quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pudim de leite condensado - outra receita

Pudim de leite condensado - outra receita

Esta receita é muito fácil! Desde que descobri como é fácil fazer pudins, não quero outra coisa!! Aqui fica:

1 lata de leite condensado
2 medidas de leite normal (a medida é a lata do leite condensado)
6 ovos
1 colher de sobremesa de canela
caramelo para a forma

Bater os ovos. Misturar o leite condensado e as duas medidas de leite. No fim juntar a colher de canela (esta parte foi invenção minha, mas gostei bastante do resultado!). Deitar numa forma de pudim caramelizada e levar a cozer na panela de pressão cerca de 20 min. (depois de começar a ferver). Deixar arrefecer e desenformar. Servir fresco.

Bom apetite!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Tagliatelle com atum, bacon e cogumelos

Tagliatelle com atum, bacon e cogumelos

Esta é daquelas básicas, básicas, básicas... mas principalmente daquelas rápidas de fazer para aqueles dias em que batemos com a mão na testa, tipo ás 18:00h, e nos lembramos que não tirámos nada para o jantar!! Uma massa dá para milhares de variações e principalmente dá sempre para improvisar com coisas que temos sempre por casa! Foi o caso desta vez. Este tagliatelle era especial, porque foi trazido de Itália por uns amigos... soube melhor!! Aqui fica:

300g de tagliatelle
3 latas de atum
1 lata de cogumelos laminados
1 pedaço de bacon cortado em cubos pequenos

Num tacho colocar água a ferver e cozer a massa até ficar al dente. Numa frigideira colocar um fio de azeite e refogar o bacon. Quando este alourar, juntar os cogumelos e deixar fritar um pouco. Juntar depois o atum escorrido e deixar apurar cerca de 5min. Escorrer a massa e misturar na mesma frigideira com os restantes ingredientes. Quando uso atum não costumo usar natas, porque acho que se torna muito pesado e mais enjoativo... apenas a minha opinião!

Bom apetite!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Argolas de pota com caril

Argolas de pota com caril

Esta é outra sugestão económica (que os tempos a isso obrigam!!) e relativamente rápida de fazer... pelo menos dá para deixar adiantado... Aqui fica:

1 saco de 1kg de argolas de pota já limpa e arranjada
1 pedaço pequeno de bacon cortado aos cubos
1 lata de leite de côco
4 colheres de sopa de caril
1 tomate maduro
1/2 pimento vermelho
azeite, cebola e alho a gosto

Cozer na panela de pressão a pota durante 15 min. Reservar. Fazer um refogado com o azeite, o alho e o bacon. Deixar alourar. Juntar o pimento e o tomate. Deixar ferver um bocadinho e adicionar as argolas de pota já cozidas. Tapar o tacho e deixar cozinhar 5 min. Acrescentar o leite de côco e o caril. Mexer e depois de levantar fervura deixar cozinhar cerca de 15 min. Acompanhei com arroz branco.

Bom apetite!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pataniscas de bacalhau

Pataniscas de bacalhau

Ora aqui fica uma receita de pataniscas de bacalhau retirada do livro "Petiscos - Cozinha dia a dia" da Biblioteca Activa. Foi a receita que arranjei e desde a primeira vez que as fiz que correu tão bem, que me tenho guiado sempre por ela. É mais uma variante ao bacalhau!! Aqui fica:

5 colheres de sopa de farinha
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 posta de bacalhau demolhado (eu uso 1 embalagem de migas de bacalhau)
1 raminho de salsa
1 cebola pequena
pimenta preta em grão
sal
óleo para fritar

Colocar a farinha numa tigela e adicionar pequenas porções de água, misturando delicadamente, sem bater, até obter uma massa cremosa, mas não demasiado fluída. Adicionar os ovos previamente batidos e misturar. Tapar com um pano e deixar repousar 30 min. Passado esse tempo, adicionar o fermento e o bacalhau crú, em lascas, limpo de peles e espinhas. Juntar uma boa porção de salsa (eu ponho pouca porque não adoro salsa) e a cebola picada. Temperar com sal e pimenta a gosto. Fitar ás colheradas em óleo bem quente. Claro que acompanhei com um belo de um arroz de feijão!!

Bom apetite!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pudim malhado fresco... este é da minha irmã!!!!

Pudim malhado fresco... este é da minha irmã!!!!

Este pudim foi a minha irmã que fez!! Como tal todos os créditos são para ela. A receita é a transcrição do que ela me enviou. Aqui fica:

1 lata de leite condensado
4 dl de natas
3 pacotes de gelatinas de sabores variados
5 folhas de gelatina

Comece por fazer as gelatinas conforme as instruções da embalagem. Coloque-as em tabuleiros separados, deixe arrefecer e leve ao frigorífico até solidificarem. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos, depois escorra-as e leve-as a derreter sem deixar ferver. Deite o leite condensado para uma tigela e junte a gelatina derretida, em fio e mexendo sempre. Deite as natas para o copo do robot de cozinha, encaixe o acessório misturador e ligue 2 minutos na velocidade 3. Junte as natas batidas ao leite condensado e envolva bem. Retire as gelatinas do frigorífico e corte-as em cubos. Passe uma forma por água, deite-lhe metade dos cubos de gelatina misturados e regue com metade da mistura das natas. Disponha a restante gelatina e adicione o resto das natas. Leve ao frigorífico até solidificar, depois retire, desenforme cuidadosamente e sirva decorado a gosto.

Algumas dicas:Juntei um pouco de açúcar às natas para subirem mais facilmente.Untei levemente a forma com óleo para que tudo corresse bem ao desenformar...O pudim fica grande, não convém utilizar uma forma pequena.

Agora digo eu... fica óptimo!!!!

Bom apetite!

Bifinhos de perú com salsichas e cogumelos

Bifinhos de perú com salsichas e cogumelos

Ora aqui fica outra sugestão daquelas muito rápidas e simples de fazer!!!

3 bifes de perú
1 lata de 6 salsichas
1 lata de cogumelos laminados
1 pacote de natas
queijo mozarela q.b.
limão q.b.

Partem-se os bifes de perú em pedaços pequenos e dispõem-se num tabuleiro de ir ao forno. Temperam-se com sal, pimenta e sumo de limão a gosto. Enquanto tomam algum sabor cortam-se as salsichas em rodelas, que depois se espalham sobre os bifes. Por cima distribuir os cogumelos de maneira uniforme. Regar com o pacote de natas e cobrir com queijo mozarela. Levar ao forno cerca de 25/30 minutos ou até ficar tostado. Acompanhei com arroz branco.

Nota: enquanto estão no forno é natural que os bifes libertem alguma água. A meio do tempo de forno, retirei essa água em excesso, para o perú não cozer, mas assar!

Bom apetite!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Depois das férias...

De regresso...

Antes de mais quero pedir desculpa por uma ausência tão longa, mas fui de férias e os dias que antecederam a partida foram infernais. Estou de regresso, de baterias carregadas, de decisões tomadas e pronta para enfrentar mais uma ano (que para mim o ano muda depois das férias) que promete não ser fácil! Terminei o meu contrato em Junho e estou à procura de emprego... sou Designer de Interiores, trabalho em AutoCad e edição digital (digitalização, indexação e colocação em linha de obras/livros digitais)... se alguém souber de alguma oportunidade agradecia imenso que me avisassem! Como calculam não é fácil arranjar emprego com horário conciliável com escola de duas crianças quando não se tem apoio de absolutamente ninguém (a não ser do meu marido, claro!)! Por isso fica aqui o meu apelo (ainda não desesperado... mas a caminhar para isso!!!). Muito obrigada desde já!

As férias este ano não renderam o costume... o tempo passou a correr, não houve tempo para desligar o botão do stress! As praias do costume, com as pessoas do costume, as enchentes do costume e mais algas que o costume!! O sítio onde chegamos e nos despimos de roupas e preconceitos, onde andamos quase como Deus nos deu ao mundo este ano soube a pouco! Enfim... fruto dos tempos e da vida que não nos deixa respirar!

Um bom ano para todos!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...