quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008

Tarte Tamale... muito modificada!

Tarte tamale - muito modificada

Vi esta receita já há algum tempo e sabia que tinha que experimentar. Foi ontem o jantar! Alterei-a à minha maneira (uma vez que no fim de semana já tinha feito caril) e usei aquilo que tinha em casa... É uma excelente alternativa aos nossos pratos convencionais e é relativamente rápida de fazer. A foto pode não ser muito apelativa mas o sabor é muito bom. Gostámos e vou repetir! Traduzi a receita de inglês para português por isso espero não ter errado muito. Aqui fica a minha versão da receita:

Camada superior:

1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de milho
1 copo de leite gordo com uma colher de vinagre (esperar 10min.)
1 / 3 chávena queijo ralado
1 / 3 chávena de azeite
2 colheres de açúcar
1 colher de chá fermento em pó
1 / 4 colher de chá de sal
1 ovo

Parte de baixo:
500 g de carne picada
1 pedaço de bacon cortado em cubos
cogumelos laminados
milho a gosto
alho e cebola para o refogado

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar um recipiente que possa ir ao forno com margarina.

Para a camada superior (fiz enquanto a carne cozinhava):
Numa tigela, misturar a farinha de milho, a farinha de trigo, o fermento em pó, o açucar, o queijo e o sal. Bater os elementos líquidos até estarem bem misturados. Misturar tudo.

Para a carne:
Fazer o refogado com o alho, a cebola e o bacon. Acrescentar a carne e deixar cozinhar. Acrescentar os cogumelos e o milho. Cozinhar até estar tudo cozido e quase sem molho.

Vai ao forno 20 a 25 minutos. Aguardar cerca de 5 minutos antes de servir.

Tarte tamale - muito modificada

segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2008

Caril de gambas

Caril de gambas

Ao tempo que o meu marido andava de "desejo" por um caril de gambas! Depois da pergunta habitual: "o que é que querem almoçar?", lá veio novamente o caril de gambas. Foi desta!

Muito fácil. Comprámos as gambas já cozidas do Pingo Doce (passo a publicidade) e desejo satisfeito!

Aqui fica:

1,5 kg de gambas já cozidas (é preciso descascar)
1 lata de leite de côco
1 pedaço de bacon partido em cubos pequenos
cebola e alho para o refogado
1 chávena de chá de leite gordo
1 colher de chá de farinha maisena
3 colheres de sopa de caril

Fritar o bacon na sua própria gordura. Acrescentar um fio de azeite a cebola e o alho picados e deixar refogar. Acrescentar o leite de côco e deixar levantar fervura. Juntar as gambas já descascadas. Dissolver no leite o caril e a farinha maisena e acrescentar ao que já está ao lume. Deixar ferver para as gambas tomarem o sabor do caril. Acompanhei com arroz branco. É muito rápido e simples.

Bom apetite!

quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008

Laranjas para a sobremesa...

Sobremesa de laranja

Esta é mesmo muito simples, muito rápida e fica muito boa! Cortam-se laranjas em rodelas, regam-se com um cálice de vinho do Porto, canela e açúcar a gosto. Deve-se esperar pelo menos uma hora até servir para a laranja deitar sumo! É uma maneira diferente de comer fruta...
Bom apetite!!

segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008

Areias de chocolate

Areias de chocolate

Já fiz há algum tempo mas deixo aqui a receita. Tirei do site da Vaqueiro. Ficaram muito boas! Aqui fica a receita para cerca de 35 unidades:

Ingredientes:

250 g de farinha
30 g de chocolate em pó
50 g de açúcar
125 g de Vaqueiro
1 dl de natas

Para a cobertura:
100 g de chocolate (branco ou negro)
1 dl de natas

Numa tigela, ou num robot de cozinha, misture a farinha com o chocolate em pó e o açúcar. Junte a Vaqueiro cortada em bocadinhos e trabalhe todos os ingredientes até obter uma areia grossa. Junte as natas e ligue tudo, amassando até obter uma massa homogénea. Molde em bolinhas do tamanho de nozes e coloque-as sobre um tabuleiro, previamente untado com margarina Vaqueiro. Achate levemente as bolinhas com as costas de um garfo e coza em forno moderado 200 ° durante cerca de 20 minutos. Retire as bolachinhas do tabuleiro com uma espátula e coloque-as sobre uma rede. Parta o chocolate em quadradinhos e leve a derretar com as natas, durante 1 minuto na potência máxima do microndas. Se não tiver microndas, aqueça primeiro as natas sobre lume brando e junte depois o chocolate em quadradinhos. Mexa com uma vara de arames até a mistura estar lisa e homogénea. Deite esta mistura em fio sobre as bolachinhas enfeitando a superfície como quiser. Depois de completamente frias guarde as bolachinhas em caixas herméticas.

Bom apetite!!!

Queques de abóbora

Queques de abóbora

Devo confessar que esta receita não me correu tão bem como eu desejava... estava com pressa para utilizar o forno para assar carne para o almoço e foi feito tudo um bocadinho a correr. Mas, como estavam prometidos para o lanche tive mesmo que fazer!!! A receita tirei do blog Cinco quartos de laranja onde estão com um óptimo aspecto! Os meus deviam ter ficado mais uns 5 minutitos no forno para ficarem no ponto. Aqui fica a receita para cerca de 22 queques pequenos:

Ingredientes:

150 g de abóbora limpa
300 g de açúcar 70 g de margarina
2,5 dl de leite
100 g de pão ralado
200 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
4 ovos
meias nozes q.b.


Ralar ou picar a abóbora. Misturar o "puré" de abóbora com o açúcar, a margarina e o leite. Levar ao lume e deixar ferver em lume brando durante 5 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer. Adicionar o pão ralado, a farinha peneirada com o fermento e os ovos. Bater muito bem. Distribuir a massa pelas formas de queque previamente untadas com margarina (não é preciso farinha). Cozer em forno moderado 200ºC durante 10 minutos. Retirar do forno e enterrar ligeiramente meia noz por queque e deixar acabar de cozer (outros 10 a 15 minutos). Bom apetite!!

segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2008

Bolo de azeite e mel

Bolo de mel e azeite

Devo confessar que andava há imenso tempo para experimentar um bolo com mel! Foi desta! E o resultado foi excelente! O bolo fica mesmo muito saboroso e só tenho pena não vos poder passar o cheirinho fabuloso deste bolo... experimentem e logo vêem!! A receita tirei de um livro da Biblioteca Activa: "O melhor da doçaria regional portuguesa: Alto Alentejo". Aqui fica:

Ingredientes:

250g de açúcar
5 ovos
1 e 1/2 dl de azeite
1 dl de mel
250g de farinha
1/2 colher de chá de canela (pus uma)
1 pitada de erva doce (pus seguramente uma colher de café bem cheia)
manteiga e farinha para a forma
nozes a gosto (esta parte não pertence à receita original. Pus uma mão cheia de nozes partidas aos bocadinhos, mas para a próxima ainda vou por mais!)
1/2 colher de café de fermento em pó

Misturar os ovos com o açúcar e bater bem. Adicionar o azeite e o mel em fio, sem parar de bater até os ingredientes ficarem bem incorporados. Aos poucos juntar a farinha seguida da canela, da erva doce e do fermento. Misturar bem. Juntar as nozes e mexer. Deitar numa forma untada e polvilhada com farinha e levar a forno pré-aquecido (180ºc) durante cerca de 45 min. Bom apetite!!

Entrecosto grelhado com molho de mostarda


Esta também é muito simples! O que o torna diferente é o molho. Então é assim...

Para fazer o molho é preciso:

8 dentes de alho
1/2 cebola
1 colher de café de pimentão doce
2 colheres de sopa de mostarda
1 dl de azeite
1 colher de sopa de ketchup
1 pitada de ervas de Provence
Sumo de limão a gosto
1/2 cálice Vinho do Porto
... e tudo mais que apetecer!

Passar com a varinha mágica. Enquanto está a grelhar o entrecosto vai-se regando com este molho. Fica muito bom! Acompanhei com arroz branco e caldo verde salteado que a minha princesa mais velha adora! Bom apetite!!


Pota guisada


Esta é muito simples e muito básica... mas sabe sempre bem!

1 embalagem (1kg) de pota congelada em tiras
1 lata de feijão branco
3 cenouras
4 batatas
1 cebola
2 dentes de alho
Chouriço q.b.

Fazer um refogado com o alho e a cebola. Depois da cebola translúcida colocar a pota cortada em cubos. Deixar alourar ligeiramente. Juntar água suficiente para a pota cozer (cerca de 30 min) sal e uma folha de louro. Passado este tempo juntar as batatas e a cenoura partida em cubos e rodelas respectivamente. Juntar um pouco de polpa de tomate e acertar o tempero. Deixar cozer. A meio da cozedura juntar o feijão e as rodelas de chouriço. Bom apetite!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...