quinta-feira, 30 de outubro de 2008

"Bolos" de mel e bacon (?)

'

Ora aqui está a prova provada da minha teimosia (para não dizer pior!!!). Insisto em fazer aquilo que já sei à partida vai ficar no mínimo estranho. Já uma vez tinha experimentado uma receita muito parecida e não tinha gostado do resultado... desta vez foi pior!!!! É como estar a comer um bolo de mel e sem estarmos à espera aparecem pedaços de bacon... estranho, não??? A receita retirei de um blog americano. Aqui fica a minha versão para os amantes de contraste de doce/salgado. Eu pessoalmente não gostei...

Bacon frito
1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de milho
1 / 4 chávena de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena leite
1 / 4 chávena de azeite ou óleo vegetal
1 / 4 a 1 / 2 chávena de mel
2 ovos batidos

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Fritar o bacon e colocar ainda quente num recipiente que possa ir ao forno. Numa tigela grande, misturar as farinhas, o açúcar e o fermento em pó. Adicionar o leite, azeite, mel e ovos. Misturar tudo muito bem. Levar ao forno entre 20 e 25 minutos ou até estar cozido!

Bom apetite... se conseguirem!!

'

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Bifinhos de perú com queijo, natas e cogumelos

Bifinhos de perú com queijo, natas e cogumelos

Esta é daquelas que não tem nada que saber. Aliás é mais um pedido de ajuda do que outra coisa. Sempre que faço bifes de perú no forno eles libertam uma enorme quantidade de água. Eu retiro a água no meio do tempo, para os bifes não cozerem. Mas nem sempre me lembro, ou tenho tempo. Alguém conhece alguma solução milagrosa para atenuar este problema? É que é uma coisa que de facto não me agrada nada!!! Seja como for... aqui fica! Com a recomendação de retirar a água a meio do tempo de forno!!!!

5 bifes de perú
1 pacote de natas
Cogumelos naturais laminados q.b.
Queijo mozarella q.b.

Temperar os bifes de perú com sumo de limão, alho e sal. Colocar os bifes num tabuleiro de ir ao forno. Cobrir os bifes com os cogumelos. Colocar queijo mozarella de forma abundante por cima dos cogumelos. Regar tudo com um pacote de natas e levar ao forno até estar cozinhado.

Bom apetite!

domingo, 19 de outubro de 2008

Bacalhau no forno com legumes

Outro bacalhau gratinado...

Continuando a saga de dar vazão ás batatas saíu mais um prato de bacalhau no forno. É também "um prato de fim de semana"... Este por acaso fiz durante a semana, mas tinha visitas de confiança que me ajudaram a tomar conta das miúdas! Aqui fica:

800g de bacalhau desfiado, sem peles nem espinhas - usei migas
2 cebolas grandes
2 alhos franceses
3 cenouras raladas
batatas cozidas q.b. cortadas ás rodelas
1 pacote de 500ml de molho bechamel
azeitonas cortadas e descaroçadas q.b.
Alho e coentros q.b.
4 ovos cozidos

Começar por cozer as batatas e os ovos. Reservar. Numa frigideira cobrir meio fundo com azeite e levar as cebolas a alourar. Quando estiverem bem macias retirar do lume e cobrir o fundo de um tabuleiro de ir ao forno. Cobrir a cebola com uma camada de batatas. Na mesma frigideira (para não sujar muita loiça...) colocar novamente azeite q.b. para saltear o alho francês cortado ás rodelas muito finas, juntamente com a cenoura. Quando os legumes estiverem macios colocar por cima da camada de batatas, no tabuleiro. Novamente na mesma frigideira (isto é que é poupar loiça!!!!) colocar azeite, 5 ou 6 dentes de alho cortados ás rodelas finas e coentros a gosto. Quando o azeite estiver quente, juntar o bacalhau e deixar cozinhar até secar a água que o bacalhau liberta. Colocar por cima dos legumes no tabuleiro. Para terminar cobrir com nova dose de batatas, os cozidos partidos ás rodelas e as azeitonas. Regar com o molho bechamel de forma uniforme e levar a gratinar.

Bom apetite!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Perna de porco assada no forno

Perna de porco... antes de ir para o forno!

Esta é uma das minhas receitas de fim de semana! É que eu tenho as receitas rápidas de durante a semana e as receitas mais elaboradas ou mais demoradas para fim de semana. Há coisas que se têem que começar a preparar por volta das 11:00h se queremos almoçar por volta das 13:00h. Como é óbvio isso não resulta durante a semana. Num destes domingos resolvi fazer perna de porco assada no forno. Além disso tinha um verdadeiro carregamento de batatas para utilizar e tinha que começar a dar-lhes vazão. Então aqui fica:

1 peça de perna de porco - de preferência com gordura
batatas q.b. partidas aos cubos
1 tomate maduro partido aos pedaços pequenos
1 cebola grande
6 dentes de alho
1 boa porção de azeite
igual porção de vinho branco
sumo de 1 limão
salsa q.b.
pimentão doce q.b.
sal
3 folhas de louro

De véspera deixar a carne temperada com o sumo de limão, metade da porção de vinho, o louro e 3 dentes de alho picados. No dia seguinte colocar a carne num recipiente de ir ao forno, regá-la com um fio de azeite e levá-la a assar cerca de 20 minutos. Retirar o tabuleiro do forno e colocar a rodear a carne, a cebola cortada em gomos finos e pequenos. Por cima da cebola colocar as batatas. Juntar todos os restantes ingredientes e misturar. Regar o tabuleiro com este molho e levar ao forno a assar pelo menos mais 1:00h. Acompanhei com salada.

Nota: a foto é da fase intermédia em que se retira a carne do forno e se acrescentam os restantes ingredientes.

Bom apetite!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bolo de café

Bolo de café...

Aqui fica mais uma experiência falhada, para mim claro!! O bolo ficou bonito, com óptima consistência e óptimo aspecto! Mas o sabor... não me agradou mesmo nada! Nem sequer doce era... Fica aqui a receita para os menos gulosos:

250g de farinho de trigo
250g de açucar amarelo
3 ovos
1 chávena de café forte
1/2 chávena de azeite
1 colher de chá de bicarnonato
canela e erva doce a gosto

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e polvilhar uma forma redonda de chaminé. Bater os ovos com o açucar. Sem parar de bater, juntar o azeite, o café, o bicarbonato e as especiarias. Por fim juntar a farinha e envolver. Levar a cozer em forno médio cerca de 45 minutos.

Bom apetite... para quem quiser experimentar!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Molho de iogurte

Molho de iogurte natural

Esta é apenas uma sugestão para um molho de iogurte. Há variadíssimas maneiras de o fazer e esta é apenas mais uma. Eu pessoalmente gosto bastante de molho para saladas que têem por base iogurte. Experimentei a priemeira vez já há alguns anos e infelizmente faço menos vezes do que gostava... nem sei bem porquê! Aqui fica:

1 iogurte natural
2 colheres de sobremesa de mostarda
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sobremesa de oregãos

Colocar o iogurte numa taça e mexer bem até ficar cremoso. Juntar todos os restantes ingredientes até ficar uniforme. Servir por cima da salada. Eu costumo colocar na mesa e cada um serve-se da quantidade que gosta. Este foi para acompanhar uma salada de massa com frango, tomate, pimento vermelho e cogumelos.

Bom apetite!

Salada de massa com frango

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pudim de bacalhau

Pudim de bacalhau

Aqui fica uma sugestão para um jantar diferente. Não é difícil de fazer, nem se pode dizer que demore muito tempo! A única coisa que vou alterar para a próxima vez que fizer esta receita é cortar um bocadinho nas azeitonas, que cortaram o sabor dos restantes ingredientes. Deve-se comer sempre quente, porque frio não tem muita piada... pelo menos foi o que achei! Aqui fica:

400g de bacalhau, demolhado, lascado e limpo de peles e espinhas
3 ovos cozidos
3 ovos crús
2 fatias de pão de forma sem côdea
150g de miolo de camarão
4 colheres de sopa de azeitonas pretas ás rodelas e descaroçadas
Alho e cebola q.b.
1 copo pequeno de leite - para desfazer o pão

Fazer um pequeno refogado com a cebola, alho e um pouco de azeite. Fritar o bacalhau. Juntar o miolo de camarão. Numa tigela bater os três ovos crús e temperá-los com sal e pimenta. Numa taça juntar os ovos com o bacalhau e o camarão. Picar os 3 ovos cozidos grosseiramente e juntar ao preparado anterior. Embeber o pão de forma no leite e misturar, juntamente com as azeitonas, ao preparado de bacalhau. Envolver tudo delicadamente. Deitar numa forma de bolo inglês, untada apenas com margarina ou azeite. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até ficar bem douradinho. Servir quente e com uma boa salada.

Bom apetite!

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)