segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Apple crunch

Apple crunch

Esta receita é muito simples de fazer! Deu-ma uma amiga já há algum tempo atrás e sempre que não sei mesmo o que fazer... sai uma apple crunch! Aqui fica:

Ingredientes:

1 chávena de flocos de aveia
1 chávena de farinha
1 chávena de açucar amarelo
3/4 de chávena de margarina derretida
4 a 6 maçãs reineta (depende do tamanho)

Descascar as maçãs e espalhá-las num recipiente que possa ir ao forno. Regá-las com vinho do porto, limão e canela. À parte misturar todos os restantes ingredientes até formar uma pasta. Cobrir as maçãs com essa pasta e levar ao forno até a maçã estar cozida ou a parte de cima douradinha. Pode ser servido com gelado...

Apple crunch

Bom apetite!!!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Bolo pudim

Bolo pudim

Talvez se assustem ao ler a receita porque parece complicado... mas não é! Bate-se tudo com a batedeira. O único problema é que suja um bocadinho de loiça! A receita original tirei deste blog que tem umas receitas óptimas em lista de espera para eu experimentar! Aqui fica...

Ingredientes:
Açucar para o caramelo (eu usei de frasco... mais prático!)

Para o bolo:
3 ovos
1 chávena de chá de açucar
150g de manteiga
1 chávena e meia de farinha
1 colher de sopa rasa de fermento
1/2 chávena de chocolate em pó
meia chávena de leite

Para o pudim:
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite normal (a lata medida é a do leite condensado)

Preparação:
Ligar o forno a 180ºC. Colocar um tabuleiro (eu tenho 2 formas redondas sem buraco: usei a mais pequena para fazer o bolo e a maior para pôr a água) com água a ferver, uma vez que o bolo-pudim vai cozer em banho-maria. Barrar uma forma redonda sem buraco com caramelo.

Bolo:
Bater o açucar com os 3 ovos inteiros. Adicionar a manteiga derretida e mexer novamente. Juntar a farinha, o chocolate, o fermento e a meia chávena de leite. Bater bem. Deitar na forma sobre o caramelo e reservar.

Pudim:
Bater muito bem todos os ingredientes ao mesmo tempo e deitar sobre a massa do bolo.
É nesta altura que a massa do bolo "engole" o pudim e este sim fica em contacto com o caramelo... isto tem certamente uma explicação química!
Vai ao forno a cozer em banho-maria cerca de uma hora (o meu teve um bocadinho mais... tinha o forno muito baixo). Desenformar depois de arrefecer completamente. Se quiserem fazer para um almoço o melhor é fazer de véspera, porque se o desenformarem morno pode-se quebrar!

Bom apetite!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate

Adoro chocolate! Tenho várias receitas de bolo de chocolate, mas costumo usar sempre só duas (quando puder coloco aqui no blog!). Esta foi uma primeira experiência... correu bem e seguramente dá para repetir. O bolo não fica muito grande, ao contrário de uma das receitas que costumo usar, e não dá muito trabalho a fazer. Aqui fica:

Ingredientes:
300g de açucar
300g de farinha
4 ovos
125g de margarina
1 pacote de natas
125g de chocolate em pó

Ligar o forno a 180º. Untar e polvilhar uma forma redonda e sem buraco. Misturar muito bem as gemas com o açucar. Juntar a margarina previamente amolecida. Adicionar o chocolate em pó e mexer bem. De seguida juntar alternadamente a farinha com as natas. Por último juntar as claras batidas em castelo e envolver sem bater. Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 30, 40 minutos. O bolo deve mesmo ficar meio cremoso no meio.
Bom apetite!

Bolo de chocolate

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Tarte de bacalhau com queijo e azeitonas

Não sou muito de fazer quiches, apesar de eu gostar bastante, uma vez que lá em casa não têem grande saída! Mas esta não resistei uma vez que adoro qualquer receita que tenha bacalhau!!!

A receita tirei do Cinco quartos de laranja um blog delicioso com receitas magníficas que vale a pena visitar regularmente!

Tarte de bacalhau com queijo e azeitonas

Ingredientes:
1 embalagem de massa quebrada fresca
450 g bacalhau (2 postas)
3 ovos
2,5 dl de leite
100g de queijo flamengo
150 g de azeitonas pretas
Queijo parmesão
Sal & pimenta

Desenrole a massa na forma, com o papel de cozedura por baixo. Corte o papel que sobrar e pique o fundo da massa com um garfo.Coza o bacalhau já previamente demolhado. Retire-lhe a pele e as espinhas, e faça-o em lascas.Numa tigela, bata os ovos inteiros com o leite. Junte o bacalhau, o queijo cortado em falhas finas e as azeitonas descaroçadas e cortadas ao meio. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque o recheio dentro da tarte e polvilhe com o queijo parmesão.

Bom apetite!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Sangria de espumante

Sangria de espumante

Atenção: as quantidades são todas mais coisa, menos coisa!

1 garrafa de espumante
1/2 l de sumo de laranja
1/2 l de 7up / sprite (...)
1 cálice de vinho do Porto
Açucar a gosto
Frutas diversas descascadas e cortadas
Sumo de meio limão
Rodelas de limão q.b.
Pau de canela
Hortelã

Fica meeeeeesmo muito boa! E eu não gosto de alcool atenção!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...