sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Azeitonas e uma boa tertúlia!

Azeitonas em crosta

Pois é! Faz hoje dois anos que nasceu o Tertúlia de Sabores. E nasceu em boa altura. Numa época em que os blogs de culinária proliferam na blogoesfera, há, como em tudo, os grandes destaques… e o Tertúlia é um deles. Desde as sugestões, ás fotos e à imagem, o Tertúlia é uma inspiração muito saborosa. Aceitando o desafio da Moira de publicar hoje uma receita seleccionada do seu blog, aqui fica a minha opção: Azeitonas em crosta. A receita que vou colocar será integralmente igual à original. Experimentem que vale MESMO a pena. E são muito simples de fazer. Aqui fica:

20 azeitonas verdes descaroçadas (usei azeitonas pretas)
50 g de farinha
30 g de manteiga
30 gr de queijo parmesão ralado (pode ser fresco ou seco – eu usei seco. Para a próxima usarei freso, para não ficar um sabor tão intenso a queijo)
1 colher de sopa de água fria

Azeitonas em crosta

Mistura-se a farinha com a manteiga, adiciona-se o queijo e a água fria para ligar, guarda-se a massa no frigorifico por meia hora, (eu coloquei no congelador por 15 minutos).
Estende-se a massa com a ajuda do rolo da massa sobre uma superfície enfarinhada (eu estendi entre duas películas de film de cozinha sem a farinha) e cortam-se pequenas rodinhas, utilizei uma chávena de café para o fazer.
Coloca-se uma azeitona bem seca sobre um pedacinho de massa e fecha-se. Procede-se de igual forma até esgotar a massa e as azeitonas. Vai de novo ao frio no mínimo 2 horas, ou durante uma tarde, para os bolinhos não perderem a forma ao cozer (em vez disso eu voltei a colocar no congelador por cerca de 40 minutos).
Vai ao forno quente a 170º, ventilado, durante cerca de 10 minutos ou até estarem douradinhos.

Nota: O queijo tem que ser ralado muito fino, senão não vai conseguir estender a massa, o queijo ralado de compra não serve, à excepção do parmesão.

Deixei as dicas da receita original, uma vez que me foram muito úteis.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Que belas azeitonas, ficaram com um aspecto maravilhoso e parece bem fácil de preparar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Quase a chegar a hora do almoço, passo por aqui e apetece levar um pratinho delas hehehehe
    Obrigada por teres participado e espero que tenham gostado. Também tenho que experimentar com azeitonas pretas.
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  3. hum que ricas azeitonas linda.
    e bela foram de participar no apelo da moira que nao v:-(
    beijinhos

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)