sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Outra vez a bôla!

Resolvi fazer novamente a bôla mas desta vez com algumas alterações.

Bôla... agora em forma quadrada...

Na massa misturei queijo parmesão ralado (para a próxima ponho mais para acentuar o sabor!) e oregãos (que para a próxima também vou abusar). Em vez de pôr em forma de bolo inglês pus em forma quadrada... resultou muito bem... cozeu mais depressa e melhor! Bom apetite!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Filhoses...

Estas foram feitas pelo maridão! Lamento mas não consigo dar a receita! Tirei 2 ou 3 receitas diferentes da net... ele leu todas e tirou o que achou melhor delas... Tipo 100 g de açucar, o melhor é pôr 300! 1 kg de farinha transformou-se em 2... e por aí fora! Mas ficaram muito boas!

Filhoses

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Bolachinhas de manteiga

Biscoitos de manteiga

Aqui fica uma receita de bolachinhas de manteiga com a qual nunca tive problemas! A massa sai sempre bem, estende-se muito bem e nem sequer se pega muito nas mãos.

500g de farinha sem fermento
200g de açucar
200g de manteiga
2 ovos

Com a batedeira, misturar bem o açucar com a margarina. Adicionar os ovos 1 a 1 até obter um creme fofo. Juntar a farinha de uma só vez. Estender a massa com o rolo de cozinha até ficar +/- com meio cm de espessura. Cortar com as formas que quisermos. Levar a cozer em forno pré-aquecido cerca de 10/15 min.

Aqui a mistura do açucar com a margarina.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Pãezinhos de linguiça

Pãezinhos de linguiça


Receita original do site gastronomias.

Ingredientes:
400 g de farinha de trigo
125 g de margarina
2 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 chávena de leite
linguiça q.b.
1 gema de ovo

Amasse muito bem, até a massa se descolar da tigela, a margarina (ligeiramente amolecida), farinha, ovos, leite e o fermento. Corte a linguiça em rodelinhas.Retire pequenas porções de massa recheie com as rodelinhas de linguiça, dê a forma de pão, pincele com gema de ovo e leve ao forno médio a cozer em tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha, cerca de 15 a 20 minutos. São muito fáceis de fazer e ficam muito bons!

Bolinhos de linguiça

Aqui com a ajuda da J. (a minha pipoquinha mais velha!)

Pãezinhos de linguiça


Bolo de maçã com côco

Bolo de côco e maçã

A receita original tirei daqui!

INGREDIENTES:

4 chávenas de chá de farinha de trigo
3 chávenas de chá de maçã reineta cortada aos pedaços
3 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de côco ralado
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de óleo
6 ovos

Num recipiente, juntar a farinha, o açúcar, o óleo, os ovos, o leite e o côco. Adicionar as maçãs descascadas e cortadas aos cubos. Envolver bem. Levar ao forno em tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha. Quando o bolo estiver cozido retirar e polvilhar abundantemente com côco ralado.

Na minha opinião a maçã pode seguramente duplicar. E ATENÇÃO!!! O bolo fica muito grande! Eu fiz num tabuleiro rectangular e cresceu bastante. Mas é MUITO bom!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Salada colorida

Não tem nada que saber... Esta foi um bocadinho inventada por mim, depois de experimentar uma salada de rucula com manga num restaurante vegetariano. Resolvi repetir e juntar uvas e frango cozido e temperado com sal e limão. A salada fica temperada com o sumo da própria fruta.

Salada colorida

Massa do mar com bróculos

Massa inventada



Esta é daquelas receitas rápidas para fazer durante a semana, quando não há muito tempo para fazer o jantar... e fica bom!

Massa, bróculos, cogumelos, camarão, mexilhão e berbigão. Cozer a massa "al dente". Cozer os bróculos de forma a ficarem durinhos. À parte alourar os cogumelos com o camarão, berbigão e mexilhão. Misturar todos os ingredientes. No fim envolver em bechamel e salpicar com parmesão!

Picado de abelha

Ingredientes:
Para a massa:
100 gr de margarina
100 gr de açúcar
2 ovos
3 colh. sopa de leite
250 gr de farinha
1 colh. chá de fermento em pó
Para a cobertura:
100 gr de açúcar
100 gr de margarina
3 colh. sopa de leite
100 gr de amêndoas peladas

Bata muito bem a margarina com o açúcar, junte os ovos um por um, por fim, a farinha com o fermento. Bata bem, estenda a massa numa forma untada e polvilhada. Prepare a cobertura: ponha ao lume todos os ingredientes da cobertura num tacho e deixe ferver, mexendo sempre, durante 7 minutos. Passados esses 7 minutos, despeje de imediato por cima da massa, que já está na forma e leve ao forno, durante cerca de 40 minutos, nos 200ºC. Nota: Quando espalhar a massa na forma, é preciso nivelá-la, pois é muito espessa. Em relação às amêndoas, podem ser lascadas grosseiramente, só partidas ao meio ou inteiras.

Não me lembro ao certo de onde retirei esta receita (peço desculpa desde já!) mas foi de um site de culinária. Seja como for esta receita é bastante conhecida e divulgada. A minha tarte ficou um bocadinho a mais no forno!


Picado de abelha

Bolo dos saquinhos

Ingredientes:
1 saquinho de pudim boca doce (qualquer sabor, eu usei de caramelo!)
3 saquinhos de farinha
2 e 1/2 saquinhos de açucar
1 saquinho de óleo
1 saquinho de leite
3 ovos
1 colher de chá de fermento
(o saquinho de pudim é a medida)

Bater bem os ovos com o açucar. Desfazer muito bem o pudim no leite. Reservar. Juntar o óleo à mistura dos ovos com o açucar. Por fim adicionar a farinha alternando com o leite. Juntar o fermento. Levar ao forno em forma untada e polvilhada + ou - 40 min. Bom apetite!!!!

Bolo dos saquinhos

Bolo Mármore Italiano

Bolo Mármore Italiano


A receita original vem deste blog tão inspirador: Chocolate e companhia

Dobrei a receita uma vez que precisava de um bolo grandito (eramos muitos!). A receita que aqui apresento já tem os ingredientes a dobrar! É sem dúvida muito bom, fica com um aspecto diferente, mas aconselho vivamente a NÃO tentarem a experiência com crianças! É de pôr os cabelos em pé!!

INGREDIENTES:
6 ovos
300 g açúcar
380 g farinha
125 ml óleo
1 clh. chá fermento
1/2 pacote cacau amargo
125 ml leite

Bater as claras em castelo com metade do açúcar até ficarem firmes. Noutra taça bater as gemas com o restante açúcar. Juntar o leite. Adicionar a farinha, o fermento e o óleo. Misturar delicadamente as claras. Dividir a massa em duas partes e numa delas juntar o cacau. Untar e polvilhar uma forma redonda e colocar alternadamente colheres das duas massas a partir do meio. (Fiz com colheres de sopa! Claro que me arrependi amargamente!)Levar ao forno durante 25 minutos a 180ºC. Quando estiver cozido desligar o forno e deixar o bolo no seu interior por mais 10 minutos. Bom apetite!

Bolo Mármore Italiano

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Bolo de maçã

Bolo de maçã

Adoro bolo de maçã, especialmente quando fica assim perto do mal cozido por dentro... HMMMM... que delícia! Foi o caso deste! Muito simples de fazer e uma receita a repetir sem dúvida! A receita original tirei deste apetitoso blog!

Ingredientes:
2 maçãs reinetas
3 colheres de açúcar
Canela a gosto (eu abuso sempre!)
1 Cálice de Vinho do Porto
200 g de margarina
200 g de açúcar
4 ovos
200 g de farinha

Coloca-se a maçã cortada em fatias finas num recipiente com o açúcar, a canela e o Vinho do Porto. Deixa-se ficar a tomar gosto enquanto se prepara a restante massa. Bate-se a margarina até obter um creme e junta-se o açúcar e os ovos inteiros, batendo entre cada adição. Por último adiciona-se a farinha. Deita-se a massa numa forma de bolo inglês untada e polvilhada. Introduz-se as maçãs na massa verticalmente. Cozer em forno médio, pelo menos 1 hora.

Medalhões de pescada em "cama" de espinafres

'Medalhões

Esta foi uma daquelas "coisas" inventadas à última da hora, num daqueles dias em que nos esquecemos de tirar ou deixar alguma coisa preparada para o jantar. É muito simples de fazer e resultou muito bem. Teve a aprovação de todos lá em casa!

Ingredientes:
1 e 1/2 embalagem de medalhões de pescada
1/2 embalagem de espinafres congelados
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sobremesa de caril
sal
queijo para polvilhar (a gosto)

'Medalhões

É só tirar as coisas do congelador e preparar! Num pirex dispor os medalhões de pescada. Por cima espalhar os espinafres de forma uniforme de maneira que cubra o tabuleiro. Preparar o molho: misturar o pacote de natas, com a mostarda e o caril. Despejar sobre os espinafres e polvilhar com queijo ralado a gosto. Levar a forno já aquecido durante cerca de 30 min. Acompanhei com batatas cozidas.
Bom proveito!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Bôla em forma de bolo inglês

Bola em forma de bolo inglês


Normalmente as bôlas são complicadas de fazer... fermento de padeiro, massa a levedar... Esta receita achei muito simples e decidi experimentar. Enqueijou um bocadinho... pode ser que para a próxima saia melhor!

Receita original daqui.

2 chávenas de farinha
1 chávena de leite
3/4 chávena de óleo
1 chávena de ovos
2 chávenas de carnes
queijo a gosto

Misturam-se todos os ingredientes. Leva-se ao forno numa forma de bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com farinha. O bom desta receita é que se podem usar as carnes que se quiserem... enchidos, restos de carne cozinhada, queijo ou até mesmo legumes!

Bola em forma de bolo inglês


Abertura...

Hoje é o dia da inauguração do meu cantinho de culinária. Depois de visitar muitos blogs "deliciosos" decidi também embarcar nesta aventura culinária! Se me quiserem conhecer melhor também me podem visitar aqui.

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)