecido, até começar a tostar. Acompanhem com o que quiserem... nós por cá foi com arroz.

Bom apetite!

terça-feira, 17 de Março de 2009

Ovos recheados com farinheira

Ovos recehados com farinheira

Para os verdadeiros amantes de farinheira aqui fica um petisco para servir de variante aos já tão afamados ovos mexidos com farinheira. Muito simples e rápido...uma entradinha que dura 15 minutos a preparar! Aqui fica:

6 ovos
1 farinheira

Cozer os ovos e a farinheira (tudo junto para poupar loiça!!!). Cortar os ovos ao meio, retirar a gema. Abrir a farinheira e retirar todo o recheio. Com as mãos misturar as gemas com a farinheira. Fazer bolinhas e colocar no lugar das gemas.

Bom apetite!

domingo, 15 de Março de 2009

Babá de laranja

Babá de laranja

Desafio do mês de Fevereiro do "Cozinheiras desesperadas", este babá foi uma excelente descoberta. Um doce à minha medida. Pode parecer um pouco confuso de fazer, mas não é!!! E o resultado é 5 estrelas!!! A repetir seguramente. A receita original vem do blog "Qualquer coisa de bom". Aqui fica:

Bolo
200g de açúcar
4 ovos
125g manteiga
125g farinha
raspa de 1 laranja
1 colher de chá de fermento

Calda
180g açúcar
250 ml água
sumo de 2 laranjas
raspa de 1 laranja

Bolo: Amoleça a manteiga em banho-maria (eu derreti no micro-ondas!), junte-lhe o açúcar e bata bem. Junte as gemas e a raspa de laranja e bata novamente.Pouco a pouco, e sem bater, adicione a farinha peneirada com o fermento, alternando com as claras batidas em castelo firme.
Deite a massa numa forma untada com manteiga e leve ao forno já quente.

Calda: Num tacho, misture o açúcar com a água. Leve ao lume e quando levantar fervura, baixe o lume e deixe ferver 5 ou 6 minutos. Junte-lhe o sumo das laranjas, já fora do lume.Verifique se o bolo está cozido, desenforme, e, rapidamente, lave a forma. Coloque novamente o bolo lá dentro (para mim foi a parte mais complicada), pique-o bem com um palito e regue com a calda quente. Deixe arrefecer antes de desenformar.

Há quem tenha cortado na calda... eu usei toda e ainda tive reclamação de bolo "seco" ao centro!!

Bom apetite!

terça-feira, 10 de Março de 2009

Restos para o jantar...

Hoje o jantar... foram restos!

Hoje não venho colocar nenhuma receita especial... Venho apenas relembrar que lá em casa não se deita comida fora. Por uma questão de princípio... e fim também! De princípio porque a comida está cara, há muito gente a precisar dela e não tem... e como tal no poupar é que está o ganho. O fim é por passar esse princípio ás minhas filhas. A comida não é desperdício, nem um brinquedo, nem algo que se possa estragar. Além disso, jantar restos não tem de ser obrigatoriamente mau!! Num daqueles dias em que me tinha esquecido de tirar o jantar (e porque é que isto me acontece tantas vezes??!!) abri o frigorífico e vi algumas "caixinhas de restos", uma base de tarte a passar da validade, saquinhos no congelador com restinhos disto e daquilo!! Como não podia usar tudo de uma vez... aqui fica o que escolhi:

1 base de tarte folhada
grão
bróculos
cenoura ralada
3 ovos
3 latas de atum
3 fatias de queijo flamengo
Cerca de 1/2 pacote de molho bechamel (+ou- 150/200ml)

Comecei por estender a massa numa forma de bolo inglês (estranho? mas resultou!!) mantendo o papel vegetal e picando o fundo com um garfo. Cozer os ovos juntamente com os broculos. Numa frigideira juntar o atum, o grão e a cenoura ralada. Depois de tudo pronto "montar" a forma. Partir os ovos em rodelas e colocar no fundo. Por cima a mistura do atum. Por cima os bróculos cozidos, o queijo partido em pedaços. Regar com o molho bechamel e fechar a massa. Levar a forno médio até estar cozida e douradinha!

Hoje o jantar... foram restos!

Bom apetite!

Hoje o jantar... foram restos!

quinta-feira, 5 de Março de 2009

Perú com molho de soja e nozes

Perú com molho de soja e nozes

Desculpem tanto tempo de ausência entre cada receita, mas o tempo parece cada vez ser menos!!! Cada vez quero fazer mais e acabo por não fazer nada... mas adiante! Esta foi das receitas que experimentei nos últimos tempos (receita salgada) a que me mais me agradou!! Muito simples, muito rápida e principalmente muuuuito saborosa. A repetir sem dúvida!!! Tudo começou com 3 grandes e pobres bifes de perú a olharem para mim e eu para eles, sem saber o que lhes havia de fazer. Peguei num livrinho da Biblioteca Activa e "descobri" a receita onde me baseei para um jantar diferente. Aqui fica:

3 bifes de perú partidos em tiras fininhas
4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de farinha maisena
3 colheres de sopa de vinho do Porto
1 colher de chá de açucar amarelo
1 pimento vermelho cortado em tiras finas
nozes partidas a gosto
5 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em pedaços largos
1 dl de vinho branco

Numa tigela misturar o molho de soja, a maisena, o vinho do Porto, açucar e sal q.b. Envolver a carne nesta mistura. Numa frigideira colocar uma colher de sopa de azeite e saltear as nozes. Retirar do lume e reservar. Na mesma frigideira (destas é que eu gosto!!!) deitar mais azeite e saltear a cebola e o pimento, sem deixar amolecer. Reservar juntamente com as nozes. Aquecer o restante azeite (outra vez na mesma frigideira!!) e fritar os pedaços de perú até começarem a alourar. Baixar o lume, juntar o vinho branco, deixar levantar fervura e juntar as nozes e os legumes. Apurar um pouco e servir quente. Nós acompanhamos com arroz.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...