quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Lanchar à crescido... com scones e tudo!

'Lanchar

Quando era miúda, tinha uma tia que nos preparava lanches nas loiçinhas das bonecas! Há coisas que não se esquecem... e há valores que se transmitem! Há algumas coisas que quero que as minhas filhas (e os meus sobrinhos) possam viver tal como eu vivi! Preparei-lhes um lanche rápido "à crescido". Rápido, porque hoje os miúdos vivem a correr. Têem oferta demais para o que conseguem digerir e acabam por fazer tudo e não apreciar nada! Mas enfim... isso agora dava pano para mangas!!! Aqui fica a receita dos scones (da Cor da Rosa):

16 colheres de sopa de farinha bem cheias
1 colher de chá de fermento
3 colheres de sopa de açucar
12 colheres de sopa de leite
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga derretida

Misturar todos os ingredientes com a mão. Se necessário juntar mais farinha até ser possível moldar bolinhas. Distribuir por um tabuleiro - afastadas uns centímetros - forrado com papel vegetal. Levar ao forno previamente aquecido durante cerca de 15 a 20 minutos. Para os mais gulosos polvilhar os scones com açucar. Servir ainda quentes com manteiga, mel, doce ou compota a gosto.

Bom apetite!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Bolo de natas e laranja

Bolo de natas com laranja

Aqui está mais um daqueles bolos muito fáceis de fazer... uma chávena disto, outra daquilo, e pronto! Gosto destes! Além de fácil, tem a vantagem de ser grande e sobrar para os primeiros dias da semana para acompanhar o café do pequeno almoço!! Penso que tirei a receita do site do açucar Sidul... mas já não tenho bem a certeza! Aqui fica:

1 chávena e meia de açucar
2 pacotes de natas - 400ml
sumo e raspa de 1 laranja
2 colheres de sopa de côco
3 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos

Misturar os ovos com o açucar. Juntar o sumo e a raspa de laranja. Adicionar as natas, o fermento, a farinha e o côco. Levar a forno médio (190ºC) até estar cozido (cerca de 40/50 minutos).

Bom apetite!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Pudim de tangerina

Pudim de tangerina

Ando numa fase em que só me apetecem doces de laranja. Talvez porque tenha comprado agora (finalmente!!!!) um ralador... uma coisa tão básica de usar na cozinha... mas que eu não tinha!!! Então as minhas próximas receitas terão muita raspa de qualquer coisa...... Aqui fica:

A medida é a lata do leite condensado
2 tangerinas - raspa e sumo 
1 lata de leite condensado
6 ovos
1 lata de leite gordo
Caramelo para untar

Num recipiente juntar todos os ingredientes e bater com a varinha mágica. Caramelizar uma forma de pudim, tapar, e levar a cozer na panela de pressão cerca de 20 minutos, depois de começar a ferver. Apagar o lume e deixar arrefecer dentro da panela. Desenformar depois de frio. Eu gostei bastante do resultado!!

Bom apetite!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Frango à Braz

Frango à braz

Nem sei bem porquê, mas nunca tinha experimentado fazer frango à braz! Num dia de pouca inspiração culinária e com 3 peitos de frango para gastar, saíu este prato. Ficou muito bom e é muito rápido e simples. Aqui fica para quem nunca se aventorou:

3 peitos de frango
1 pacote de batata palha
5 ovos
4 dentes de alho
azeite
coentros

Cortar os peitos de frnago em pedaços pequeninos. Picar os dentes de alho para um tacho e regar com azeite. Acender o lume e juntar os coentros. Quando o alho começar a alourar juntar o frango e deixar cozinhar tapado. Quando o frango estiver cozinhado juntar as batatas e deixar amolecê-las ligeiramente. Juntar os ovos previamente batidos e envolver.

Bom apetite!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Queijadas de leite

Queijadas de leite

Para muitos, esta é das primeiras coisas que fazem na cozinha! Eu nunca me tinha aventurado na experiência. Gostei e voltarei a repetir. São muito simples e rápidas de fazer. Umas ficaram mais clarinhas (gostamos mais) outras mais escurinhas... mas todas muito boas. Claro que, como sou um bocadito apressada (por falta de tempo, confesso!!!) , fiz as queijadas directamente nas forminhas de papel, para não ter que untar as forminhas todas uma a uma. Resultado: ficaram um bocadinho agarradas ao papel... mas deliciosas na mesma!! A receita foi retirada de um tópico do grupo "Cozinheiras desesperadas" do Flickr. Aqui fica:

1/2 l de leite
2 ovos inteiros
300 g de açúcar
100 g de farinha
50 g de manteiga

Bater os ovos com o açúcar e juntar a manteiga derretida, depois a farinha e o leite. Levar ao forno até estar cozido (cerca de 15 a 20 minutos). Depois de feitas e desenformadas deitar açúcar em pó e canela (para quem gostar) por cima.

Bom apetite!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Bolo de carne

Bolo de carne

Já tinha colocado esta receita há mais tempo. Mas é um prato que não me canso de fazer, definitivamente. É muito diferente do comum empadão e fica excelente para variar, pelo menos na minha opinião! Desta vez a única coisa que alterei foi a parte de baixo. A cobertura é a mesma. Não dá muito trabalho - consigo fazer em dias de semana! Experimentem e espero que não se arrependam!! Aqui fica:

Camada superior:
1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de milho
1 copo de leite gordo com uma colher de vinagre (esperar 10min.)
1/3 chávena queijo ralado
1/3 chávena de azeite
2 colheres de açúcar
1 colher de chá fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1 ovo

Parte de baixo:
500 g de carne picada
1 pimento vermelho cortado ás tiras
cogumelos frescos laminados
alho e cebola para o refogado

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar um recipiente que possa ir ao forno com margarina.
Para a camada superior (fiz enquanto a carne cozinhava): Numa tigela, misturar a farinha de milho, a farinha de trigo, o fermento em pó, o açucar, o queijo e o sal. Bater os elementos líquidos até estarem bem misturados. Misturar tudo.
Para a carne: Fazer o refogado com o alho, a cebola e o pimento. Acrescentar a carne e deixar cozinhar. Acrescentar os cogumelos. Cozinhar até estar tudo cozido e quase sem molho.Vai ao forno 20 a 25 minutos. Aguardar cerca de 5 minutos antes de servir.

Bom apetite!

Bolo de carne

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Medalhões de pescada com maionese no forno

Medalhões de pescada com maionese no forno

Cá estão eles (os medalhões) outra vez!! Mais uma muito fácil, mas talvez um bocadinho mais demorada. Aqui fica:

Espinafres frescos (usei meio pacote daqueles já arranjados)
5 medalhões de pescada
2 ovos
Maionese
Queijo fundido

Cozer os ovos e escaldar os espinafres. Num recipiente que possa ir ao forno, colocar os espinafres e por cima os medalhões de pescada (que podem estar ainda congelados). Temperar com sal e sumo de limão. Partir os ovos ás rodelas e colocar por cima dos medalhões. Barrar tudo com maionese e cobrir com queijo fundido. Levar ao forno tapado com uma folha de papel de alumínio. Passados 15/20 minutos retirar o papel de alumínio e deixar gratinar com cuidado para não queimar. Acompanhei com puré de batata.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...