segunda-feira, 28 de abril de 2008

Bolo de ananás

Bolo de ananás

Esta receita arranjou-me o meu marido através de uma colega. É muito simples de fazer mas para a próxima terei de fazer numa forma mais larga para a massa ficar mais espalhada e mais baixa. O bolo não ficou cru , mas "afundou" no centro... a massa é pesada, por isso quanto mais espalhada ficar, melhor poderá cozer uniformemente. Usei uma forma redonda sem buraco. Aqui fica:

5 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento
250 g de margarina (1 pacote dos pequenos)
1 lata de ananás de conserva
parte da calda do ananás

Bate-se a margarina com o açucar. De seguida junta-se os ovos inteiros. Depois de bem batido junta-se a farinha e o fermento e por último um pouco da calda do ananás, tendo em atenção que a massa não deverá ficar demasiado mole. Num tachinho ou na própria forma do bolo (foi o que eu fiz porque a minha forma é de alumínio e dá para levar ao lume directo... aquece é muito depressa, cuidado com as queimaduras!) derretem-se 3 colheres de sopa de margarina com 5 colheres de sopa de açucar. Depois de estar em caramelo (não muito escuro) barra-se a forma. Dispor a gosto as rodelas de ananás no fundo da forma e cobrir com a massa do bolo. Levar a forno pré-aquecido e quente (190º) até ficar cozido (cerca de 50 min.).

Bom apetite!

Broas caxambu

Broas

Ando completamente fã de farinha de milho! Panseando pela net descobri esta receita de broas com farinha de milho! Experimentei e gostei! Além disso rende bastante o que compensa sempre o trabalho de fazer biscoitos em casa! Aqui fica:

300 g de farinha de trigo
180 g de margarina
300 g de açucar
1 ovo
300 g de farinha de milho
15 g de fermento em pó
1 colher de café de erva doce
1 colher de sobremesa de canela
200 ml de leite

Misturar bem o açúcar com a margarina. Juntar o ovo e voltar a mexer. Aos poucos adicionar os restantes ingredientes, com excepção do leite. Depois de bem misturado ir acrescentando o leite aos poucos até a massa poder ser modelada. Fazer bolinhas com as mãos ou com duas colheres de sobremesa (foi o que eu fiz e foi bem mais rápido!). Dispor as broas no tabuleiro levemente afastadas porque crescem e espalham-se um bocadinho. A receita original diz para pincelar as broas com gema de ovo (eu já não tive tempo!). Levar ao forno médio (180º) até estarem cozidas.

Bom apetite!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Pão de forma no forno

Pão de forma no forno

Depois de um jantar que não estava para ser mas voltou a ser, depois de falta de inspiração e depois de um telefonema para o marido... resultou esta nova experiência! Encontrada no site de culinário do sapo (por ele!!!!). Fica bom, muito mais pesado do que possa parecer, mas sujeita a algumas alterações da próxima vez que a fizer. Aqui fica:

Ingredientes
Pão de forma: 1
Fiambre: 250 g
Queijo: 250 g
Leite: 1/2 litro
Ovos: 2
Pimenta: q.b.

Barrar uma forma com margarina e farinha, depois coloca-se uma camada de pão de forma barrado com manteiga, por cima uma camada de fiambre e uma de queijo e novamente o pão de forma. Vai-se colocando camadas até encher a forma e ficar por cima o pão.Mistura-se o leite com os ovos e a pimenta qb, com tudo muito bem misturado, coloca-se por cima do pão e ...forno até ficar tostadinho.

Esta receita pode ser de acordo com o que tenhamos no frigorifico, pode-se colocar bacon, presunto, chourição, cogumelos, oregãos, tomate... há um sem fim de hipóteses!!

Para a próxima vou usar metade do leite! Meio litro de leite deixa o pão muito molhado e empapado... mas isto ficará ao gosto de cada um!!!

Bom apetite!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Nutella Frosted Cupcakes... ou seja... queques!

Nutella Frosted Cupcakes... ou seja... queques!

O marido no Estoril para assistir ao MotoGP e eu em casa com as miúdas... o que fazer para passar o tempo que se pode tornar infinito quando temos crianças fechadas em casa (ontem sinceramente não me apetecia andar a correr atrás delas no parque)... Bem, tinha visto esta receita durante a semana e tinha ficado com ela debaixo de olho! Parecia-me (e é!) muito fácil! No sábado quando fui ao supermercado não encontrei Nutella... mas não era difícil de solucionar! Aqui fica a minha versão da receita:

10 colheres de sopa (140 gramas) de manteiga amolecida
3/4 chávena açúcar branco
3 ovos grandes à temperatura ambiente
1 e 3/4 chávenas (200 gramas) de farinha
1/4 colher de café de sal
2 colheres de café de fermento em pó
5 colheres de sopa de chocolate para o leite
Leite q.b.

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Pôr as forminhas de papel dentro de formas que possam ir ao forno. Bater a manteiga juntamente com o açúcar até ficar um creme fofo, cerca de 2 minutos. Adicionar os ovos um de cada vez, até ficarem totalmente incorporados. Adicionar a farinha, o sal e o fermento e mexer até criar uma massa uniforme. Usando uma colher, deitar a massa para dentro de cada forma até ¾ da altura. À parte misturar o chocolate para o leite com um pouquinho de leite até criar uma pasta de chocolate semelhante à Nutella. Por cima da massa que está nas formas colocar uma colher de chá de chocolate e agitar com um palito (os meus não ficaram muito riscados porque com a "ajuda" das crianças já se sabe!). Levar ao forno cerca de 20 minutos ou atá os cupcakes estarem cozidos. Retirar das formas metálicas e deixar arrefecer.

Bom apetite!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Pudim de queijo fresco

Pudim de queijo freso

Quando vi esta receita entrou de imediato na minha lista de "receitas a experimentar". Experimentei, mas devo confessar que não saiu como esperava... Tive bastante dificuldade em desenformar o pudim (fiz numa forma redonda em vez de forma de bolo inglês... talvez tenha sido por aí...) e além disso, se calhar também por erro meu (este não percebi qual) ficaram a sentir-se os bocadinhos de queijo fresco muito duro (parecia bocadinhos de pastilha elástica). Não sei... como sou "só um bocadinho" teimosa acho que vou experimentar outra vez e tentar corrigir estes erros. Aqui fica:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 pacote de natas
4 ovos
200g de queijo fresco batido
3 colheres de açúcar

Misturar todos os ingredientes. Deitar numa forma tipo bolo inglês caramelizada. Levar ao forno a 175º aproximadamente durante 40 minutos.

Bom apetite... e boa sorte!

Bolo de fubá

Bolo de fubá

Esta receita trouxe a J. da escola depois de terem falado acerca do processo de fabrico da farinha. Experimentei (com ela claro!), gostamos e já repetimos várias vezes!! É muito simples e rápido de fazer... difícil de errar! Aqui fica:

3 copos de açucar
1 copo de óleo (corto sempre um bocadinho)
1 copo de leite
2 copos de farinha de trigo
2 copos de fubá (farinha de milho)
1 colher de sopa de fermento
4 ovos

Misturam-se todos os ingredientes ao mesmo tempo e mexe-se muito bem, para ficar um creme fofo. Vai ao forno médio/alto (190ºC) cerca de 40 min. Atenção que o bolo cresce bastante, deve-se usar uma forma grandinha.

Bom apetite!

Receita de Bolo de fubá

Bolo de banana - Banana bread

Bolo de banana / Banana bread

Já tinha esta receita há algum tempo. Estava com um certo receio em experimentar porque acho que o sabor da banana é muito activo. Mas foi desta! Vi que tinha algumas bananas a "acabar o prazo", daquelas que de certeza que se passar mais um dia já ninguém lhes toca, e pensei que era a oportunidade ideal! Infelizmente não tinha todos os ingredientes da receita original... faltaram as nozes que de certeza lhe tinha dado um toque muito mais saboroso... mas paciência! Para a próxima já sei! Sim, que vale a pena repetir... Aqui fica:

3 bananas migadas com o garfo (a receita original usava 2)
2 ovos
1 chávena de chá de farinha de trigo
1 chávena de chá de açúcar
1 colher de sopa de sumo de limão
4 colheres de sopa de margarina
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pitada de erva doce (a receita original não tinha, mas achei que ficaria bem... e ficou)
(A receita original leva ainda uma chávena de chá de nozes picadas)

Misturar o açúcar com a margarina e os ovos e bater até ficar uma massa bem cremosa. Acrescentar os ingredientes secos e misturar bem. Junte as nozes (eu não tinha), as bananas migadas e o sumo de limão e bater mais um pouco. Colocar em forma de bolo inglês, untada e polvilhada. Cozer em forno médio (180ºC) por uns 50 minutos. Desenformar ainda quente.

Bom apetite!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pudim de côco

Pudim de côco


Já fiz esta receita de pudim de côco inúmeras vezes e é daquelas que sai sempre bem. Não tem nada que saber! Pudins têem sempre boa saída lá por casa e não há nada mais fácil e rápido de fazer... Aqui fica:

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite normal
5 colheres de côco ralado
4 ovos

Misturar o leite condensado com as gemas. De seguida juntar o côco e o leite normal e misturar tudo muito bem. Bater as claras em castelo e misturar. Caramelizar uma forma (não pode ser muito pequena) de pudim (com açucar ou caramelo já pronto) e levar a cozer em banho maria cerca de 1 hora. Está pronto!

Bom apetite!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Bolo de côco e cenoura

Bolo de côco e cenoura... receita da Anita :))

Vi esta receita da Anita e não podia deixar de experimentar!! O meu marido gosta muito de bolos de côco e eu de bolos de cenoura... por isso era a combinação perfeita! Aqui fica:

Nota: chávena de chá com capacidade para 240ml

6 ovos
1 chávena e meia de farinha
1 chávena e meia de açucar
1/2 pacote de côco ralado
4 a 5 cenouras raladas se forem pequenas ou médias (eu usei 3 grandes)
1 chávena de óleo
1 iogurte natural
fermento em pó (usei uma colher de chá)
margarina para untar a forma (sem buraco)

Bater as gemas com o açucar. Juntar o iogurte e o óleo, bater novamente. Junta-se o côco e a cenoura, e volta-se a bater. Por fim junta-se a farinha e o fermento. Batem-se as claras em castelo e juntam-se com cuidado. Vai ao forno pré-aquecido (250º), numa forma untada e coze a 200º.

O meu ficou um bocadinho crú no centro, mas a Anita já me fez ver porquê!!! Coloquei as temperaturas do forno, porque se experimentarem já não vos acontece o mesmo!!

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...