quinta-feira, 27 de Março de 2008

Doce de camadas

Doce de camadas

Este é muito parecido com aquele típico doce da casa que há em quase todos os restaurantes e que quase todas temos uma receita parecida. Então é assim:

2 embalagens de pudim boca doce de caramelo
1 lt de leite (para o pudim)
8 colheres de sopa de açucar
1 pacote e meio de bolacha maria de chocolate
1 pacote de natas bem fresco (se não, não solidificam)

Fazem-se os pudins boca doce conforme as instruções e deixam-se arrefecer (eu fiz de um dia para o outro, mas não é preciso tanto tempo). Antes de colocar o pudim na taça pus uns fios de caramelo. Por cima dos pudins colocam-se as bolacahas de chocolate passadas rapidamente por leite morno. Batem-se as natas até ficarem bem sólidas e espalham-se por cima. Decora-se a gosto. Leva-se ao frigorífico e serve-se frio. Mais simples não há!!

Bom apetite!

quarta-feira, 26 de Março de 2008

Bolo/pão/bôla (?) de milho, azeite e mel

Bolo/pão/boula (?) de milho, azeite e mel

Devo confessar que mesmo depois de comer o que tinha feito não cheguei a nenhuma conclusão concreta em relação ao que chamar a "isto". Esta receita tirei de uma menina americana e eles usam para acompanhar pratos de carne ou saladas, etc... Ela chama-lhe "pão de milho"... para mim pão é definitivamente outra coisa! Além disso tem um sabor um bocadinho adocicado! Mas devo confessar que seja o que for é muito bom! Aqui fica a receita traduzida:

NOTA: Na receita original o recipiente que vai ao forno é untado com gordura de bacon frito. Eu não fiz assim, talvez por isso me parecesse mais adocicado...

1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de milho amarelo
1/4 chávena de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena leite
1/4 chávena de azeite ou óleo vegetal (usei azeite)
1/4 a 1/2 chávena de mel
2 ovos batidos

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar um recipiente quadrado ou rectangular que possa ir ao forno. Numa tigela grande, misturar as farinhas, o açúcar e o fermento em pó. Adicionar o leite, azeite, mel e ovos. Misturar tudo muito bem. Levar ao forno entre 20 e 25 minutos ou até estar cozido! Não deixem de experimentar porque fica mesmo muito bom!

Bom apetite!

segunda-feira, 24 de Março de 2008

Medalhões de pescada com coentros e azeitonas

Medalhões de pescada com coentros e azeitonas

Aqui fica outra sugestão para os meus amigos medalhões de pescada salvadores de tantos "o que é que eu vou fazer para o jantar?"... Muito simples!

6 medalhões de pescada congelados
1 pacote (dos pequenos) de molho bechamel
1 colher de sopa de mostarda
azeitonas q.b. descaroçadas e partidas
coentros

Levar os medalhões ao forno, cerca de 10 minutos, ainda congelados, temperados com sal e um fio de azeite. Misturar numa taça o molho bechamel, os coentros bem lavados em ramo e/ou folha e a mostarda. Deitar sobre o peixe e levar ao forno novamente mais 10 ou 15 minutos ou até dourar. Acompanhei com puré de batata. Bom apetite!

Medalhões de pescada com coentros e azeitonas

Baba de camelo

Baba de camelo

Esta não tem mesmo nada que saber, como é evidente! Era só para deixar o meu testemunho das "novas" latas de leite condensado que já vem cozido... De facto baba de camelo em 10 minutos sem nenhum trabalho! Resulta mesmo! Para quem nunca experimentou... aqui fica:

1 lata de leite condensado já cozido
6 ovos (separados)

Bater muito bem as claras em castelo e resevar. Bater as 6 gemas e juntar o leite condensado. Depois de bem misturado envolver as claras batidas em castelo até ficar homogéneo. E já está!

Bom apetite!

quinta-feira, 20 de Março de 2008

Areias

Areias... / Cookies

Ontem à noite resolvi fazer Areias. Estas fotos já são de outra fornada, mas não podia deixar de vos passar a receita. São as Areias da Tia Isaura (que saudades...)! A receita deve ser a que toda a gente usa, mas estas para mim têm um sabor muito especial... Aqui fica:

300 g de farinha
200 g de manteiga
100 g de açucar

Misturam-se todos os ingredientes (a manteiga convém estar á temperatura ambiente e cortada em cubos pequeninos) até a massa formar uma bola que despegue do recipiente. Fazem-se bolinhas pequeninas e com um garfo calcam-se ligeiramente. Leva-se a forno médio 10 a 15 minutos. Depois de tirar do forno e ainda quentes passam-se por açucar e canela (esta parte é só para os mais gulosos!). É difícil não sair bem...

Bom apetite!

Areias

sexta-feira, 14 de Março de 2008

Bôla de linguiça

Bôla de linguiça

Aqui fica uma sugestão para o fim de semana, quando já não apetece fazer jantar, mas é preciso comer qualquer coisa...! Peço imensa desculpa desde já ao autor da receita, mas já foi há tanto tempo, que não faço ideia de onde tirei!

INGREDIENTES:

1 medida de óleo
1 medida de leite
1 medida de ovos
2 medidas bem cheias de linguiça depois de picada grosseiramente no 1,2,3 (ou similar)
3 medidas de farinha com fermento (se utilizar farinha sem fermento convém acrescentar fermento, conforme a medida que se utilizar).

PREPARAÇÃO:Mistura-se: o óleo, o leite e os ovos. Depois de bem misturados junta-se a farinha e por fim a linguiça. (Deve-se misturar bem a linguiça para a massa ficar homogénea). Coze em forno médio, mais ou menos 30 min. numa forma redonda sem buraco.

Em vez da linguiça podem-se usar outros enchidos... também já misturei bacon previamente frito e ficou bom!

sexta-feira, 7 de Março de 2008

Pudim de leite condensado

Pudim de Leite Condensado

Já fiz esta receita imensas vezes porque sai sempre bem! Há algum tempo atrás tinha muito medo de fazer pudins... pensava que requeriam uma grande ciência! Até que resolvi experimentar! Comecei por esta receita que me pareceu bastante simples... e era!! A partir deste dia fiquei completamente fã de fazer pudins! Não há nada mais fácil de fazer e de desenformar! Aqui fica:

5 ovos
1 lata leite condensado
1 lata leite normal (a medida é a lata do leite condensado)
caramelo liquido

Misturam-se todos os ingredientes (não é preciso cozer o leite condensado). Carameliza-se uma forma de pudim. Põe-se na panela de pressão e coze 15 min (depois de começar a ferver). Deixa-se arrefecer e desenforma-se depois de frio. Convém desenformar para um prato um bocadinho fundo porque fica com bastante molho! Bom apetite!

"Folhadão"

'

Decidi fazer este "folhadão" porque tinha que acabar com um resto de frango assado que estava no frigorífico. Além disso é também uma forma excelente das miúdas comerem legumes de uma forma diferente. A minha pipoca mais velha come de tudo, já a mais nova... é a esquisitinha lá de casa! Mas assim lá foram! É muito rápido de fazer e sempre resulta num jantar diferente! Aqui fica:


Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada
restos de frango assado
1 lata de salsichas - 6
ervilhas
milho
3 cenouras
bacon partido em cubos

Num tacho colocar o resto de frango limpo de peles e ossos, partido em pedaços pequenos. Misturar os cubos de bacon e deixar alourar. Acrescentar os restantes ingredientes e deixar cozinhar cerca de 10 min. Enquanto isso esticar as folhas de massa folhada. Colocar uma das folhas num recipiente que possa ir ao forno, em cima de papel vegetal (poupa trabalho e gordura extra). Colocar sobre essa folha de massa folhada o recheio já cozinhado. Por cima colocar a segunda folha de massa folhada. Pincelar com gema de ovo batida com 2 colheres de sopa de água e levar ao forno cerca de 15 min.

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...