terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Folhadinhos enrolados

Folhadinhos enrolados

Esta é daquelas coisas que qualquer pessoa pode fazer! Se ainda não fez, foi porque ainda não se lembrou!! Não tem nenhuma ciência... e a imaginação é o limite!! Aqui fica:

1 embalagem de massa folhada (uso das do Pingo Doce com duas placas)
2 a 3 tomates maduros e pelados
oregãos
queijo flamengo
queijo mozarela
fiambre

(Só para informar a massa folhada deve sempre ser trabalhada o mais fresca possível) Estica-se a massa numa superfície com farinha de forma a ficarem rectângulos grandes. Depois é só colocar os ingredientes. Primeiro espalhar o tomate, por cima os oregãos e por fim o queijo flamengo e o fiambre (quantidades a gosto) partidos em pedaços pequenos. Enrolar a massa como uma torta. "Colar" a aba da massa com água morna para não abrir no forno. Cortar em fatias com cerca de 2-3 cm e levar com cuidado até um tabuleiro forrado com papel vegetal (eu usei de alumínio e deu asneira!!!). Por cima colocar queijo mozarela a gosto. Levar a forno médio (180ºC-200ºC) até ficarem coradinhos.

Bom apetite!

Folhadinhos enrolados

sábado, 24 de janeiro de 2009

Cotovelinhos gratinados

'Cotovelinhos

Desafio de Janeiro do grupo "Cozinheiras desesperadas" do Flickr. A receita original é do blog da Elvira Bistrot. Fiz algumas alterações por causa do pessoal menor... Aqui fica:

300 g de cotovelinhos
3 latas de atum
150 g de queijo emmental ralado
50 cl de leite
20 cl de natas
20 g de farinha
20 g de manteiga
2 gemas
nóz-moscada moída q.b.
sal & pimenta
1 fio de azeite
manteiga q.b.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Levar a massa a cozer "al dente" em água a ferver temperada com sal e um fio de azeite. Derreter a manteiga num tacho. Deixar que fique com uma cor de avelã e juntar a farinha. Misturar muito bem. Adicionar o leite em fio, sem parar de mexer com uma vara de arames. Levar a ferver sem parar de mexer. Deixar engrossar um pouco e incorporar as natas. Retirar o tacho do lume e incorporar as gemas. Temperar com sal, pimenta e uma pitada de nóz-moscada. Adicionar o atum e misturar bem. Escorrer os cotovelinhos e passá-los rapidamente sob água fria. Escorrer novamente e juntar ao tacho de molho branco com atum. Envolver. Espalhar uma camada de massinhas no fundo de uma assadeira e polvilhar com queijo ralado. Cobrir com outra camada de cotovelinhos e recomeçar até se esgotarem os ingredientes, terminando com queijo ralado. Espalhar pedacinhos de manteiga pela superfície e levar a gratinar no forno por 10-15 minutos, a 180ºC.

Bom apetite!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tarte/bolo de maçã

Tarte/bolo de maçã

Já há algum tempo que não colocava um docinho! Não é por nada em especial, simplesmente não tem calhado! Fica aqui uma receita de uma das minhas grandes companheiras de culinária do Flickr. A inspiradora e talentosa 3 bruxinhas! Fiz algumas alterações (poucas) à receita original. Apenas falhei na quantidade de maçãs, porque não tinha mais em casa. Mas gostei mesmo muito do resultado. Seguramente a repetir! Aqui fica:

5 maças médias (eu usei 2, mas têem mesmo que ser 5!)
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de açucar amarelo
175 g de farinha
175 g de açucar
175 g de manteiga
3 ovos
1 base de tarte
Amêndoas laminadas (a gosto)
Passas brancas (a gosto)
1 cálice de Vinho do Porto

Saltear as maças cortadas em rodelas finas numa frigideira com o açucar amarelo, a canela, as amêndoas, as passas e o vinho do Porto. Colocar na forma onde já deverá estar a massa da tarte estendida e picada com um garfo . Bater os ovos, açucar, manteiga e farinha e verter por cima da maçã. Vai ao forno médio (180ºC) cerca de 30 min. Desenformar.

Bom apetite!

Tarte/bolo de maçã

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Lombo de porco com molho de mel e tangerina

Lombo de porco com molho de mel e tangerina

Aqui fica mais uma receita de "fim-de-semana". Não é que dê trabalho, mas leva o seu tempo... é só por isso! Costumo usar laranja para este tipo de pratos, mas como não tinha em casa, usei tangerinas que estavam na fruteira mesmo a pedir para serem usadas. Aqui fica:

1 lombo de porco
sumo de 1 limão
sumo de 3 tangerinas
1/4 cebola
6 dentes de alho
2 colheres de sopa de mel
1 cálice de vinho do Porto
1 colher de chá de pimentão doce
1 cálice de azeite
3 pés de coentros

Não tem nada que saber... tempera-se o lombo de porco com o sumo de meio limão e sal. Deixa-se repousar 2 a 3 horas (ou de um dia para o outro). Juntar todos os restantes ingredientes, com excepção dos coentros, e misturá-los, triturando-os, com a varinha mágica. Adicionar agora os coentros. Levar o lombo de porco a assar só com um fio de azeite. Quando começar a ganhar cor regar com um pouco do preparado anterior. Ir virando o lombo e acrescentando molho aos poucos. Quando estiver quase assado, partir ás fatias e regar com o restante molho. Levar ao forno novamente mais 10 minutos. Acompanhei com batata doce assada no forno e arroz branco.

Bom apetite!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Carne rápida

Carne rápida

Tenho que confessar que muitas vezes penso no jantar em função da loiça que tenho disponível, isto é, da loiça que não está na máquina!! Este dia foi um desses casos. Tinha que fazer carne picada na frigideira, uma vez que já só me sobraqva um tacho para fazer o acompanhamento. Mas ficou bom... principalmente porque ficou pronta num instante!! Aqui fica:

650 g de carne picada
1 pedaço pequeno de bacon partido em cubos
2 dentes de alho
1 dl de leite
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de ketchup

Não tem nada que saber. Refogar com um fio de azeite os cubos de bacon e os alhos cortados em rodelas finas. Juntar a carne e deixar fritar. Quando começar a secar juntar a mostarda, o ketchup e o leite. Miturar e envolver bem. Deixar levantar fervura. Fica pronto a servir! Acompanhei com esparguete.

Bom apetite!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Cubos de frango no forno

Cubos de frango no forno

Aqui vem outra sugestão bastante saborosa e simples de fazer para um jantar de semana. Os peitos de frango permitem dar largas à imaginação e sinceramente é raro fazer duas vezes da mesma maneira. Há sempre mais isto ou menos aquilo... muitas vezes depende do que tenho em casa. Aqui fica:

1 cebola pequena
2 dentes de alho
3 peitos de frango
cogumelos naturais laminados q.b.
1 pacote de bróculos congelados
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de mostarda
amêndoas laminadas
queijo emmental

Colocar água a ferver para cozer os bróculos. Não os deixo cozer muito para não se desfazerem. Enquanto isso colocar a cebola numa frigideira com uma colher de sopa de água, tapar e deixar cozinhar cerca de 2 a 3 minutos. Destapar e deixar evaporar a água por completo. Adicionar um fio de azeite e os dentes de alho laminados. Acrescentar os peitos de frango partidos em cubos e deixar cozinhar. Juntar os cogumelos, temperar a gosto (eu usei limão e sal) e deixar "secar". Quando estiver pronto, juntar os bróculos e envolver cuidadosamente. Colocar num recipiente que possa ir ao forno. Numa tigela misturar as natas com a mostarda e cobrir o frango com colheradas desta mistura. Salpicar com amêndoas laminadas e queijo. Levar ao forno a gratinar. Acompanhei com arroz.

Bom apetite!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Paozão

'Paozão

Eu bem sei que esta receita anda espalhada por muitos dos blogs de culinária que visito... mas eu ainda não tinha feito!!! Andava ao tempo para experimentar e foi desta. Já fiz duas vezes e certamente é uma receita para repetir. Permite inúmeras variações e é um verdadeiro petisco rápido de fazer para aqueles jantares típicos de fim de semana. Vi a receita em muitos blogs mas aqui fica a referência de onde a tirei: Comidinhas da Miss. Aqui fica:

1/2 kg de Farinha
1 chávena de leite
1/2 chávena de oleo
30g fermento de padeiro (ou aquelas saquetas fermipan)
1 pitada de sal
1 gema ovo

Põe-se a farinha numa tigela grande. Faz-se uma cova no meio e põe-se o óleo, o leite morno onde se desfez o fermento e o sal. Bate-se com a batedeira com os arames grossos. Depois de bem batido deixa-se levedar uma hora longe do frio e das correntes de ar. Estende-se a massa na bancada (eu estendi logo no tabuleiro de ir ao forno) e coloca-se os recheios. Depois enrola-se (como se uma torta se tratasse). Põe-se num tabuleiro grande polvilhado previamente com farinha (eu usei papel vegetal). Pincela-se com gema de ovo e vai ao forno médio (eu pus a 180ºC) uns 45 minutos.

Para os recheios utilizei fiambre, cogumelos e queijo, no primeiro, e frango, pimento vermelho, cogumelos e queijo, no segundo.

Bom apetite!

Paozão de frango, pimentos e cogumelos - recheio

Paozão de frango, pimentos e cogumelos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...