segunda-feira, 30 de Junho de 2008

Bolinhos de côco

Bolinhos de côco

Ora aqui está uma receitinha bem simples e rápida de fazer para um lanchinho. A receita é da Winnie Petiscos (de quem tenho algumas na calha para experimentar!!!!). Aqui fica:

1 lata de leite condensado
1 dl leite frio
4 ovos
150 gr côco ralado
sumo de 1 limão

Ligar o forno a 180ºC. Deitar o côco ralado e o leite numa tigela e misturar bem. Adicionar o leite condensado e voltar a misturar. Bater os ovos e adicionar ao preparado anterior, juntamente com o sumo do limão. Colocar a mistura em forminhas de papel dentro de forminhas metálicas (para não deformarem). Levar a forno médio cerca de 20 minutos. No meu caso rendeu 21 bolinhos.

Bom apetite!

quarta-feira, 25 de Junho de 2008

Bacalhau gratinado

Bacalhau gratinado

Sou muito sincera... receitas de bacalhau, sem serem aquelas mesmo típicas, sou incapaz de seguir! Acho sempre que há mais qualquer coisinha que fica bem, ou então misturo parte de uma, com parte de outra... enfim! Desta vez saíu este bacalhau gratinado... Deu um tabuleiro muito grande! Aqui fica:

800 g de bacalhau demolhado, desfiado e limpo de peles e espinhas (usei 2 daquelas embalagens de migas)
Batatas ás rodelas para fritar q.b.
Espinafres
2 cenouras
3 ovos cozidos
cebola
alho
coentros
1 pacote de molho bechamel (usei dos maiores - 500 ml?)

Começar por fritar as batatas. Cozer os espinafres e os ovos. Ralar as cenouras. Reservar todas estas coisas. Num tacho colocar azeite, 4 dentes de alho picados, uma cebola picada e raminhos de coentros. Deixar alourar. Misturar o bacalhau e deixar cozinhar. Misturar a cenoura ralada e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. Num tabuleiro besuntar o fundo com um pouco de molho bechamel e colocar metade das batatas. Por cima colocar os espinafres e o ovo cozido e partido em pedaços. Voltar ao tacho e misturar as restantes batatas fritas (sem mexer muito) e o restante molho bechamel. Envolver bem e deitar sobre o tabuleiro. Polvilhar com queijo mozarella e levar ao forno a gratinar cerca de 15/20 minutos.

Bom apetite!

Bacalhau gratinado - preparação

terça-feira, 24 de Junho de 2008

Bolo de côco com chocolate

Bolo de chocolate e côco

Então é assim: qualquer semelhança entre esta receita e a original é pura coincidência!!! Passo a explicar: eu tiro as receitas todas direitinhas, tenho tudo super organizado... quando chega a hora de fazer é que é o problema! Eu bem ponho a receita à minha frente... só que depois vai tudo de enfiada! O que aconteceu foi que retirei esta receita do blog Doces Cozinhados (excelente blog por sinal!) e depois, quando estava a fazer o bolo não a li e pus os ingredientes todos de enfiada, tentando depois remediar a situação. Aqui fica a minha versão aldrabada desta receita:

175 g de farinha
125 g de margarina amolecida
125 g de açúcar
1/2 pacote de natas
3 ovos
1 colher de café de açúcar baunilhado
1 colher de sobremesa de fermento em pó
5 colheres de sopa de chocolate para o leite

Bater a manteiga e o açúcar e juntar as gemas, uma a uma. Juntar o açúcar baunilhado. Acrescentar a farinha, o fermento, o leite, as natas e o chocolate. Mexer bem. Bater as claras em castelo e misturar delicadamente

Recheio
100 g de côco ralado
100 g açúcar
1 colher de café de açúcar baunilhado
1 ovo
1/2 colher de sopa de farinha Maizena
1/2 pacote de natas

Bater todos os ingredientes.

Deitar metade do preparado do bolo na forma untada e polvilhada (usei de bolo inglês), por cima colocar o recheio de côco e cubrir com a restante massa do bolo. Com as minhas aventuras o que aconteceu foi que o recheio desceu... não ficou no meio do bolo!

Bom apetite!

segunda-feira, 23 de Junho de 2008

Triffle de morango

Triffle de morango

Esta receita é de uma colega virtual do FLICKR. A 3bruxinhas. Aconselho vivamente a verem a foto dela, pois esse devia ser o aspecto que o doce deveria ter e não o que aconteceu com o meu. Como não tinha muito tempo e sou um bocadinho apressada, não deixei nem o bolo, nem o creme arrefecerem o suficiente para criar as camadas. Resultado: misturaram-se só "um bocadinho". Mas, para todos os efeitos, o resultado é excelente e vou repetir de certeza! Aqui fica:

1 bolo desfeito em pedaços (eu usei o bolo de leite condensado do post anterior)
1 kg de morangos cortados em pedaços
1 lata de leite condensado
2.5 medidas (da lata) de leite normal
2 colheres de sopa de maizena
6 gemas

Para o creme: misturar o leite condensado, o leite, as gemas e a maizena e levar ao lume até engrossar. Deixar arrefecer completamente. Entretanto, colocar os morangos já cortados em pedaços numa taça com um pouco de açucar e sumo de laranja durante 1 hora para ganhar sumo que o bolo irá embeber. Partir o bolo com as mãos em pedacinhos e colocar 1/3 no fundo da taça. Espalhar morangos em cima com um pouco da calda. Deitar o creme. Repetir as camadas mais 2 vezes. Levar ao firgorífico e servir fresco.

Bom apetite!

domingo, 22 de Junho de 2008

Bolo de leite condensado

Bolo de leite condensado

Este bolo é muito simples e rápido de fazer. Fica um bolo pequeno, óptimo para um lanchinho. Aqui fica:

180 g de farinha
1 lata de leite condensado
4 ovos separados
150 g de margarina

Bater o leite condensado com as gemas. Juntar a margarina amolecida e misturar bem. Juntar a farinha e voltar a bater. Por último envolver delicadamente as claras batidas em castelo. Levar a cozer em forno médio (180ºC) cerca de 30 min. numa forma de chaminé untada e polvilhada.

Bom apetite!

quinta-feira, 19 de Junho de 2008

O chili lá de casa...

O chili lá de casa...

Este é o chili lá de casa porque não é o chili normal... isto é, não leva picante uma vez que tenho duas crianças e tenho por hábito fazer apenas um prato por refeição. E se há coisas em que digo "ou comem o que está no prato ou não comem mais nada", com o picante, como é evidente a história é outra!! É um dos pratos que faço durante a semana (os pratos de fim de semana são mais elaborados) porque é muito rápido e simples de fazer! Aqui fica:

650 g de carne picada
1 pedaço de bacon ou chouriço
1 lata das grandes de feijão encarnado
alho
cebola
azeite

Num tacho colocar o azeite, o alho e a cebola bem picados e o pedaço de bacon cortado em cubinhos. Deixar alourar até o bacon estar bem tostado. Juntar a carne, envolvendo no refogado e temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar fritar durante uns cinco minutos. Acrescentar um pouco de vinho branco e deixar cozinhar cerca de 10 min. Por fim juntar a lata de feijão, envolver bem e deixar cozinhar mais 5 a 10 min. Está pronto!! Costumo servir com arroz branco.

Bom apetite!

terça-feira, 17 de Junho de 2008

Tarte de pudim... mas não gostei nada!

Tarte de pudim... não gostei NADA!!

Vou deixar aqui a receita se alguém quiser experimentar... eu pessoalmente não gostei nada do resultado! Não gostei da consistência nem do sabor. Seja como for, aqui fica:

1 embalagem de massa folhada
1/2 l de leite
100 g de açucar
50 g de pudim em pó (2 saquinhos Boca Doce)
1 cálice de vinho do Porto

Estender a massa numa tarteira e picar o fundo com um garfo. Reservar. Numa parte do leite dissolver os dois pacotes de pudim, juntar o restante leite, o açucar e o vinho do Porto. Levar ao lume e deixar levantar fervura. Deixar ferver cerca de 3 a 4 minutos. Verter o creme sobre a massa e levar a forno pré-aquecido (220ºC) cerca de 40 min.

Se quiserem experimentem...

terça-feira, 10 de Junho de 2008

Bacalhau assado com batatas

Bacalhau assado com batatas

Esta é daquelas receitas bem típicas do nosso cantinho! Para mim qualquer prato que leve bacalhau está logo aprovado! Bacalhau assado no forno é um dos meus preferidos. Aqui fica:

3 postas de bacalhau demolhado
1 kg de batatas novas para assar (aqueles saquinhos de batatas pequeninas)
10 dentes de alho
2 cebolas
ramos de coentros
azeite q.b.

Para ser mais rápido, visto que o tempo nunca é muito, costumo dar uma "entaladela" ás batatas e ao bacalhau antes de os colocar no forno. Isto é, coloco as postas de bacalhau (que normalmente tenho congeladas) em água a ferver cerca de 3 minutos. As batatas depois de bem lavadas e com um corte longitudinal, também fervem cerca de 5 min. em água com sal, em tachos separados. Enquanto isso, cortam-se as cebolas em rodelas finas de forma a cobrir o fundo de um tabuleiro. Colocam-se as postas de bacalhau e à volta as batatas. Acerta-se o tempero com sal. Cortam-se os dentes de alho em rodelas e distribuem-se com os coentros sobre as batatas e o bacalhau. Rega-se com azeite abundante e leva-se ao forno a assar cerca de 30 a 40 min.

Bom apetite!

segunda-feira, 9 de Junho de 2008

Bolo 1 2 3

Bolo 1 2 3

Este é daqueles bolos que toda a gente faz e que toda a gente tem a receita. Mas pronto... fica aqui também a minha! A vantagem deste bolo, quanto a mim, é que pode ser feito em forma de chaminé ou forma redonda para poder ser recheado com qualquer coisa. Desta vez foi simples... para a próxima, quem sabe? Aqui fica:

1 chávena de chá de margarina (cerca de 200g)
2 chávenas de chá de açucar
3 chávenas de chá de farinha
3 ovos inteiros
1 chávena de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó

Bater a margarina com o açucar. Adicionar os ovos e bater bem. Alternadamente adicionar a farinha, já com o fermento e o leite. Vai a cozer em forno médio cerca de 50 min.

Bom apetite!!

Bolo 1 2 3

sábado, 7 de Junho de 2008

Frango com laranja e mel

Frango com laranja e mel

Antes de mais quero pedir desculpa por não me lembrar onde vi esta receita a semana passada!! Quem foi por favor acuse-se para eu poder dar os devidos créditos! Este frango é diferente e fica muito saboroso. Teve apreciação muito positiva por toda a família, o que nem sempre é fácil!! Aqui fica:

1 frango partido em pedaços pequenos e limpo de peles
1 limão
1 laranja
raminhos de coentros
3 colheres de sopa de mel
sal e pimenta q.b.
dentes de alho q.b.

Dispor o frango num recipiente que possa ir ao forno e temperar com os dentes de alho, o sal, a pimenta, o sumo do limão e os raminhos de coentros. Reservar pelo menos uma hora. Depois de passado este tempo, levar o tabuleiro ao forno cerca de 10/15 min. Enquanto isso espremer o sumo de uma laranja e misturar com 3 colheres de sopa de mel. Retirar o tabuleiro do forno e regar com este molho de laranja e mel. Ainda retirei o tabuleiro mais duas vezes para ir virando o frango de forma a ficar bem envolvido no molho. Acompanhei com arroz branco com coentros.

Bom apetite!!

quarta-feira, 4 de Junho de 2008

Bolo de claras com laranja

Bolo de claras com laranja

Descobri há pouco tempo que podia congelar as claras que sobram tantas vezes de alguns doces ou pratos que costumo fazer!!! Para mim foi uma grande descoberta!! Tinha já 8 claras congeladas e resolvi dar-lhes uso. Andei à procura de receitas que só levassem claras e esta acertava em cheio no número de claras que eu tinha! A receita é do blog Baú da Conceição. O meu problema é que era bolo de claras e chocolate, mas sinceramente não me apetecia fazer novamente bolo de chocolate. Então fiz as minhas alterações. O bolo ficou muito bom, muito fofinho e com uma textura completamente diferente dos bolos normais. Claro que vou repetir! Aqui fica a minha versão da receita:

250 g de açucar
190 g de farinha
125 g de manteiga
8 claras
1 colher de chá de fermento
sumo de 1 laranja

Começar por bater a manteiga com o açuçar. De seguida juntar a farinha, o fermento e o sumo da laranja e mexer bem. Bater as claras em castelo firme e envolver sem bater. Levar a forno médio (180ºC) numa forma untada e polvilhada cerca de 40 min.

Bom apetite!

Prémios!!!

Foi com grande surpresa que recebi estes prémios. Estou nisto à pouco tempo e ainda tenho muito que aprender!! Agradeço desde já os vossos simpáticos comentários e o tempo "perdido" a passarem por aqui!! O meu muito obrigada!

Da Almudena recebi o prémio Peru:

Da Miss Gourmet recebi o prémio Excellent...



terça-feira, 3 de Junho de 2008

Queques de iogurte

Queques de iogurte

Os queques são sempre uma boa solução para os lanches de fim de semana, principalmente quando há crianças por perto. Já tinha tirado esta receita da net há algum tempo (peço imensa desculpa, mas não faço ideia de onde...) e só agora a experimentei. São rápidos de fazer, rende bastante (cerca de 28 queques) e ficam bastante saborosos. Aqui fica:

1 iougurte (usei natural)
360g de açucar
1 dl de óleo
3 ovos
240g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 laranja

Bater o iogurte com o açucar e o óleo. Juntar os ovos um a um e bater entre cada adição. Por fim, envolver a farinha, o fermento e o sumo da laranja (a receita original dizia a raspa, mas eu usei o sumo). Distribuir por forminhas de papel frisado e levar ao forno cerca de 15 min. a 180ºC.

Bom apetite!

segunda-feira, 2 de Junho de 2008

Bolinhas... da Anita

Bolinhas... da Anita

Bolinhas da Anita foi como ficaram conhecidas estas bolinhas doces cá em casa. São muito fáceis de fazer. Aqui fica:

1 lata de leite condensado (não é preciso cozer)
1 pacote de bolacha Maria (ou mais, depende do leite condensado)

Desfazer as bolachas em areia e misturar ao leite condensado. Formar bolinhas colocar em forminhas e levar ao frigorífico. Já está!!

Bom apetite!

domingo, 1 de Junho de 2008

Scones

Scones

Foi a segunda vez que experimentei fazer scones... a primeira, tenho que confessar já foi há alguns ANOS atrás!! Mas toda a gente diz que é a coisa mais fácil do mundo de fazer... Não é difícil, mas também não é o meu forte. Ficaram bons e quentinhos com manteiga e mel comeram-se muito bem. A receita tirei do blog da Winnie Petiscos... devo confessar que tenho uma série de receitas em lista de espera para experimentar porque este blog é mesmo muuuuuuito apetitoso. Aqui fica:

16 colheres de sopa de farinha com fermento
12 colheres de sopa de leite
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga (eu usei já derretida)
2 colheres de sopa de açucar
1 gema batida com um pouco de água para pincelar

Amassar todos os ingredientes e bater bem à mão. Moldar pequenos pãezinhos e pincelar com a gema. Levar ao forno a cozer, cerca de 15 minutos.

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...