sábado, 27 de dezembro de 2008

Entremeio de nozes

Entremeio de nozes

Esta veio do desafio do mês de Novembro de um grupo ao qual pertenço no FLICKR. Devo confessar que é uma receita para gulosos. É uma verdadeira bomba calórica. Na minha opinião doce demais. Aqui fica:

1 lata de leite condensado
100 g de margarina
4 ovos
1 chávena de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de nozes moídas
Nozes para decorar

Recheio
1 lata de leite condensado
200 g de manteiga sem sal
½ chávena de chá de chocolate em pó

Bater a manteiga com o leite condensado até ficar em creme. Juntar as gemas e continuar a bater. Acrescentar a farinha de trigo e o fermento peneirados, as nozes moídas e, por último, as claras em castelo misturando delicadamente. Untar bem um papel vegetal com margarina e forrar um tabuleiro. Levar a forno médio (180ºC) durante 30 minutos.

O recheio: bater na batedeira a manteiga até ficar esbranquiçada. Acrescentar o chocolate em pó e bater mais um pouco. Juntar aos poucos o leite condensado em fio até obter um creme homogéneo. Rechear e cubrir com este recheio. Salpicar as laterais com as nozes picadas. Por último, decorar com nozes inteiras.

Bom apetite!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Salada da época

Salada... apenas uma variante adaptada à época!

Eu gosto muito de saladas. Muito mesmo! Já lá vai o tempo em que nem as podia ver e a minha mãe me dizia: "um dia vais ver que vais gostar!" O mesmo acontecia para a sopa. Eu só pensava que nunca iria gostar e que se tivesse filhos nunca os iria obrigar a comer!!! Não é preciso dizer mais nada, pois não?? Esta é apenas uma variante adaptada à época. Gosto bastante do resultado e como tal não podia deixar de partilhar. Aqui fica:

Alface
Tomate
Cebola (daquela roxa)
Romã
Passas brancas

Utilizar as quantidades necessárias para o nº de pessoas em questão. Preparar como uma salada normal e temperar com sal, azeite e vinagre ou limão.

Bom apetite!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Bolo de banana de Cabo Verde

Bolo de banana - receita de Cabo Verde

Retirei esta receita de um dos livros do Pingo Doce. É muito simples de fazer e o bolo fica de facto muito bom. O meu único conselho é que só o faça quem é realmente apreciador de banana. O sabor fica bastante intenso. Aqui fica:

200g de margarina
200g de açúcar
1 dl de leite
4 ovos
250g de farinha
1 pitada de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
caramelo q.b.
2 bananas maduras
canela q.b.

Bater a margarina amolecida com o açúcar, até obter uma massa esbranquiçada. Bater as gemas com o leite e acrescentar ao preparado anterior, batendo sempre. Juntar a farinha, o fermento e o sal. Mexer até obter uma massa homogénea. Bater as claras em castelo e envolvê-las cuidadosamente. Forrar um tabuleiro com caramelo e distribuir as bananas cortadas às rodelas no fundo do tabuleiro. Polvilhar com canela e cubrir com a massa. Levar a cozer em forno quente.

Bom apetite!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Frango com cogumelos laminados

Frango com cogumelos

Um dos meus segredos para conseguir cozinhar depressa é ter sempre tudo pronto. Isto é: compensa em muito retirar ½ hora ou ¾ de hora de vez em quando para preparar coisas para facilitar na cozinha.

Por exemplo: ter sempre cenoura ralada. Ralo sempre 4 a 5 cenouras de cada vez. Aguentam imenso tempo no frigorífico.
Cogumelos frescos. Comprados inteiros e laminados em casa. Congelam-se e só se lavam depois de descongelados ou para descongelar.
Caldo verde. Lavado e congelado, sempre pronto a saltear.
Abóbora cortada em cubos. Sempre pronta para a sopa.
Alface. Arranjada e lavada. Guarda-se seca no frigorífico. Aguenta-se uns dias.

E por aí fora… são os meus facilitadores de vida, digamos assim!! Quando tirei o frango para descongelar de manhã, pensei que iria fazer frango com cerveja à noite. O meu marido tem sempre cerveja. Sempre!!! Menos naquele dia…….. Lá teria que sair um frango de uma outra qualquer maneira, mas rápido também. Lá estava o meu saquinho de cogumelos arranjados no congelador e assim nasceu o meu frango com cogumelos frescos… e ficou muito bom. Aqui fica:

1 frango partido aos pedaços pequenos e limpo de peles
½ pimento vermelho
8 a 9 cogumelos naturais laminados
½ cebola
4 dentes de alho

Num tacho deitar um fio de azeite e colocar a refogar a cebola e os dentes de alho partidos em pedaços muito pequenos. Deixar refogar. Juntar o pimento em fatias e deixar refogar mais um pouco. Distribuir o frango de forma unifrome pelo fundo do tacho. Temperar com sal. Cobrir com os cogumelos laminados e tapar o tacho. Deixar cozinhar uns 10 min. Destapar (nesta altura já se sente um cheirinho fantástico a cogumelos!!!) e envolver tudo. Deixar cozinhar mais 10 min. e juntar cerca de ½ chávena de leite. Deixar levantar fervura e está pronto!! Acompanhei com esparguete.

Bom apetite!

1ano...


É verdade! Já passou um ano desde que dei início a esta aventura culinária. Quero agradecer a todos os meus companheiros de cozinha que me visitam. Sempre bem dispostos, simpáticos e prontos a ajudar ou deixar uma qualquer dica que possa melhorar uma receita, ou até mesmo a emendar algum erro de português que sempre lá vai escapando!! Agradeço também as vossas receitas deliciosas que tantas e tantas vezes servem de inspiração… O meu muito obrigada a todos os que vão alimentando este dia a dia!!!

Fiquem bem!!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Peito de frango salteado

Peito de frango salteado

Esta foi sem dúvida uma das receitas que ultimamente mais sucesso fez lá por casa. Os peitos de frango são mais ou menos como o bacalhau… podem ser usados de mil e uma maneiras. Juntando a isso o facto de ter algumas coisas pelo frigorífico e dispensa que precisavam de ser gastas saiu como resultado este frango salteado que já foi repetido mais vezes. E voltará a ser!! Aqui fica:

2 peitos de frango cortados em cubos
1 alho francês cortado em rodelas finas
1 cenoura média ralada
1 mão cheia de passas brancas
1 mão cheia de amêndoas laminadas
bacon cortado em cubos
azeite, sal e sumo de meio limão

Numa frigideira colocar um fio de azeite. Aquecer ligeiramente e colocar o bacon. Quando o bacon começar a alourar juntar os cubos do peito de frango. Deixar fritar até a carne ficar branca. Juntar o alho francês e a cenoura. Temperar com sal e sumo de limão. Misturar tudo e deixar cozinhar. Juntar as passas e as amêndoas. Quando começar a secar está pronto a servir. Acompanhei com arroz branco.

Bom apetite!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Aletria

Aletria... feita pelo maridão

O meu marido é o especialista de alguns doces lá em casa, entre eles a aletria. Seja como for, gosta sempre que eu lhe arranje a receita base para ele seguir. Vou deixar aqui a receita que lhe arranjei do site da Vaqueiro… se ele a fez assim ou não, é que eu já não posso garantir!!! Espero que resulte! Aqui fica:

6 gemas
200 g de açúcar
1 l de leite
1 casca de limão
água
sal
500 g de aletria
1 colher de sopa de margarina
canela q.b.

Desfaça as gemas com o açúcar e junte-lhes o leite e a casca de limão e misture bem. Leve a ferver sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Entretanto, ponha um tacho com água ao lume e quando ferver em cachão, tempere com uma pitada de sal e introduza a aletria ao mesmo temo que a vai partindo com as mãos, se preferir pode usar aletria cortada. Deixe retomar fervura e escorra para dentro de um coador de rede, passando rapidamente por baixo da torneira de água fria. Adicione a aletria e a Vaqueiro ao leite e deixe engrossar um pouco. Deite a aletria numa travessa funda e deixe arrefecer. Decorar com canela a gosto.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...